terça-feira, 29 de maio de 2012

Fiz o exame! "SOPRO E CORAÇÃO CRESCIDO, MAS CAMA COM ACESSIBILIDADE"

Acabei de chegar do médico, fiz o exame foi confirmado "SOPRO E CORAÇÃO CRESCIDO!Porém, continuarei a luta...

Sempre gosto de lembrar e citar um trecho do poema de Mário Quintana que diz: Temos que fazer o possível para ser feliz e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar as passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Amo esse poema é um antídoto(Remédio, terapia), para que eu possa labutar pela vida em busca da felicidade.

A vida é feita de desafio não é diferente pra ninguém e esse é mais um pra mim, lutarei com fé em Deus, na ciência e no médico. Entretanto muitas coisas tem seu propósitos....temos que entender.....Cito outro poema, não sei o nome do autor: Queria ter ido aonde queria ir, mas creio que estou exatamente aonde deveria está.

Acessibilidade na "CAMA" que fiz o exame

Mesmo com a tensão de fazer o exame, sempre gosto de cobrar "Acessibilidade" aonde eu vou...Mas lá fiquei muito feliz com a "MACA DE FAZER EXAMES", geralmente os postos de saúde, hospitais... as "CAMAS" são muito altas inviabilizando a transferência do cadeirante ou de pessoas com mobilidade reduzida.Uma cama com a altura boa como essa da imagem evita constrangimentos e acidentes,deixando a gente mais feliz com o ACESSO.

Eu já cobrei bastante que o sistema de saúde aqui tivesse "CAMAS ACESSÍVEIS", melhora muito a nossa vida e a vida de quem faz o exame , por que não pega peso e se pegar é muito pouco. Eu mesmo subi sozinho.Não dei trabalho a JOSENAIDE!

Queria parabenizar a JOSENAIDE MARIA, AUX. DE ERFERMAGEM pela iniciativa humana de mandar cortar os pés da "CAMA DE FAZER EXAMES DO H.S.S-Hospital São Sebastião. Obrigado....

E comentei com o meu médio, Dr. Demostenes Veras e serviu de incentivo pra ele desenvolver uma ideia que viabilizará mais Acessibilidade.Obrigado...Demostenes conta comigo e pode ligar pra mim....estou a disposição só cuide do meu coração,RIMEI! kkkkkkk...brincadeirra estamos juntos nessa labuta pela ACESSIBILIDADE. 


JOSENAIDE MARIA
                                                                  Dr. Demostenes

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Vem aí "CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE", São joão 2012 e temos direito de fazer "COCÔ E XIXI""

Boa tarde....Vem aí "CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE", São joão 2012 e temos direito de fazer "COCÔ E XIXI""

Durante o funcionamento do Camarote da ACESSIBILIDADE, no SÃO JOÃO DE CARUARU 2011, o cadiado do BANHEIRO com o simbolo internacional da ACESSIBILIDADE-exclusivo para deficientes. Foi arrombado e peguei três "CIDADÃOS" usando , dois eram que estavam em outros CAMAROTES e um SEGURANÇA que trabalhava! Fiquei indignado e conversei com as três pessoas educadamente, falando da nossa necessidade.... me pediram mil desculpas....eu aceitei....porém fui denunciar a ouvidoria do estado que tinha uma representação no CAMAROTE. Doravante tudo foi resolvido, tiveram que colocar um vigia!
Por favor peço que as pessoas respeitassem as nossas necessidades...

Boneca 'deficiente mental' provoca polêmica na Suécia

Do G1, em São Paulo



Brinquedo é parte de campanha por "tratamento normal" a deficientes.
“Queremos ser tratados como todo mundo", diz comunicado de grupo.


Uma boneca chamada de “retardada real” está provocando polêmica na cidade de Gothenburg, no oeste da Suécia, desde que foi lançada como parte de uma campanha para chamar a atenção para o tratamento dado a pessoas com deficiência mental.

Me trate como uma retardada real”, diz a embalagem da boneca, criada pela Cooperativa de Gothenburg para uma Vida Independente (GIL, na sigla em alemão). “Ela não sua, não faz sexo, não bebe ou vai ao banheiro. Muito melhor que um retardado normal”, completa o texto.
A boneca feita pela GIL, cooperativa que presta assistência a pessoas com deficiência mental (Foto: Reprodução / The Local)

































De acordo com o grupo, uma organização sem fins lucrativos que presta assistência a pessoas com deficiência para que possam viver de forma independente, a boneca foi criada para estimular as pessoas a pensarem sobre o tratamento dado a estas pessoas no país.

“É muito comum as pessoas dizerem coisas como: ‘Oh, que ótimo que você pode comprar sua própria comida!’ Isso faz você se sentir como um total idiota”, disse o membro da organização Anders Westgerd ao jornal sueco “The Local”.

De acordo com ele, a controversa boneca, que chegou a lojas da cidade na quinta-feira, foi criada para criar um debate sobre a atitude condescendente das pessoas com os deficientes mentais.

“Foram exatamente as pessoas que dizem não ter preconceito que sofreram o maior ataque de pânico ao ver a boneca. São em geral essas pessoas que tratam deficientes com um cuidado exagerado”, disse Westgerd.

De acordo com a cooperativa, a boneca foi pensada com característica de uma pessoa com paralisia cerebral e não para parecer “bonitinha”.

“Nós não somos mais bonitos que ninguém. Nós somos tão estúpidos, espertos, confiáveis, excitantes e felizes quanto você”, diz um comunicado divulgado por Westgerd. “Queremos ser tratados como todo mundo. Se você tem uma enorme necessidade de ser carinhoso com um deficiente, você pode comprar uma das nossas bonecas em vez disso.”

Embora o grupo diga que só quer motivar o debate, muitos moradores de Gothenburg acharam a iniciativa despropositada.

“É feia e assustadora. Nós temos pessoas com deficiência em nossa família e não as tratamos com cuidados excessivos. É simplesmente negativo. As pessoas simplesmente riem e veem a coisa toda como uma piada”, disse o casal Rosanna Muller e David Sokolowski a um jornal local.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Mesa redonda, as calçadas do centro de Caruaru.

Bom dia..."Acessibilidade nas calçadas do centro de Caruaru", mesa redonda hoje a tarde no Shopping Difusora.
O poder público e a sociedade precisar pensar em "calçadas acessíveis" para todos: cadeirantes, idosos, gestantes....todo cidadão...nessa terra de gigantes falta liberdade, ACESSIBILIDADE, não podemos pensar só em carros, precisamos pensar em cadeira de rodas.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

SHOPPING DIFUSORA,"as calçadas de Caruaru"

Boa tarde...Amanhã mesa redonda no SHOPPING DIFUSORA, as "calçadas de Caruaru",
não tem acesso pra cadeirante, idoso, gestante....acho que todo cidadão precisa de calçadas acessíveis, toda vez que vou sair e usar as calçadas é um entrave, o poder público precisa pensar na ACESSIBILIDADE das "Calçadas".

terça-feira, 22 de maio de 2012

Conselho municipal dos direitos das pessoas com deficiência

Bom dia...Acabou nesses instantes a reunião da comissão organizadora do "Conselho municipal dos direitos das pessoas com deficiência". Deliberamos alguns pontos para a próxima reunião que servirá de base para os conselheiros se organizarem para seus mandatos. Breve seremos empossados pelo chefe do executivo municipal.
Participaram da reunião: Lenillson Samuel,representante da OAB;Álvaro Ferreira,representante do CAPD;Elyude Silva,secretaria de políticas sociais; Sandro Severino, Acace; Lucy Tertulina, Acace e eu, ADCC.
Próxima reunião será 5 de junho às 9horas

sábado, 19 de maio de 2012

Até quando vamos sofrer com esses ônibus??

Palavras de  Rosalia Cavalcante, matéria do fecebook


Atenção gente amiga e amigos de Elaine Paz ! 
Para quem ainda não a conhece, Elaine é cadeirante por distrofia muscular progressiva o que lhe deixou num quadro de tetraplegia, mas esta doença não a impede de ser bem atuante e ir atras de seus objetivos assim como os do seguimento das pessoas com deficiência de Recife-PE com muita garra e determinação que tanto nos orgulha.
E estou aqui para relatar a vcs um fato acontecido com ela hoje a tarde que poderia ter sido trágico, mas graças a Deus não foi. Obrigada Senhor!



Bem, nossa amiga sofreu um acidente ao cair de uma plataforma elevatória de um ônibus da Vera Cruz na parada tip/ aeroporto. O motorista acionou esse elevador pra subir de maneira irresponsável com ela em cima. A plataforma cedeu e ela caiu de rosto no chão. Machucou sim, mas os machucados maiores podem ter certeza que foram na alma. Também me sinto machucada com isto e sei que muitos dos que a conhecem e amam estão sentindo esta dor. Dois instrutores do Grande Recife consórcio testemunharam o ocorrido, o fiscal e o instrutor da vera cruz, para comprovar se realmente a plataforma estava quebrada e comprovaram que não estava, então eles recolheram o carro e depois vieram pegar os dados de Elaine. 


Chamaram o SAMU pra prestar os primeiros socorros, mas demorou muito. Então oBruno Costa Correia, chamou a polícia e mandaram um carro de bombeiros. Eles chegaram mais rápido e encaminharam ela pra UPA e após pra um hospital. Ela acabou de chegar em casa e ligaram pra mim pedindo q eu deixasse este relato. Claro que assim que se sentir melhor, ela mesma e Bruno irão relatar com mais detalhes e fotos. Foi um susto! Mas... 


Alguma coisa precisa ser feita para mudar essa cruel realidade que nós, pessoas com deficiências, passamos em nossa cidade, nosso estado, nosso país. Pergunto: É preciso que mais cadeirantes caiam das plataformas (muitas delas em péssimas condições) e/ou que sejam humilhados, desrespeitados, constrangidos,... ou tratados com descaso e irresponsabilidade por motoristas, cobradores, usuários e donos das empresas?
Até quando teremos que passar por isso?: Imprensa GrctNanda GouveaJoão Maurício Rocha, Prefeitura de Recife, Isaltino Nascimento, SEAD, Nadja Medeiros (GPD), José Iremar Morais JuniorPrograma Vencer, ....

Nos respondam por favor e quem mais puder tbm!

Mas uma coisa posso dizer:
ISSO NÃO VAI FICAR ASSIM!!! NOS AGUARDEM! 

Desabafo de uma cadeirante depois que sofreu acidente em plataforma de ônibus

Oi, boa noite!
SEI QUE MEUS AMIGOS PREFEREM ME VER COM OUTRA APARÊNCIA, MAS, HOJE IMPOSSIVEL NÃO POSTAR MEU ROSTO DESFIGURADO ENQUANTO BUSCO SER MALEÁVEL E ABERTA A PROPOSTAS DE UMA SOCIEDADE COMPOSTA DE DIGNIDADE E RESPEITO... MINHAS CAMINHADAS APARTIR DE AGORA FICARÁ MAIS INTENSA, NÃO ME ACOVARDARÃO; MUITO PELO CONTRÁRIO, VOU BUSCAR DIREITOS PARA QUE NÃO SE REPITA COMIGO OU COM MEUS AMIGOS. “O MEU DIREITO HOJE COMEÇOU DEPOIS DO DESCASO TER TERMINADO!” APARTIR DO MOMENTO EM QUE PUS AS RODAS DIANTEIRAS DA MINHA CADEIRA E AQUELA PLATAFORMA DESPENCOU LÁ DE CIMA COMIGO E BRUNO, SÓ PENSEI EM PEDIR A DEUS QUE PROTEJESSE MINHA VIDA, E ELE ME OUVIU E ME DEU MAIS ESSA OPORTUNIDADE.
VOU CAMINHAR SOBRE MINHAS RODAS EM CIMA DOS TRANSPORTES OFERECIDO SEM A MINIMA CONDIÇÃO DE FUNCIONAMENTO PELOS OPERADORES DESCAPACITADOS E “SERES HUMANOS” (sim, seres humanos), PORQUE SE FOSSEM PESSOAS HUMANAS, SE PREOCUPARIA COM O BEM ESTAR DO PRÓXIMO, POIS, OS MINUTOS QUE ELES SE QUEIXAM VÁRIAS VEZES, PODEM EM FRAÇÕES DE SEGUNDO TORNÁ-LO UM ASSASSINO DOLOSO, E AI, O QUE FAZER?
O LEITE FOI DERRAMADO E NÃO ADIANTA MAIS CHORAR! SEI OS TRANSTORNOS FÍSICOS E PSIQUICOS QUE ESSE OCORRIDO ME CAUSOU, AGORA MESMO NÃO POSSO DORMIR, PRA PODER NÃO ARRISCAR MINHA VIDA (Alerta do médico!).
LAMENTO POR TUDO ISSO QUE ACONTECEU, E QUERO DEIXAR CLARO QUE DESSA VEZ NÃO FICARÁ EM PUNE!
OBRIGADO, E ME DESCULPEM A IMAGEM.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Parabéns...minha querida CARUARU, pelos 155 aninhos

Bom dia....
Parabéns..."Caruaru"! Terra de gente do bem,inteligente,trabalhadora e de fé.
Tenho honra de fazer parte dessa grande e linda Cidade. Continuarei colaborando para ti, PAÍS DE CARUARU, ter mais "ACESSIBILIDADE".

"Sem Acessibilidade não existe liberdade"

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Rampa construída,Inauguração do 1° Centro de referência de direitos humanos do nordeste e reunião sobre o "Camarote da Acessibilidade", São joão 2012.

A tarde fui conferir a rampa que tinha solicitado na "Estação Governo presente", na qual inauguramos em 'SETEMBRO DE 2011', é só clicar nesse link e conferir o registro: http://www.nandoacesso.blogspot.com.br/2011/09/inauguramos-uma-ouvidoria-hoje-com-o.html

Agradeço a atenção da minha solicitação, do mesmo jeito que cobro agradeço. Valeu...'Sem Acessibilidade não existe liberdade'



Inauguramos o 1° Centro de Referência de Direitos Humanos do Nordeste, ação da SDSH-SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS-PE, secretária, Laura Gomes.
O centro vai ser útil para mediar conflitos e garantir direitos dos cidadãos, grande conquista para Caruaru, parabéns SECRETARIA, parabéns poder público.

E finalizamos com a reunião sobre o "CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE", SÃO JOÃO 2012.
Conversamos bastante, colaborando com sugestões, aprendendo mais e feliz que pelo segundo ano consecutivo vamos forrozar com ACESSIBILIDADE, no maior e melhor São João do Mundo que é o de "Caruaru".
Parabéns poder público por mais uma boa ação...

Estou cuidando da saúde, mas sempre na luta ...Sem politicagem

A tarde inauguração do 1° centro de referência de direitos humanos do nordeste, ação da SDSH (secretaria de desenvolvimento social e direitos humanos), parabéns poder público.
Também vamos se reunir para conversar sobre o "CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE, São joão 2012", esse ano novamente as pessoas com deficiência vão forrozar com ACESSIBILIDADE.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ontem lançamento do SAC e depois do evento passei mal, fui parar no hospital..

Ontem a noite participei do lançamento do SAC (Sinalização Acessível em Caruaru), o evento foi na ACIC. Teve a participação de gestores públicos e privados e da presença da palestrante,pesquisadora e autora da cartilha, Marcela Bezerra-mestra e doutoranda em Design pela UNESP/UFPE.

Essa cartilha é resultado de varias pesquisas em órgãos públicos e privados com objetivo de garantir boa sinalização e garantir o acesso aos prédios e praticar aquilo que está nas normas da ABNT-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS, tem muitos órgãos infringindo aquilo que está na lei, o prazo de regulamentação expirou depois de 2004.
Eu já denunciei, cobrei bastante na mídia e no meu blog.
Amei o trabalho e ela soube articular, parabéns Marcela. 



No final do evento passei mal e fui parar na UPA-

Na semana passada, segunda feira tive um pouco de febre e uma indisposição muito grande deixando de ir para o curso de dança.Logo no começo  do evento não estava muito bem, cheguei com o nariz entupido,ouvido e um pouco de dor no meio dos pulmões puxando para as costas e alguma tontura de vez ou outra. Eu tenho sinozite e rinite, sou alérgico mesmo e ultimamente venho com mais atividades....sou pré-candidato a vereador e estou saindo muito dia e noite, com sol, calor e frieza, para visitar e conversar com meus amigos.E ontem ao termino do evento senti um mal estar, fiquei tonto,rouco, suei frio o nariz entupiu mais, e o ouvido.Eu sou forte não dou moleza para doença, pensei até em ir para casa, porém tive certeza que não estava bem e essa certeza foi confirma pela conversar e orientação da minha amiga (ANJO),Rose Maria que me levou  para um atendimento médico na UPA. Chegando lá fui bem atendido, aferiram logo minha pressão e estava 12 por 8, fiquei mais tranquilo,Rose também. Logo depois de um tempinho passou a tontura, passei pelo médico e fiz um raio x, que constatou que eu tinha secreção no pulmão, devido a coriza da sinozite e rinite e os banhos frios que adoroo tomar e também meu coração estava crescido.

Expliquei que a 6 anos atras tinha descoberto um sopro inocente, porém sem repercussão, já faz 4 anos que não faço exames. Fui encaminhado para o cardiologista ele quer saber se esse "Sopro" sopra muito.

Fico apreensivo..... o bom é saúde e preciso de um pouco de energia para dar sequencia aos meus ideais.

Entretanto sei que tudo na vida, Deus está conosco e temos que ser feliz independente das situação...muitas vezes acontece algo e temos que visualizar melhor a vida, se tornamos melhores...lutamos com mais cautela pra saber que somos humanos e dependemos da força divina.

Gosto muito do poema,"FELICIDADE REALISTA" de Mario Quintana, que diz: Temos que fazer o possível para ser feliz e aceitar o improvável, fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar ser almejar o eterno.

Vou me cuidar e quero continuar lutando pra ser feliz independente do resultado, quero continuar a luta...


Quero agradecer a duas pessoas de coração apesar dele crescido, kkkkkkk
A minha amiga de labuta pela inclusão, Rose Maria que foi um anjo, pessoa do bem e também a minha amiga e cunhada "PALLOMA BEZERRA SETE" que foi outro querubim que Deus colocou na noite de ontem para me acolher...................................................................................................................................................
    
Eu e Marcela Bezerra
Eu e Rose Maria-secretária de comunicação da secretaria de desenvolvimento social e direitos humanos do estado de Pernambuco ela representou nossa secretária, Laura Gomes

Eu depois de atendido na UPA, esperando tirar o raio X, gostei do atendimento e da ACESSIBILIDADE, fui bem atendido estão praticando a lei 10.048-lei de prioridades
Eu o Doutor
Eu e o enfermeiro
                                               Eu e o querubim, minha cunhada Palloma

terça-feira, 15 de maio de 2012

ACIC,lançamento do SAC

Boa tarde...Daqui a pouco estarei na ACIC, com gestores de órgãos públicos e privados para o lançamento da cartilha SAC (Sinalização Acessível em Caruaru). Contaremos com a presença da 'mestra e doutoranda em Design pela UNESP/UFPE-Marcela Bezerra'.
Essa cartilha é resultado de varias pesquisas em órgãos públicos e privados com objetivo de garantir boa sinalização e garantir o acesso aos prédios e praticar aquilo que está nas normas da ABNT-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS, tem muitos órgãos infringindo aquilo que está na lei, o prozo de regulamentação jé expirou desde 2004.
Eu já denunciei, cobrei bastante na mídia e no meu blog.
Estarei lá daqui a pouco

sábado, 12 de maio de 2012

Feliz dia do "Doce melhor da vida" como dizia painho depois de escutar Nelson Gonçalves


Feliz ao doce melhor da vida como dizia painho, depois de escutar Nelson Gonçalves.
Parabéns...a minha Mãe, esposa, irmãs, cunhadas, amigas e colegas pelo dia do "Doce melhor da vida"

Lembro como se fosse hoje, quando era criança queria ir dormir procurava sempre a cama dela, igual faz meu filho quando pede para dormir com minha esposa . Ela me deu à vida, me ensinou  a ler e escrever, para que eu escrevesse esse post e também minha luta e história, é a minha Deusa aqui na terra! Peço perdão as minhas rebeldias e quanto essas malcriações foi injusta, te amo mainha....parabéns mainhas....vcs merecem tudo de maravilhoso.......................................
FELIZ DIA DAS MÃES


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Projeto Parlamento Jovem é apresentado à ADCC-Associação dos cadeirantes de Caruaru

Hoje recebi a visita de Diogo Cantarele-Vereador do PSDB e pré-candidato à Prefeito de Caruaru, e de Rafiê- presidente jovem do PSDB de Caruaru. Com objetivo de apresentar o "Projeto do Parlamento Jovem de Caruaru".

*O Parlamento Jovem de Caruaru, instituído por Projeto de resolução, é um projeto da Câmara Municipal de Caruaru que consiste em eleger jovens vereadores, representantes de entidades públicas e ou privadas ligados à juventude, em prol da melhoria dos jovens caruaruenses.

 

Decisão inédita da Justiça garante próteses a amputado por tubarão

Katherine CoutinhoDo G1 PE

Estudante vai implantar próteses biônicas nas mãos pagas pelo estado de PE.
Material, que custou R$ 654 mil, chegou em abril deste ano.


O recomeço de uma vida. É assim que o estudante universitário Charles Heitor Barbosa Pires, de 34 anos, define a decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública, no Recife, que lhe deu o direito de implantar próteses biônicas nas mãos, tudo pago pelo estado. Charles perdeu as duas mãos em um ataque de tubarão enquanto surfava na praia de Boa Viagem, em 1999.

A liminar inédita no país, assinada pelo juiz José Marcelon Luiz e Silva, saiu em outubro de 2011, mas as próteses, que custaram R$ 654 mil, chegaram apenas em abril deste ano. "Eu vou viajar no dia 20 para o Rio Grande do Sul para fazer os últimos ajustes. É uma nova vida, vou precisar ainda aprender a fazer os movimentos, ela vai ser programada", explica Charles.

As novas mãos biônicas mexem os cinco dedos e podem suportar até 90 quilos, o que vai permitir ao estudante ser reinserido socialmente. "Não queríamos uma prótese qualquer, que não o reabilitaria. Queríamos uma que permitisse ao Charles voltar a trabalhar, escrever. As pessoas não conhecem os direitos que têm", afirma o advogado Marconi Barreto Júnior, que entrou com a ação em 2010.

O advogado foi professor de Charles na universidade e se lembra quando descobriu a deficiência do aluno. "Fui professor dele em duas matérias. Só percebi o problema quando ele foi fazer prova e questionei se ele já tinha procurado os direitos dele", lembra Marconi. O estudante tinha procurado ajuda, mas a questão foi outra. "Encontrei muita gente que queria se aproveitar da minha situação, que me prometia a prótese, mas tudo o que queria era usar a minha imagem. Fui ficando descrente", conta Charles.

No meio de tantos problemas, o estudante ainda perdeu a mãe em 2005, uma das pessoas que mais o apoiava. "Ela deve estar comemorando lá no céu. Quando eu perdi as mãos, ela disse que me conseguiria novas, que eu não me desesperasse. No começo, é difícil, você não quer aceitar, mas depois você passa a valorizar muito mais a vida", acredita Charles, que foi estudar, tentar levar uma vida normal.

Uma lição ficou para Charles depois da decisão da Justiça a seu favor. "Tudo é passageiro, mas a seu tempo. Você precisa ter paciência e fé em Deus, não pode baixar a cabeça. As coisas se acertam", ensina ele. "Essa decisão abre caminho para que outras pessoas amputadas também ganhem próteses que as reabilitem de fato, o próprio juiz disse isso em sua decisão", explica o advogado.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dia 4 de maio palestrei na Escola Lisboa, no” projeto mais educação”


Dia 4 de maio palestrei na Escola Lisboa, no” projeto mais educação” e fiquei devendo de postar mais algumas imagens e boa parte do texto da minha palestra.

O tema do texto, falei de poemas, um pouco da minha história, dos sonhos realizados, da luta para realizar outros, da lei de ACESSIBILIDADE  10.098/2000 e o Decreto 5.296/2004 e da dificuldade que enfrentei e enfrento por causa de Acessos.

Comecei  a palestra citando dois pequenos trechos de dois poetas que tanto gosto e é um antídoto (remédio) para a minha alma, o primeiro de Mário Quintana e outro de Álvaro de Campos.

1°- Mário Quintana
“Deficiente é toda a pessoa que não consegue modificar a sua vida aceitando as imposições da sociedade”!

2°-Álvaro de Campos
“Não Sou nada, nunca serei nada, não posso querer ser nada, a parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo”!

 Inspirado por esses “poemas”,dei continuidade falando um pouco da minha história...dos sonhos realizados...da luta para relizar outros...

-Dos Sonhos

*Quando era criança queria ser goleiro do Sport Club do Recife, depois ponteiro direito, era um sonho! Já pensou? Era impossivel!!! Porém, fazia meus campeonatos brincando sozinho e realizava na minha imaginação...ficava muito feliz, realizei meu 1° sonho!

*Adolescente queria passar jogo de bicho, achava lindo e as pessoas que jogava e passava eu admirava e também para ganhar um um dinheirinho e poder me divertir com recursos própios, ir ao jogo do Sport, pegar taxi passear, namorar e etc..realizei meu sonho.

*Um pouco Adulto me apaixonei por Mísia,(Também deficiente e hoje minha esposa),queria ter um filho casar e construir uma família, realizei meu sonho.

*Adulto , juntos com meus amigos queria criar a ADCC-Associação dos Cadeirantes de Caruaru, com objetivo de lutarmos pelos nossos direitos, realizamos mais um sonho.

*Gostaria de terminar meu ensino médio, por que namorei de mais em 1997,coloquei o carro na frente dos bois..rs rs rs..sou gente também posso errar... Mísia ficou grávida como ja relatei. Tudo ficou mais difícil, financeiramente e os acessos aquitetônicos da cidade não ajudava(piso e também transporte), parei de estudar, porém lutei e terminei em 2010. Estudando pela internet eliminei oito matéria nas provas da GERE, e restarem três matéria: Quimica, física e Matématica, conclui fazendo o EJA (Educação de jovens e adultos) em 2010, realizei mais um sonho!

*Aspirei ser locutor, fiz uma oficina de rádio na Caruaru Fm, e fui locutor do tele mensagem Shalom, realizei outro sonho.


*Sempre gostei de dançar, criei junto com apoios de amigos: Fátima,Cris,Marileide, josefa, Cicera e professor Janduir. Criamos o “Dança sem barreiras”, 1° companhia de dança de cadeirantes de Caruaru, realizamo o sonho..sou bailarino!
*Almejei ser “Conselheiro Municipal dos direitos das pessoas com deficiência”, com ajuda dos amigos e do segmento que acreditam no meu trabalho, venci as eleições de 4 de abril do mês passado, vencendo por 13 à 11 os candidatos da APODEC, realizei mais um sonho....


- Da luta de outros Sonhos

*Continuo na labuta para realizar outros...quero ser  “Advogado e Vereador de Caruaru”, estou na luta vou com ajuda de Deus para esses dois desafios, sempre com temor de Jesus e visando o bem.

-Da lei 10.098/2000 e Decreto 5.296/2004

*Falei da Lei de Acessibilidade,10.098/2000. Que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da Acessibilidade. Nosso direito de acesso ao piso das cidades, nas ruas avenidas, órgãos públicos, privados e....foi muita coisa....

*Decreto 5.296/2004, que regulamenta a 10.098/2000, obrigando os estabelecimentos públicos: secretarias, prefeituras, igrejas, escolas e... a se adequarem e garantir o o nossos direitos de cidadania, tem muitos sem Acessibildade, violando os nossos direitos...

E finalizei contando algumas experiência de falta de acesso e algumas reivindições que lutei para ser repeitado. Exemplo: uma  luta que travei na rua Sete de Setembro no centro de Caruaru por não poder atravessar, devido os motoqueiros estacionarem na passagem e rampa de cadeirandes.

Amei falar de tudo faço com prazer...é um “ANDÍTOTO”, pra mim e tenho certeza que colaborei para a Educação dos jovens de ensino fundamenta e médio,se eles quiserem colocarem em pratica, ecredito que sim...valeu apena...acho que eles aprenderam.

“Acho que a educação é a base de tudo...se uma nova CULTURA não nascer nas escolas, fica difícil viabilizar “ACESSIBILIDADE”.

Queria mais uma vez agradecer  a minha amiga, professora Wiliane Pereira! Uma das colaboradoras do “POJETO MAIS EDUCAÇÃO”, da Escola Lisboa de Caruaru.






Pesquisa apresenta o perfil de Caruaru no quesito acessibilidade



Matéria do blog do Vanguarda de Hélio Junior

Na próxima terça-feira (15), às 19h, no auditório da Acic, gestores de órgãos públicos e privados estarão reunidos no lançamento da cartilha Sinalização Acessível em Caruaru (SAC) específica sobre o tema acessibilidade. O trabalho é resultado de uma pesquisa criteriosa proposta e coordenada pela doutoranda e professora de design da UFPE, Marcela Bezerra. "O objetivo do estudo foi pensar na sinalização acessível nos prédios de acesso público da cidade de Caruaru. Para tanto, foram observados prédios de diferentes segmentos e como cada edificação apresentava seus acessos e estruturas internas a partir do uso obrigatório", disse.
A pesquisa também observou a situação da sinalização e design acessível nos ambientes partindo do princípio de que a NBR9050 - que contempla a normatização de acessos e sinalização - passou a ser obrigatória desde o ano de 2004. Ao término da pesquisa, os principais pontos de divergência da norma foram ilustrados em forma de cartilha com o objetivo de instruir a comunidade caruaruense a fim de proporcionar um ambiente seguro e de circulação adequada para todos. A investigação científica começou em fevereiro de 2010 e terminou em fevereiro de 2011.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mãe de dois deficientes arruma tempo para trabalhar e praticar triatlo

Krystine CarneiroDo G1 PB

João Victor e Samuel, de 10 e 12 anos, têm síndrome de Lennox-Gastaut.
Cibelle começou a se exercitar para melhorar o condicionamento físico.



Ela acorda às 5h30, dá banho nos filhos e serve o café da manhã deles antes de sair para pedalar. Volta e, às 8h, ela vai trabalhar. A hora do almoço é reservada para brincar com as crianças. Chega em casa às 18h para brincar mais um pouco e arrumar os filhos para colocá-los na cama. Às 19h eles dormem, então chega a hora de ir à academia. Essa é a rotina da paraibana Cibelle Gomes, de 34 anos, mãe de dois garotos que sofrem da síndrome de Lennox-Gastaut (SLG).

As crianças são João Victor, de 12 anos, e Samuel, de 10. A síndrome, que é uma forma de epilepsia de difícil controle, faz com que eles tenham problemas cognitivos e motores, além de crises convulsivas constantes e severas. “João Victor era um bebê que não se desenvolvia. Não segurava o pescocinho”, disse Cibelle, que explicou que ele começou a fazer fisioterapia com três meses. As convulsões começaram com um ano de vida.

No começo, os médicos diziam que João Victor teve falta de oxigenação no parto. Mas, com a descoberta da síndrome, ela soube que o segundo filho também tinha chances de nascer com os mesmos problemas porque a doença vinha de uma incompatibilidade genética entre ela e o marido. “Sabe quando dizem que raios não caem no mesmo lugar duas vezes? Comigo aconteceu”, comentou.

Cibelle teve o primeiro filho aos 22 anos e o segundo, com 24, quando cursava o último período do curso de direito. Naquela época, ela dava dedicação total aos filhos. Hoje, com duas babás para auxiliar, ela consegue trabalhar, malhar e dar atenção a João Victor e Samuel. “Sou mãe, esposa, profissional, atleta e ainda vou à igreja”.
Cibelle garantiu o 5º lugar na Copa Pan-Americana de Triatlon (Foto: Arquivo Pessoal)Cibelle garantiu o 5º lugar na Copa Pan-Americana
de Triatlon (Foto: Arquivo Pessoal)
Mãe triatleta
Cibelle começou a pedalar para melhorar o condicionamento físico quando estava amamentando Samuel. Depois, ela acrescentou à lista de exercícios físicos a corrida e a natação e, neste ano, já participou da Copa Pan-Americana de Triatlon, que aconteceu no dia 7 de abril em João Pessoa. Enquanto seu marido, Robson, foi desclassificado da competição, Cibelle garantiu o 5º lugar. Mas além dessa conquista, ela realiza a façanha diária de segurar dois garotos grandes, um com 33kg e outro com 42kg.

Há um ano, ela sentiu a necessidade de trabalhar e agora integra a equipe da assessoria jurídica da Controladoria Geral do Estado. No emprego, conta com a compreensão dos chefes que a liberam duas vezes por semana para que ela possa acompanhar os filhos na fisioterapia e na equoterapia.
Na foto acima, João Victor brinca com um cavalo. Abaixo, Samuel participa da equoterapia junto a instrutores (Foto: Krystine Carneiro/G1)Na foto acima, João Victor e a mãe brincam com
um cavalo. Já Samuel participa da equoterapia
com instrutores (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Cibelle dedica todo tempo livre que tem aos filhos, mas, apesar disso, nunca pôde ouvir um agradecimento dos meninos, que não falam devido à SLG. Ela, no entanto, diz que não sente essa necessidade. “O olhar de João me diz tudo que eu preciso. Eu vejo o ‘mamãe, eu te amo’. A energia de Samuel também. Ele me dá todo o trabalho que um filho dá. Ele tem todo aquele calor, me belisca, me chama. É o meu remédio, chegar em casa e ver os dois”, garantiu emocionada.
E mesmo com uma vida movimentada, Cibelle aproveita todos os momentos perto dos meninos dela. “Na equoterapia tem um espaço reservado para as mães. Eles dizem que é para ter uma ‘hora só sua’, mas eu não uso. Dizem que eu sou rebelde, mas eu não sou, só quero acompanhar meus filhos”, ressaltou. “Também me divirto nos fins de semana com atrativos para eles. Levo para a calçadinha para fazer passeios ao ar livre. Eles também amam tomar banho de piscina”.

O maior problema que a mãe enfrenta com os dois garotos são as convulsões, pois os remédios não impedem as crises por completo. Na última, o mais novo machucou o nariz e levou dois pontos na testa.
Quarto foi adaptado para evitar acidentes (Foto: Krystine Carneiro/G1)Quarto foi adaptado para evitar acidentes
(Foto: Krystine Carneiro/G1)
Casa adaptada
A casa foi adaptada para evitar mais danos às duas crianças. No quarto de brincar, todas as paredes são acolchoadas e eles brincam em um colchão que cobre todo o chão e em um sofá. No quarto onde eles dormem, as camas também foram adaptadas e têm a aparência de berços, com cercas. Para Samuel, que é mais agitado e consegue ficar em pé, a cama tem cercas mais altas para que ele possa brincar sem cair da cama. Mesmo com toda essa proteção, a mãe não deixa de acordar de madrugada. "Eles acordam à noite e eu já tenho o ouvido sensível. Sempre vou para o quarto deles”, contou.
Cibelle já foi a vários médicos e todos indicam estímulos neuropsicomotores para João Victor e Samuel, mas a própria mãe e a família não veem evolução, mesmo com tantas terapias e remédios. “Se me perguntassem, eu diria que não quero a cura. Deus me deu assim, assim vai ser. Sem nenhuma mágoa. Não pergunto o motivo e nem até quando”, declarou.


Tradução