segunda-feira, 30 de maio de 2011

Governo do Estado inscreve voluntários para trabalhar no camarote da acessibilidade em Caruaru

Matéria do Jornal do comércio

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco abre, nesta terça-feira (31), inscrições para voluntários que tenham interesse em trabalhar no projeto “São João da Inclusão: Camarote da Acessibilidade” em Caruaru, no Agreste do Estado.

Para participar, basta ter mais de 18 anos e se dirigir até a Escola Rotary que fica na Avenida Dom Bosco, 696, no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru, das 8h às 18h, com RG e CPF, até sexta-feira (3).

O projeto “São João da Inclusão: Camarote da Acessibilidade” tem o objetivo de sensibilizar a sociedade pernambucana para a importância da garantia de direitos e da cidadania. Além de orientar os alunos da rede estadual e municipal de ensino sobre as questões de acessibilidade com exposições, oficinas e exibições culturais e recreativas.

Os voluntários irão trabalhar das 19h às 24h, de quinta a domingo, durante a programação do São João de Caruaru, em uma escala que será definida. A programação tem início no próximo sábado (4) e segue até a segunda-feira (27). Para se inscrever a única exigência é ter mais de 18 anos e portar RG e CPF.

sábado, 28 de maio de 2011

CARUARU A CAPITAL DO FORRÓ, COM CAMAROTE INCLUSIVO

No próximo sábado se Deus quiser, eu e nossos parceiros da ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU, estaremos no "CAMAROTE INCLUSIVO", na abertura do maior e melhor "SÃO JOÃO DO MUNDO QUE É O DE CARUARU"!

"Sem Acessibilidade não existe liberdade", estamos felizes....

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CAMAROTE INCLUSIVO NO SÃO JOÃO 2011 DE CARUARU, AGORA SOMOS LIVRES...

Bom dia....Esse ano o São João 2011 de Caruaru, terá CAMAROTE INCLUSIVO no pátio do forró, já era tempo à LEI 13.857 de 26 DE AGOSTO DE 2009, TINHA EXPIRADO o seu prazo de regulamentação. E também vamos ter à "ACESSIDRILHA", uma quadrilha com trio ELETRIZO e depois à quadrilha de CADEIRANTES dia24 de junho às 3 h da tarde. Acredito que essas acões seja um passo pra TODA SOCIEDADE se conscientizar no quesito "ACESSIBILIDADE"

Estou feliz, pela 1° vez as pessoas com diferença funcional vão ser livres no São João 2011. "SEM ACESSIBILIDADE NÃO EXISTE LIBERDADE"

Vcs são meus convidados para assistirem à quadrilha de CADEIRANTE e participar da ACESSIDRILHA.. É só entrar em contato comigo para maiores informações; FONE: (81) 3041-0227

Cadeirante encara os desafios da falta de ACESSIBILIDADE

terça-feira, 24 de maio de 2011

Camilinha, CADEIRANTE subindo na cama

Vi esse vídeo na net e achei muito interessante,CAMILINHA é muito desenrolada, agora a cama está muito alta, deveria ser muito mais baixa.

Deficiente visual passa constrangimento no DETRAN-PE

Pedindo a implantação de uma política de atendimento para capacitar os servidores do Estado que lidam com o público, o deputado Daniel Coelho repercutiu em plenário, hoje, o constrangimento sofrido por um cidadão com deficiência visual que tentou registrar um veículo adquirido, no DETRAN do Tacaruna, e acabou sendo expulso do local, na semana passada. O caso foi denunciado pelo Blog de Jamildo, na sexta-feira passada, com exclusividade.

Manoel Aguiar – que já dirigiu a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco – chegou ao DETRAN para legalizar a situação do veículo que comprou, mas foi informado de que, por ser deficiente visual, era considerado “incapaz”, portanto, não poderia ter um veículo em seu nome.

“Manoel é uma pessoa instruída e perfeitamente capaz de pagar as taxas para registro de um veículo, que era seu objetivo. Por isso, não se conformou com a negativa do atendente e do próprio coordenador do posto. Insistiu nos direitos que lhes são dados por legislações municipais, estaduais e federais, mas além de não ter o veículo registrado ainda foi expulso do local pelos seguranças”, relatou o deputado. “Precisou recorrer a um advogado e a Justiça já determinou que o DETRAN registre seu veículo”.

Daniel Coelho salientou que existem inúmeras pessoas com algum tipo de deficiência, no Estado, e que, por serem especiais, merecem ser atendidas com mais atenção. “Os funcionários do DETRAN se mostraram despreparados. E quando eles exercem esse atendimento entendemos que eles falam pelo Estado, não por si só”, ressaltou. “Que fique registrado nosso protesto e que casos como esse jamais venham a se repetir com outros cidadãos

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Casa Adaptada mostra soluções de acessibilidade para idosos e deficientes


Mesas e camas de menor altura. Portas e armários eletrônicos. Máquina de lavar roupas com abertura e botões frontais. Essas são algumas medidas simples que facilitam bastante a vida de portadores de deficiência física que podem ser encontradas na exposição A Casa Acessível, na Praça de Eventos do piso inferior do Shopping Center Recife, até 6 de junho. As inovações tecnológicas são aliadas a detalhes baratos, todos para tornar a vida dessas pessoas mais confortável e lhes conferir mais autonomia.

Dividida em 8 espaços, incluindo garagem, a Casa de 200m² é estruturada para mostrar novidades em termos de acessibilidade para surdos, cegos, cadeirantes e outras pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e obesos. A Casa tem apoio do Instituto Muito Especial e do Ministério da Ciência e Tecnologia, que buscam chamar a atenção da mídia e do empresariado da viabilidade de construir espaços acessíveis, tanto residências como quartos de hotéis e escolas.

O destaque da Casa são os equipamentos mecânicos, eletrônicos e softwares de computação. Teclados em braile e outros com teclas coloridas e letras ampliadas, lentes de ampliação e softwares leitores de livros, acoplados a um scanner, fazem parte do que seria um kit mais caro, visto que são desenvolvidos especialmente por determinadas empresas e em geral são produzidos sob encomenda.


Os corredores e a abertura das portas são mais largos (1,5m) e, na sala de estar, não há mesa de centro, aumentando a área para manobras em cadeiras de rodas. Os sofás de 46cm de altura não têm braços, facilitando a aproximação e a transferência do cadeirante. A mesa de jantar é mais baixa e tem quinas protegidas para evitar ferimentos. Os telefones e a campainha têm luzes para indicar quando estão tocando.

A pia da cozinha tem ducha móvel, como uma mangueira, podendo direcionar o jato de água. Um armário pequeno em cima da mesa tem prateleira com elevador. No armário maior, as gavetas são abertas por pressão, deslizando suavemente. A despensa conta com uma mão mecânica que ajuda a alcançar as prateleiras mais altas. Na área de serviço, o varal possui ajuste automático.

O banheiro tem tapetes antiderrapantes e várias barras de ferro para apoio, além de ducha com altura ajustável e chuveirinho e uma cadeira automática para submersão em banheiras. Também há duas campainhas para um alarme, caso a pessoa caia e precise de ajuda para levantar.

Essas medidas podem ser essenciais para um futuro com mais idosos. Até 2050, o Brasil contará com 65 milhões de idosos, o triplo da população atual acima dos 60 anos. O Instituto se preocupou em mostrar ao público tanto opções baratas quanto mais sofisticadas, mas tudo visando sempre o maior conforto dos usuários, independente da quantia investida. "Têm mercado consumidor para isso", afirmou um dos arquitetos do projeto, Renato Leandrini.

Gerli Gomes Alves, 63 anos gostou bastante da Casa. "Se tivesse um banheiro desses lá em casa, minha mãe não tinha levado uma queda. A gente precisou fazer uma obra depois", contou Gerli. "Eles tão pensando em quem muita gente não pensa", comemorou o marido Hildeberto Alves, 70 anos. Para o casal, tudo pode ser adaptado para a atual residência deles, o que eles esperam fazer daqui a um tempo. "Por enquanto, vamos sonhando", completou ele.

CURSO - Paralelo à mostra no Shopping, o Instituto Muito Especial está oferecendo a engenheiros e arquitetos um curso gratuito de "Design inclusivo em residências" nos meses de maio e junho no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A carga horária de 24 horas de aula será distribuída em três dias, com quatro módulos, e confere certificado.

A expectativa, segundo o presidente do Instituto Marcos Scarpa, é "formar pessoas que tenham pelo menos uma base de acessibilidade para projetar espaços", sejam residências ou áreas públicas. Esse assunto, afirmou ele, não costuma ser abordado nas faculdades. Para se inscrever, basta telefonar para (81) 4101-2492. Serão 10 turmas de 50 pessoas cada.

Confiram todas as fotos aqui é só clicar nesse link: http://www.flickr.com/photos/jconline2/sets/72157626664386077/with/5751262363/

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Surdos realizam protesto contra política do MEC

Um grupo de 200 pessoas se reuniu nesta quinta-feira (19) na frente do Ministério da Educação (MEC) para protestar contra a política de uma "escola inclusiva" para surdos, que prevê que os alunos sejam matriculados em escolas regulares e depois recebam atendimento especializado. Para a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), o modelo é ineficaz. A entidade defende que os alunos surdos tenham classes bilíngues, em que sejam ensinadas tanto a língua brasileira de sinais quanto a língua portuguesa.

"Ao contrário do que disse a Martinha Clarete (diretora de Política de Educação Especial do MEC), existe, sim, uma cultura surda. Precisamos de um corpo docente qualificado", disse a professora Irene Stock. Faixas contra a diretora foram erguidas por parte dos manifestantes, que também criticaram o fechamento do ensino básico no Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), no Rio de Janeiro.

Representantes do grupo se encontraram com o ministro Fernando Haddad e lhe entregaram um documento com uma lista de propostas, como a implantação de escolas bilíngues e a instituição de uma comissão no Ministério para discutir a educação para os surdos. "O MEC nos garantiu que está aberto para negociação", disse a diretora de políticas educacionais da Feneis, Patrícia Rezende.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Recife recebe exposição de "artistas com deficiência"


Matéria do muito especial.

O Recife recebe uma mostra inédita, que reunirá obras de 23 artistas com deficiência de todo o País. A Exposição de Arte Muito Especial ficará em cartaz entre os dias 19 de maio e 22 de junho na Sala Cícero Dias, no Museu do Estado. A mostra artística é composta por videoarte, artes plásticas, escultura, xilogravura e fotografia sob a ótica ‘Multimeios’ de artistas únicos. A exposição é patrocinada pelo Grupo Neoenergia, por meio da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

A idéia de trazer a exposição ao Recife foi do diretor-presidente do Grupo Neoenergia, Marcelo Corrêa. O executivo ficou impressionado com a qualidade das obras durante a exposição realizada no Rio de Janeiro, no ano passado.

“São obras belíssimas, que primam pela qualidade, precisão e bom gosto, feitas por artistas que têm na superação o principal dom. É uma honra para o Grupo Neoenergia possibilitar aos pernambucanos conhecerem uma exposição tão rica e importante para a cultura brasileira como a Muito Especial”, afirma o presidente da Neoenergia, grupo reconhecido pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) como o terceiro maior investidor privado em cultura do País. Somente em 2010, a empresa investiu mais de R$ 37 milhões em produções culturais. O montante contempla todas as leis de incentivo federal e estadual, Funcultura e outros.

A iniciativa da exposição partiu do Instituto Muito Especial, entidade carioca que trabalha a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e ajuda a preparar as organizações para lidarem com a diversidade. A curadoria da mostra ficou a cargo do artista plástico, poeta e curador carioca Alexandre Sá. Doutorando e mestre em linguagens visuais, ele é coordenador do curso de artes visuais e da pós-graduação em História da Arte Moderna e Contemporânea da Unigranrio.

No total, foram selecionadas mais de 100 obras que passeiam por diversas técnicas e estilos, além de linguagens. O acervo que desembarca na capital pernambucana contempla esculturas moldadas em ferro, cerâmica, cimento, modelagem de argila em placa, cerâmica e móbile-pintura acrílica com colagem sobre corpo de papel e tecido. Na área dos quadros, a exposição reúne obras realizadas em óleo e acrílica sobre Eucatex ou tela. A fotografia será contemplada com os trabalhos de sete artistas, a xilogravura e vídeoarte também fazem parte do acervo que aporta no Recife.

A exposição estará aberta, de terça-feira a domingo, no Museu do Estado, que fica na Avenida Rui Barbosa, 960, Graças. O horário de funcionamento é de 9h às 17h, de terça-feira a sexta-feira, e, nos sábados e domingos, o público pode conferir as obras entre 14h e 17h. Outras informações sobre a mostra podem ser conferidas pelo site http://tinyurl.com/62welno

SERVIÇO

Quando: 19 de maio a 22 de junho
Onde: Sala Cícero Dias – Museu do Estado
Avenida Rui Barbosa, 960 – Graças.
Horário: Terça à sexta – 9h às 17h
Sábado e domingo - 14h às 17hrs
Preço: gratuito

sábado, 14 de maio de 2011

Estado repassará R$ 6 milhões da verba do SUS à AACD/PE

Matéria de "Cinthya Leite".

A Associação de Apoio à Criança Deficiente de Pernambuco (AACD/PE), que atende crianças de todo Norte/Nordeste, comemora amanhã (14/5) dois anos da inauguração da oficina ortopédica, que contará com R$ 6 milhões da verba do Sistema Único de Saúde (SUS).

É no local onde são fabricadas órteses e próteses para membros superiores/inferiores, além de coletes para tratar deformidades e acessórios para reabilitação, como muletas, andadores, cadeiras de rodas e palmilhas.

Anualmente, são produzidas cerca de 500 próteses (peças que substituem órgãos amputados ou de má-formação congênita) e 5 mil órteses, itens auxiliares aos órgãos que apresentam paralisia. A boa notícia é que, até o fim deste ano, a produção na oficina aumentará.

“Em abril, assinamos contrato de prestação de serviços com o secretário de Saúde de Pernambuco, Antonio Carlos Figueira, que repassará R$ 6 milhões, da verba do Sistema Único de Saúde (SUS), à AACD/PE”, informa o gestor administrativo da entidade, José Nunes.

O valor, de acordo com ele, será utilizado para incrementar o atendimento aos pacientes e a produção de aparelhos na oficina. Todo o material confeccionado, vale frisar, é produzido sob medida, seguindo rigorosamente a prescrição médica, e entregue aos pacientes.

Os produtos são custeados pela Secretaria de Saúde do Estado, através do Sistema Único de Saúde (SUS), e o dinheiro arrecadado com a venda das peças é revertido para a instituição beneficente.

“Em 2010, tivemos aproximadamente 10,2 mil pacientes beneficiados pela produção da oficina ortopédica. São crianças e adultos atendidos pela AACD e por outras instituições que, através das peças, podem melhorar o padrão da marcha, que é a forma como eles caminham”, diz a fisioterapeuta Ana Patrícia Montebello, da AACD. Todo esse arsenal é capaz de elevar a qualidade dos movimentos e garantir maior independência aos pacientes.

Para solicitar a prótese, os pacientes que não são da AACD devem apresentar laudo médico que solicita o uso da peça. Em seguida, é marcado um atendimento médico no setor de ortopedia da entidade para saber o tipo específico da prótese a ser usada.

“Se o paciente nunca realizou o uso de prótese, é necessário que ele faça a inscrição na AACD para que seja possível realizar o processo de tratamento e, dessa maneira, torne-se apto ao uso do produto”, explica o assistente administrativo da ortopedia, Claudio Bezerra.

A título de informação, a oficina ortopédica tem 1,2 mil m² e 30 funcionários que desenvolvem produtos de alta tecnologia para proporcionar o máximo de conforto e eficiência.

* Serviço:

- Atendimento: A AACD/PE funciona de 8h às 17h, de segunda à sexta. Fica na Av. Advogado José Paulo Cavalcanti, 155 – Ilha Joana de Bezerra – Recife/PE. F.: 81 3419-4000.

- Documentação: Para ser atendido, basta levar a certidão de nascimento, o laudo médico, CPF e comprovante de residência. A inscrição na entidade ainda pode ser feita pelo fax 81 3419-4030. Não é necessário trazer o paciente para efetuar a inscrição.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Chegam mais ônibus adaptados da empresa "COLETIVO", porém à Cidade de CARUARU continua sem "ACESSIBILIDADE" nas paradas.


Estou postando novamente o assunto de quarta-feira (11), não sei o que aconteceu que o post tinha sumido!Eu não apaguei! Deu um piripaque (pane) e fiquei sem acesso no meu blog. Pois bem, é que quarta-feira anteontem peguei novamente o ônibus adaptado e percebi que entraram mais transportes configurados para nós cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção e de outras providencias... Perguntei ao fiscal da empresa "COLETIVO" e ele me confirmou que entraram mais quatro, agora são nove no total só da "COLETIVO". 1 na linha Cidade jardim-Centro, 2 Salgado-Centro, 3 Vila Padre Inácio e 3 Vila Kenndy-Centro, porém tive dificuldades nas paradas, ainda faltam rampas rasas, calçadas rebaixadas e amparo para se proteger do sol e da chuva. Continuamos a nossa labuta para o poder municipal de Caruaru providenciar....

"Sem Acessibilidade não existe liberdade"

Tradução