quarta-feira, 27 de abril de 2011

Levei a denuncia ao poder legislativo e à imprensa.

Hoje pela manhã a minha labuta (luta), foi de denunciar o descaso com a urbanização arquiteta, o piso da cidade aqui em Caruaru. À lei de ACESSIBILDADE existe e não está sendo cumprida! Gostaria de deixar bem claro, que não estou fazendo politicagem, por quê? Nem tenho adoração mítica, nem por: TONY GEL, JOSÉ QUEIROZ, RIVALDO SOARES, JOÃO LIRA NETO, ADOLFO, ALECRIM, LÍCIUS CAVALCANTE, ou outro qualquer político...Com todos eles me dou muito bem e respeito a todos....Queremos o nosso direito de ir e vir.

Agora.... Desde JULHO do ano passado eu e os parceiros da ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU, inauguramos os ônibus adaptados e até agora não foi adaptado um ponto de ônibus se quer e as calçadas continuam cheias de buracos e sem rampas rasas. Já enviamos ofícios para a secretaria de INFRA-ESTRUTURA e a DESTRA, nada foi feito e olha que é uma obra barata que estamos reivindicando, UM POUCO DE CIMENTO, AREIA e BRITA, imagine se fosse cara!

Como hoje eu tinha sido convidado pelo presidente da Câmara, Lícius Cavalcante para tratarmos de assuntos da Confederação Nacional das Associações (CONAN) e outros assuntos dos lideres comunitários em relação à nossa cidade, aproveitei o espaço e reivindiquei junto ao legislativo de Caruaru. Solicitei que devemos começar a dar exemplo a partir do poder público, “Os súditos acompanham os príncipes e os imitam”, vamos começar pela Câmara de Vereadores à ACESSIBILIDADE, para depois cobrarmos e fiscalizarmos outros órgãos.

“SEM ACESSO NÃO EXISTE LIBERDADE”




domingo, 24 de abril de 2011

O Programa VENCER foi acompanhar o Campeonato Brasileiro Regional de Basquete em Cadeira de Rodas.

O programa "VENCER" que meu amigo "JAMES" de Recife, é repórter! Foi acompanhar o campeonato de basquete em cadeira de rodas, assistam a parte 1....

domingo, 17 de abril de 2011

Audiodescrição no tradicional espetáculo Paixão de Cristo


Matéria da, Midiace (uma associação sem fins lucrativos e cujo objetivo é promover a acessibilidade para as mais variadas mídias).

O Centro de Estudos Inclusivos, da Universidade Federal de Pernambuco, após vários esforços, através da sua colaboradora Liliana Tavares, promoverá pela primeira vez a áudio-descrição do tradicional espetáculo Paixão de Cristo, realizado anualmente em Nova Jerusalém (PE). Esta 44ª apresentação na cidade teatro, a fim de garantir a acessibilidade de todos, contará com a participação do consultor Francisco Lima e dos áudio-descritores componentes do grupo Imagens que falam: Andreza Nóbrega, Ernani Ribeiro, Liliana Tavares, Paulo Vieira. O espetáculo acessível da Paixão de Cristo, sempre realizado na primeira sexta-feira da temporada, será efetivado em 15/04/2011. Plínio Pacheco, idealizador e construtor da cidade teatro de Nova Jerusalém (1962) ergueu sete torres e sete portas. Este ano, mais uma porta será aberta pela Sociedade Teatral da Paixão de Cristo (STFN) para a efetivação dos direitos humanos das pessoas com deficiência, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), do estado de Pernambuco, da LUCK Turismo e da Universidade Federal de Pernambuco. Só in loco (e por meio da áudio-descrição) será possível compreender a beleza desta temporada da STFN e vislumbrar a paisagem da cidade teatro, tão semelhante à da Judéia. Lá, onde público e figurantes se confundem, a grande história de fé, esperança e emoção será contada por 550 atores e figurantes em nove monumentais palcos–platéias, com cenários grandiosos, como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, o Templo de Jerusalém e o Cenáculo.

A STFN traz uma oportunidade ímpar de o espectador sentir-se partícipe da fascinante história da humanidade.

domingo, 10 de abril de 2011

Simples acidente de “REDE” deixa jovem de 23 anos paraplégica.


Virginia hoje com 27 anos, minha amiga que conheci na WEB, que mora em Surubim-PE. Tornou-se cadeirante após  um acidente quando se balançava na rede, a coluna que sustentava os ganchos desabou e ela  foi ao chão! Devido o impacto lesionou a medula, passou dois meses e quinze dias internada em Recife no Hospital da Restauração. Isso nos mostra que a vida é uma “Caixinha de surpresa”, como a própria “jovem Virginia”, define a vida.

‘O que somos hoje o futuro não garante nada, só Deus sabe’.

" Diante desse afirmação da Cadeirante, acho que Serve também pra muita gente arrogante que pensa que é muita coisa!(A vida é uma roda gigante,temos que manter a simplicidade sábia nas subidas e a dignidade paciente nas descidas de modo a mantermos o equilíbrio,PAULO FREIRE).  Falo em relação aquelas pessoas soberbas e que tratam os outros com desprezo e não gosta de servir. Vivemos no mundo interdependente: o mecânico precisa do médico para atendê-lo na saúde, o médico precisa do mecânico para reparar seu carro e assim é a vida, ninguém pode viver só sem precisar das pessoas, nem mesmo um “ermitão”.


  O pouco que conversei com a surubinense pela internet e por telefone,achei uma pessoa ativa e não guarda angustia do trauma; estuda, viaja, namora, vai a balada e estar terminando o curso de “ROTINAS ADMINISTRATIVA”, na Micro Lins, pretende fazer faculdade. E tive a oportunidade de entrevista-lá.....

1-Blog Fernando Acessibilidade....Qual foi sua maior dificuldade quando se tornou cadeirante?
Virginia.... Foi o medo de perder os meus amigos, perdi alguns que achavam que eram meus amigos, porém, hoje ganhei mais!

2-Blog Fernando Acessibilidade....Você mudou sua personalidade em relação a vida ou tem a mesma visão de antes quando era andante?
Virginia.... Eu não me preocupava com nada eu deixava a vida me levar,agora estudo faço um curso de rotinas administrativas na Micro Lins e vou fazer faculdade, tenho responsabilidade, hoje sim, eu vivo.

3-Blog Fernando Acessibilidade....Em relação à acessibilidade o que falta em sua cidade?
Virginia....Falta tudo, não têm transporte adaptado, rampas de acesso, locais públicos e privados sem acesso, onde está o respeito a lei 10.098 de acessibilidade, aqui literalmente não existe nada......
4-Blog Fernando Acessibilidade....Muitas pessoas acham que um lesado medular é assexuado, não faz sexo o que você poderia falar sobre isso?
Virginia.....Faz sexo sim, é porque existe um lenda devido nossa cultura, até eu pensava assim por educação dessa herança maldita. Sou normal tudo é na cabeça, agora devido à lesão eu tenho que conhecer o meu corpo, toques, caricias, tudo é um conjunto e requer configuração(adaptação)

5-Blog Fernando Acessibilidade....O que é a vida pra você?
Virginia.... Uma caixinha de surpresa, aprendo mais com as coisas, vivo melhor que antes

6-Blog Fernando Acessibilidade.... O que é felicidade?
Virginia.... Conquistar os ideais

sábado, 9 de abril de 2011

Filme dos filmes!

“Homens de honra” é o filme dos filmes! Ótimo, indicação do meu amigo “JEAN”! Esse filme serviu como um antídoto (remédio) para a minha alma é que às vezes queremos fraquejar diante dos entraves, queremos abdicar de nossos sonhos, precisamos ter coragem; temos é que quebrar barreiras e alterar a regra do jogo para fazermos a nossa própria história, é difícil e doloroso, mas o prazer é a nossa vida, chega de preconceito podemos sim chegar lá.

Recomendo aos “meus amigos esse” filmes extraordinário, HOMENS DE HONRA” , assistam.........

Obrigado “JEAN”

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sai muito feliz depois da reunião da ADCC-Associação dos Cadeirantes de Caruaru.

Depois que acabou a reunião (mês passado) da ADCC , na qual sou o atual presidente. Bate um papo com dona “JOSEFA SEVERINA DA SILVA”, de 54 anos e a mais nova sócia e amiga de nossa agremiação. Dona” Josefa” muito extrovertida e exemplo de fé e felicidade! Fala com espontaneidade e sem nenhuma amargura da amputação de sua perna.

Já fazia dezessete anos que tinha adquirido a “DIABETE”, e há poucos meses teve uma crise e, o médico teve que optar pela amputação se não dona “JOSEFA”, corria perigo de vida. Ela conta que foi muito difícil quando o médico o informou da obrigação. Porém, escolheu viver pelos filhos e por “DEUS”! Fala que só JESUS pode tirar a vida de um ser humano.

Disse-me uma tocante frase: “DEUS MOSTROU QUE EU PERDIA A PERNA, MAS, GANHARIA A VIDA, POR QUE A VIDA NÃO É SÓ MEXER AS DUAS PERNAS”! Essa frase foi um antídoto (remédio) pra mim, é que às vezes queremos reclamar e temos as duas pernas.

Dona “JOSEFA” faz todas as atividades de casa, cozinha lava e cuida até de TOBY o seu coelhinho de um ano de idade. Gosto muito de dona “JOSEFA”, não tem murmuração com ela e é muito simpática.

Tradução