sábado, 24 de setembro de 2011

Empresas aéreas podem ser obrigadas a facilitar acesso de cadeirantes

Matéria da Agência Câmara

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 435/11, do deputado Walter Tosta (PMN-MG), que torna obrigatório o embarque e o desembarque por meio de passarelas telescópicas (fingers) em todas as aeronaves civis com capacidade superior a 50 passageiros. Ficam excetuadas as situações de saída emergencial.

Para as aeronaves civis com capacidade inferior a 50 passageiros, o projeto prevê o embarque e desembarque por meio das plataformas elevatórias do tipo ambulift (espécie de ônibus com um mecanismo que o eleva até a altura da porta do avião).

Conforme o projeto, as aeronaves que, por sua engenharia própria, não podem ser acopladas às passarelas telescópicas ficam obrigadas a utilizar a plataforma elevatória.

Banheiros e corredores
O projeto estabelece também que os banheiros das aeronaves de passageiros deverão estar adaptados para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “As aeronaves não dispõem de adaptação nem de espaço suficiente para que as pessoas em cadeira de rodas possam usufruir do banheiro”, diz o deputado, destacando que o resultado é um grande desconforto e até mesmo constrangimento.

Os corredores de acesso e os banheiros deverão possuir espaço suficiente para o tráfego de cadeiras de rodas.

É fixada multa de R$ 200 mil para o descumprimento das determinações do projeto, pela qual deverão responder solidariamente a empresa administradora do aeroporto e a companhia de transporte aéreo.

Incentivo
Segundo o deputado, o projeto significa um verdadeiro incentivo ao uso do transporte aéreo pelas pessoas com deficiência e deverá elevar a venda de passagens, estando, portanto, em consonância com os interesses das empresas do setor.

“O segmento das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida não busca privilégios, busca apenas a igualdade de condições com os demais cidadãos”, afirma Tosta.

Tramitação
A proposta foi apensada ao PL 7699/06, do Senado, que institui o Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência e está pronta para inclusão na pauta do Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fiquei arretado.

Bom dia...fique arretado...acabei de pegar o ônibus do cadeirante, nem funcionou a plataforma e o cinto de segurança estava empacado, fui carregado e suspendido com a ajuda de três homens, tive que sair da cadeira de rodas e sentar em uma cadeira comum de passageiros. E pra desembarcar no terminal da minha casa, me arrastei. Até quando meu direito vai ser desrespeitado...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Colégio Sagrado Coração de Caruaru, agora com ACESSIBILIDADE.

Uma vez eu tinha sido convidado para dar uma palestra sobre ACESSIBILIDADE, porém o colégio não tinha acesso para o cadeirante! Entretanto solicitei a irmã Maria José e falei no direito do estudante cadeirante, apesar de nenhum cadeirante estudar na escola.
Mesinha adaptada na secretaria.
elevador para locomover a todos os andares
Rampa de acesso e banheiro adptado
"Sem Acessibilidade não existe liberdade"

Obg... Irmã Maria José

domingo, 18 de setembro de 2011

Inauguramos uma ouvidoria hoje com o governador, Eduardo Campos.

Hoje, eu e meus parceiros da ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, secretárias estaduais,Laura Gomes-Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Raquel Lira-Adolescência e Juventude, Prefeito, Zé Queiroz, secretária do município de Caruaru de politicas sociais, Marta Melo, secretário da fundação de cultura, José Pereira e o Deputado Federal, Wolney Queiroz, sem esquecer o Vice-Governador, João Lira Neto e Cicera do CAPD-Centro de atendimento a pessoa com deficiência.

Inauguramos uma ouvidoria aqui em Caruaru, agora podemos reclamar, sugerir e enviar projetos para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Nas conferências que eu participava representando à ADCC, sempre cobrava do governo do estado, antes a gente ligava pra Recife e nada era resolvido, cansei de pedir a descentralização das concessões de órteses ,próteses e cadeira de rodas, viajamos pra Recife e temos que passar o dia todo para ser consultado por um especialista para receber o beneficio. Entretanto espero que essas concessões venham pra Caruaru, pedi ao Governador, Eduardo Campos.

Confiram algumas imagens da Inauguração...
Ainda não tem Acessibilidade....o piso tem que melhorar, existe buracos, batentes, faltam banheiros adaptados, rampas e mais algumas coisas...solicitei ao Governador.


ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU
EU E O GOVERNADOR, EDUARDO CAMPOS
MÍSIA-VICE PRESIDENTA DA ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU, ZEFINHA DA ADCC, SÓCIA E EDUARDO
FÁTIMA DA UDERJA, PARCEIRA DE INCLUSÃO E O GOVERNADOR
TRABALHOS ARTESANAIS DA ADCC
RONALDINHO, TACIANA E EU

sábado, 17 de setembro de 2011

Amanhã, inauguremos e comemoramos junto com o Governador, Eduardo Campos.

Amanhã, aqui em Caruaru, por trás do shopping Difusora, eu, os cadeirantes, secretários estaduais e municipais juntos com o governador, Eduardo Campos. Inauguremos uma ouvidoria para as pessoas com deficiência: reclamar, sugerir e enviar projetos, para melhorar a nossa qualidade de vida.

Breve postarei imagens e comentários do evento.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Gincana solidaria com participação de pessoas com "Diferença funcional" ,(Deficiência).

Um dos meus compromissos de hoje que amei... e achei muito importante, foi ter participado de uma GINCANA SOLIDARIA, no Colégio Luz do Saber a convite da minha amiga Morgana, professora do Educandário. O evento teve a participação de crianças do ensino fundamental com objetivo principal dos alunos de arrecadarem alimentos não perecíveis para entidades e pessoas carentes. Achei muito interessante a participação de pessoas com "DIFERENÇA FUNCIONAL" que foram convidas para serem entrevistadas pelos alunos e assim poderem interagir. Foi convidado eu, Rany, Eduardo-todos cadeirantes e Valdir-Moletante.

E tivemos a oportunidade de falar sobre, ACESSIBILIDADE, Inclusão Social e de nossas habilidades....Muito importante o evento e principalmente com crianças que são o futuro do nosso pais e elas podem muito contribuir para derrubarem mitos e preconceitos que ainda existe em relação a nós, pessoas com deficiência, ou melhor "DIFERENÇA FUNCIONAL".

"Sem Acessibilidade não existe Liberdade"




terça-feira, 6 de setembro de 2011

Assessoria da Presidenta, Dilma Rousseff, envia foto pra mim.


A assessoria da Presidenta, Dilma Rousseff, através da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos humanos do Estado de Pernambuco, Laura Gomes. Enviou a nossa foto que tiramos no São joão de Caruaru no Camarote da Acessibilidade, dia 22.06 e postei matéria dia 25.06 aqui no blog: http://nandoacesso.blogspot.com/2011/06/presidenta-dilma-vai-ao-camarote-da.html

sábado, 3 de setembro de 2011

Como facilita a vida do cadeirante uma rampinha.

Essa rampa ,é do cartório de imóveis no centro de Caruaru, na Rua Sete de Setembro. Algumas vezes vou lá, fico muito feliz quando vejo à rampinha, me sinto um cidadão exercendo o meu direito de ir e vir. Existe muitos estabelecimentos nessa rua que não tem rampa de acesso, andei conversando com alguns comerciantes para providenciar, é tão baratinho...também solicitei banheiros adaptados e provadores, dificilmente vc encontra uma loja com provadores que passem uma cadeira de rodas.
Parabéns ao pessoal do cartório. "Sem Acessibilidade não existe liberdade".

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Em MG, criança tem paralisia após tomar vacina contra polio

Eu li essa matéria e fiquei pensando....será que eu tomei a vacina e adquirir o vírus e fiquei paralitico? Leiam essa matéria do JORNAL DO COMERCIO

Uma criança de 1 ano e quatro meses apresentou sintomas de paralisia flácida aguda depois de ter tomado a vacina contra poliemielite, em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais. Apesar de ter sido diagnosticado em março deste ano, o caso só chegou ao conhecimento do Ministério da Saúde (MS) no último dia 26 de agosto.

A doença foi descoberta por um neuropediatra da cidade, que notificou a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a pasta, no dia 24 de maio o caso foi informado à Gerência Regional de Saúde (GRS), braço da Secretaria Estadual de Saúde (SES) no município. A SES trata o caso como suspeito e aguarda o resultado de exames complementares.

Segundo a mãe da criança, Sidnéia Branco Teixeira, o menino começou a apresentar os sintomas alguns dias depois de tomar a vacina, em novembro do ano passado. No início, a criança ficou com febre, que perdurou uma semana. Passados 15 dias, as pernas apresentaram sinais de paralisia, mas a mãe achou que podia ser efeito normal da vacina. Como o problema persistiu, ela procurou um pediatra. Sidnéia contou que a caderneta de vacinação da criança está em dia, com todas as doses de vacina recomendadas. O neuropediatra Walter Luiz Magalhães diagnosticou os sintomas da paralisia em março. O tipo de paralisia apresentado, apontou ele, pode ser decorrente do vírus atenuado da poliomielite, presente na vacina.

A Secretaria de Saúde de Pouso Alegre informou que a criança está sendo atendida pela rede municipal desde março. A notificação à GRS só ocorreu em maio porque houve necessidade de aguardar o resultado dos exames. “Toda a assistência, exames, terapias e fisioterapias necessárias para a recuperação do paciente estão sendo prestados gratuitamente, com todo o cuidado e atenção que a situação pede. Informamos ainda que os últimos relatórios apresentaram sensível evolução do quadro clínico da criança”, informou em nota. O diretor de comunicação da prefeitura, Adevanir Vaz, disse que o caso vinha sendo tratado com discrição para não gerar pânico.

Vaz lamentou a declaração do secretário de Vigilância em Saúde do MS, Jarbas Barbosa, de que o município teria demorado em comunicar o episódio ao governo federal. Barbosa disse que que o tempo desde que o garoto foi imunizado era longo demais para que exames laboratoriais confirmem se foi mesmo a vacina que causou a paralisia.

Ele lembrou que a possibilidade de reação à vacina contra a poliomielite é raríssima. Segundo ele, nos últimos dez anos foram confirmados 46 casos de polio pós-vacinal no Brasil, entre mais de 457 milhões de vacinas aplicadas. Comissão do MS vai avaliar se confirma o descarta o caso.

Conforme o ministério, a vacina que o menino tomou e que é administrada nas campanhas nacionais é segura. Apesar disso, o MS anunciou há duas semanas que pretende substituir a Sabin (feita com vírus vivos enfraquecidos) por uma versão injetável, chamada Salk, elaborada com vírus inativados, considerada ainda mais segura.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Libras é reconhecida como linguagem aqui em Caruaru

Quero parabenizar o prefeito José Queiroz pelo projeto de lei enviado a câmara de vereadores, e aprovado. Agora oficialmente, LIBRAS-Língua brasileira de Sinais é reconhecida como uma linguagem objetiva. Portanto a partir da sanção da lei todos os orgãos e entidades terão que ter pessoas capacitadas com essa linguagem para promover ao surdo o direito a comunicação. Isso é Acessibilidade!

"Sem Acessibilidade não existe liberdade"

Tradução