quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Programa grátis de computador, que ajudara deficientes que movimentam só a cabeça.

Ontem à noite acessei a internet, para pegar as noticias do jornal nacional. E não é que encontrei uma boa matéria que vai facilitar a vida dos que tenhe tetraplegias!(aquelas pessoas que tenhe limitação de movimentos do pescoço pra baixo, semelhante à limitação de Luciana da novela da globo, viver a vida) .


Na integra a matéria da Rede Globo (Jornal nacional).

Um programa de computador para quem não movimenta os braços. É preciso instalar uma câmera no computador, que reconhece o movimento da cabeça e move o cursor na tela. O clique é feito com os olhos.


Um programa de computador desenvolvido por uma universidade da Espanha pode dar mais independência às pessoas tetraplégicas. Elas conseguem acessar a internet sem a ajuda de ninguém.

Foi paixão à primeira vista. Bastou uma piscadinha de lá, outra de cá e Talita não vive sem ele. Um programa de computador para quem não movimenta os braços. Antes de ficar tetraplégica, a moça vivia na internet. Depois, só com ajuda para clicar, digitar. Agora, isso acabou.


"Posso mexer sozinha agora, dá pra fazer tudo, estudar, conversar com amigos, distrair", conta a estudante Talita Abreu.

O programa é simples e está disponível de graça na internet. Precisa apenas instalar uma câmera. Primeiro, ela reconhece o movimento da cabeça e move o cursor na tela. O clique é feito com os olhos.

E um teclado virtual ajuda a escrever. "A partir daí podemos ver o potencial do paciente e executar o principal da reabilização, que é reincluí-lo socialmente", disse o gerente de reabilitação AACD, Marcelo Ares.

Uma ferramenta como essa faz mais do que devolver a auto-estima e a independência. Imagine-se na frente de um computador, mas sem o mouse ou o teclado. Um mundo inteiro aqui, bem perto, mas fora do seu alcance.

Para muita gente, esse mundo, e tudo o que ele ajuda no nosso mundo de verdade, ficou mais acessível.

Eduardo sempre usou uma vareta para acessar o computador. Nessa tela, descobriu a vocação, estudou para o vestibular de jornalismo e já se prepara para uma carreira.

Bastou experimentar o novo programa, para ele perceber que pode chegar lá. E com mais rapidez. "Vai ficar mais ágil, mais rápido e isso é bom pra jornalista. Tempo é dinheiro, né?", lembrou o estudante de jornalismo, Eduardo George.

Para baixar o programa, entre no site, que é em inglês e em espanhol.


sábado, 7 de novembro de 2009

SOU NOVELEIRO.


Desde criança sempre gostei de uma novelinha e ajudava quando eu ia brincar com meus irmãos de: nome, cidade, carro, cigarro, novela etc. Quando faltava energia lá em Ouro Preto Olinda- PE- Onde vive minha infância.
Bom, mas o que eu gostaria de comentar hoje, é sobre o papel que a atriz Aline Moraes á Luciana de VIVER A VIDA que apartir de hoje vive um papel de uma tetraplégica (cadeirante), espero que o Diretor Manoel Carlos, retrate a realidade de viver os obstáculos de quem vive em uma cadeiras de rodas, que fale do preconceito de um país, falta de transporte, trabalho, educação etc. Que realmente der visibilidade por que vai ser de grande ajuda a nós que sofremos esses desafios. Seria melhor ainda se Luciana não ficasse boa sempre em novelas os deficientes no final ficam curados e fosse pobre, sei que é mais fácil para uma cadeirante de classe média alta superar esses desafios por causa do status, apesar de parecer que o pai dela Marcos estar falindo, melhor ainda se ela vivesse os desafios de uma cadeirante pobre, ia dar mais notabilidade por que sabemos que a maioria dos deficientes do Brasil são carentes, sei que é difícil para um cadeirante de condição financeira boa superar os entraves, imagine uma cadeirante pobre? Se liga Manoel Carlos nessa idéia!

Tradução