sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fim da 6° conferência municipal de saúde e I conferência de saúde mental.

Foi muito proveitoso esse evento, discutimos políticas públicas e foi aprovada varias propostas em prol das pessoas com deficiência. Eu juntamente com meus companheiros sugeri: descentralização das concessões de órteses e próteses e meios auxiliares de locomoções, que só existe esse beneficio no Recife, atendimento especializado nas unidades de saúde (posto, PSF, policlínicas, hospitais) para as pessoas com deficiência, mais transporte para atender o cadeirante.

Queria parabenizar a organização do evento! - Cristiane Deyse a coordenadora e Cristina Sette- Secretária de saúde da minha cidade (Caruaru)!

O local- SEST/SENAT CARUARU-PE, totalmente acessível para cadeirante: banheiros adaptados, acessos a todos os locais, pessoas de apoio para nos ajudar. Palestrantes capacitados, grupo de trabalhos democráticos; fiz boas amizades: Claudiany-trabalha no SEST/SENAT e nos recebeu muito bem, Rui Cardoso- diretor do SEST/SENAT, Carmem Cunha e Carlos Henrique-serviço social UNIDERP, SENAC-Oscar Gomes, Joseani Santos, Ana Lúcia. Tudo de bom foi essa conferência... Que continue as amizades e torço pelo município colocar em pratica as propostas.

MEU GRUPO DE TRABALHO- CONTROLE SOCIAL

O CERTIFICADO DO CURSO

quarta-feira, 28 de abril de 2010

6° Conferência municipal de saúde e I conferência de saúde mental.

Estamos participando desse evento como delegados, representando a ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU, na qual somos parte da diretoria- Eu e Mísia minha esposa. Estar sendo realizado no SEST/SENAT-CARUARU-PE, dias 28, 29,30. Vamos debater políticas públicas para melhorar a vida de nós pessoas com diferença funcional (deficiência). E olha que aqui na nossa cidade tem muita coisa pra ser feita! Os postos de saúde precisam ter acessos, não tem banheiros adaptados, as camas para exames são muito altas, não tem estacionamentos... Muitas vezes não é respeitada a lei 10.047 que garante o direito prioritário nas unidades de saúde. E muitas coisas... A lei é rica, porem só existe no papel. Mas vamos cobrar por que é nosso direito, e a oportunidade é agora!

Na solenidade de abertura-Prefeito José Queiroz de Lima, Vice- prefeito Jorge Gomes, Representante da câmara municipal, secretária de saúde - Cristina Sete.



domingo, 25 de abril de 2010

Por favor, mudem de vocabulário.

Ainda escuto as pessoas contar histórias e até se referir a nós que temos deficiência física, chamando-nos de “ALEIJADO”. Hoje eu não sinto nenhuma tristeza e nem angustia. Só fico meio constrangido com essa expressão: POBRE, OBSOLETA, CRUEL, E PRECONCEITUOSA. Porem compreendo que o nosso povo foi influenciado pela nossa cultura “ATIQUADRA” e muitas pessoas falam sem maldade, é vicio da educação!Eu confesso que até um tempo atrás essa palavra me machucava profundamente arrasando meu dia. Hoje graças ao senhor JESUS, minha família e o conhecimento que adquirir, tiro de letra. Mas ainda existem pessoas muito sensíveis e carentes, por que na própria família ou meio que viveu foi tratado como “ALEIJADOS” e acreditam que são incapacitados pra o resto de suas vidas. E quando escuta as pessoas falarem pobre assim, o dia desaba pra elas. Se excluindo da sociedade com magoas e a já ouvi até alguma cuparem DEUS, que foi eu quando era adolescente.

Aleijado é sinônimo de: EXCLUIDO, INEFICIENTE, INCAPAZ. Vamos mudar esse termo para: pessoa com deficiência, ou melhor, diferença funcional. E criando uma metáfora em relação à palavra “ALEIJADO” é antônimo de: INCLUSÃO, EFICIÊNCIA E CAPACIDADE.

sábado, 24 de abril de 2010

OBRA DE HÉLIO DE ARAÚJO

Os meus amigos promotores de justiça: Zulene e Edgar couto, me pediu pra postar os cordéis: A PELEJA PELA INCLUSÃO, do grande Hélio de Araujo tetraplégico casado pai de três filhos, tem pós-graduação em matemática pela universidade de Pernambuco (UFPE) é professor da rede de educação de Petrolina-PE, membro do movimento nacional vida independente e autor dos livros “O QUARTETO”, “ANDANCAS” e os cordéis.

E gostaria que vocês lessem com muita atenção que é muito interessante.

Parabéns Hélio! Muita boa a sua obra!


A peleja pela inclusão

Caro amigo, eu o convido
Pra uma reflexão
Sobre a organização do povo,
Que vive neste sertão,
Cuidando de sua casa
E também de seu irmão.

Existem várias maneiras
De melhorar a cidade:
Discutir com os seus pares
Coisas da comunidade,
Seja na associação, igreja,
Grupo de jovens ou terceira idade.

No meio do nosso povo
Tem gente de todo jeito
Uns não andam, outros não falam,
Há quem não enxergue direito,
Outros pensam devagarzinho,
Mas todos exigem respeito

A pessoa com deficiência
Não quer mordomia, não.
Quer apenas oportunidade,
Não importa a sua limitação,
Busca emprego, escola, lazer,
Saúde, transporte e educação.

Essa história de piedade
É coisa da antiguidade.
A luta é por respeito,
Direitos e dignidade,
Reabilitação, cultura,
Esporte e acessibilidade.

A luta é incessante
Pra ver tudo melhorar.
Pois ficar parado em casa
Não dá pra continuar.
Estamos em novos tempos,
Temos muito a avançar.

A pessoa com deficiência
precisa de empoderamento:
Ela mesmo escolher e decidir,
Demonstrar seu pensamento,
Estudar, passear, brincar,
Pensar inclusive em casamento.

Acham que quem tem deficiência
Só vai pra hospital ou igreja.
Mas é terrível engano,
Pois é gente de peleja,
Pratica esporte, trabalha, viaja,
Uns até tomam cerveja.

Tem gente que quer saber
O termo certo a usar:
Pessoa com deficiência
É o que devemos chamar,
Mas o que importa é o respeito
Por onde quer que se vá.

Para o cego se incluir,
A bengala tem valor
Livro em braile ou falado
Óculos ou gravador,
Reglete, punção, lupa
E até computador.

O deficiente intelectual na escola
Com certeza tem progresso,
Vai aprender lentamente
Mas terá muito sucesso.
Mostrará que merece
Um espaço no universo.

Se a escola é inclusiva,
É melhor o aprendizado,
Lá será bem acolhido,
Se sentirá valorizado,
Vai descobrir seu potencial
E ficará bem preparado.

O deficiente físico precisa
De cadeira de rodas forte,
Calçada plana e sem buracos,
Banheiro de bom porte,
Rampas ou elevador,
E acesso ao transporte.

A pessoa surda deseja
Muito a comunicação:
Usa fisionomia, sinais e gestos,
Movimentando corpo e mão.
Com respeito e paciência,
Será certa sua inclusão.

Para tudo melhorar,
Temos de ter gente ativa,
Acolhedora, sem preconceito,
Justa e compreensiva,
Que nos ajude a construir
Uma sociedade inclusiva.


Pra essa transformação,
Todo mundo tem valor,
Seja motorista, policial, gari,
Arquiteto, político, professor,
Médico, pedreiro, camelô, enfermeiro,
Empresário, padre ou pastor.

Que o povo continue
Ajudando nessa revolução,
Diminuindo preconceito,
Combatendo a discriminação,
Contribuindo pra que o deficiente
Seja de fato cidadão.

O que importa mesmo
É a mudança do presente
Que todos tenham vez
De expressar o que sente
Lutar pela autonomia
E pela vida independente.

Amigo, seja parceiro
Neste nosso Ideal.
Ao ver um diferente,
Enxergue seu potencial.
Vamos lutar de mãos dadas
Pela Inclusão Social.

Hélio de Araújo - (87) 8818-1844 (87) 3864-1844



quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cadeirante Rica, “VIVER A VIDA” e a cadeirante pobre?”VIVER A VIDA”

É louvável o diretor da novela retratar a vida de uma cadeirante aqui no Brasil! Estar com certeza nos ajudando a quebrar mitos e preconceitos de uma sociedade ainda muito arcaica- acha que somos assexuados, que não podemos trabalhar curtir, ter filhos etc. Podemos sim, ter uma vida normal. Só que eu acho que o diretor da novela viver a vida, Manoel Carlos deveria dar mais um empurrãozinho para nós que temos diferença funcional (deficiência), abrangendo o cadeirante de classe social baixa e ajudando todo o segmento.

Por que Luciana desfruta de toda a estrutura para o tratamento: psicólogas, terapeutas, motorista particular, cadeira de roda sofisticada, trciclo(bicicleta de três rodas), agora um maridão (Miguel), e etc. Porem existem muitas LUCIANAS que não tem nem uma cadeira de rodas pra se locomover! Imagine terapeutas, motorista particular.............Não quero aqui fazer drama preferia ficar cadeirante na família de Tereza e Marcos, isso mim daria respaldo estrutural. Mas, se eu ficasse cadeirante na família de Terezinha e Marquinho.......

É uma realidade o que a cadeirante LU RICA passa, e a LU POBRE.............

sexta-feira, 9 de abril de 2010

III CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ESPORTE DE PERNAMBUCO

O que é uma conferência? É a ação de conferir, criar propostas para melhorar as nossas políticas públicas.

Ontem participei dessa conferência junto com Mísia minha esposa e Vice- presidente da A.D.C.C. desse acontecimento que foi realizado aqui em Caruaru na Av. Portugal, 584 de 8h ás 17h no Campus universitário da ASCES (ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR). Representamos a nossa entidade na qual somos parte da diretoria da A.D.C.C. (ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU), participamos dos debates com objetivo de melhorar as nossas políticas públicas em relação às pessoas com diferença funcional (deficiência), inclusive aproveitamos a oportunidade e falamos com o Gerente geral de Esportes e secretário executivo do estado de Pernambuco, Marcos Sanchez que nos deu deferência (importância). Contamos a situação dos nossos atletas que estão impossibilitados de treinar devido à falta de transporte aqui em Caruaru até já postei uma matéria aqui sobre essa luta. Sanchez nos disse que ia reforçar o nosso pedido junto ao secretario de Esportes de Caruaru, deixando conosco seu cartão para mantermos contatos.

A conferência Estadual do Esporte tem por objetivo elaborar o plano decenal do esporte e lazer, estabelecendo linhas estratégicas, ações, metas responsáveis nos próximos dez anos. Propor estratégias para a implantação, acompanhamento e avaliação do plano estadual de esporte e recomendar metodologias de participação, diretrizes e conceitos para subsidiar a elaboração dos planos municipais e regionais de esporte.


EU E MARCOS SANCHEZ SECRETÁRIO DE ESPORTES DO ESTADO



EU E MÍSIA A VICE-PRESIDENTE DA A.D.C.C E MINHA ESPOSA

domingo, 4 de abril de 2010

Simples Idéia da A.D.C.C., melhora a vida de cadeirantes de Caruaru-PE.

É que a maioria dos cadeirantes da A.D.C.C. ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU utiliza duas vans que os transportam aos locais que desejam: cinemas, campo de futebol, igrejas, mercados etc. Agendamos através de uma central telefônica; 0800 24h antes, por exemplo: quem necessita agendar para o médico na terça-feira, marca o transporte na segunda, na quarta-feira, marca na terça-feira e assim sucessivamente. Só que alguns cadeirantes que moram em bairros sem infra-estrutura não têm acesso a orelhões públicos dificultando o agendamento. E para agendar ligações através de celular a central não aceita a ligações de todos os celulares, só de alguns.

Então foi que um dia meu amigo, secretário, parceiro e sócio RANY MOTA, ligou pra mim preocupado com esses cadeirantes que tinham dificuldades para agendar o transporte. Pedindo a mim que pensássemos juntos numa solução na próxima reunião da A.D.C.C., para solucionar o problema desses cadeirantes que estavam impossibilitados de marcarem suas viagens.

Discutimos bastante entre os sócios e amigos e deliberamos uma simples idéia! Que foi de grande utilidade! Decidimos enviarmos um ofício para a secretária de políticas sociais Marta Mello, para serem cadastrados e liberados todos os celulares dos cadeirantes que usassem o transporte e com isso ficando acessíveis a todos as marcações. E ontem RANY ligou pra mim e informou que a central foi liberada para todos os celulares, tanto de linhas velhas, como as novas, agora, estão realizando as chamadas sem bloqueio. Eu testei e ratifico que estar funcionando mesmo.

Parabéns A.D.C.C. por esse projeto de ACESSIBILIDADE!

E obrigado a atenção da prefeitura.

Cinco anos de luta pela inclusão social.

Quero parabenizar a minha família A.D.C.C. ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU! Assim que eu me refiro a essa agremiação que eu tanto amo e que tenho orgulho de ser o presidente. Nesses cinco aninhos foi muitas conquistas, alegrias, entraves, perdas de amigos muito queridos e inesquecíveis que hoje estão com o senhor Jesus: REJANE E MACHADO! Vocês são eternos em nossos corações. Quero aqui desejar: muito sucesso e que o nosso Deus continue nos ajudando, para sermos um antídoto (remédio) na vida das pessoas.

Parabéns a todos que compõe essa família!!!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Matéria do meu blog sai no Jornal de Caruaru!

Pesquisando na internet encontrei uma matéria do meu blog! Gostaria de agradecer a pessoa que publicou mim dando essa deferência, e se for possível gostaria de saber quem foi. Agradeço de coração a essa pessoa!

Vejam é só clicar nesse link: http://jornaldecaruaru.wordpress.com/2010/02/15/seja-um-voluntario-da-a-d-c-c-associacao-dos-cadeirantes-de-caruaru/

Tradução