segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Cadeirante luta para usar Banheiro Adaptado do Hospital do Cancer de Pernambuco . Leiam e vejam imagens da denuncia feita pela Cadeirante,Vasti Araújo pelo seu Facebook

AUTORIDADES DO ESTADO DE PERNAMBUCO, E ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA FISCALIZAÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, PASMEM COM O QUE ME ACONTECEU RECENTEMENTE NO HOSPITAL DO CÂNCER DE PERNAMBUCO!!!!

No dia 07/11/2013 á tarde, não posso precisar a hora pois já fazia tempo que estava no HCP Hospital do Cancer de Pernambuco, comecei a procurar o sanitário adaptado, para pessoas com deficiencia, pois sou cadeirante há quatorze anos, e, para minha surpresa, ninguem,no devido hospital, sabia dizer se havia WC adaptado neste local. Por ser um hospital onde vi muitas pessoas de cadeiras de rodas, inclusive mutiladas,
Fiquei surpresa e comecei a perguntar as pessoas que estavam fardadas, que trabalhavam ou prestavam serviço no local, VOLUNTÁRIA, PSICÓLOGA e só houvia que NÃO HAVIA WC ADAPTADO NO HCP!

Conversei bastante tempo de maneira leve e agrdável com destas duas pessoas e inclusive disse que faria uma enquete: COMO O CADEIRANTE PODERIA FAZER XIXI NO HCP, SEM WC ADAPTADO? A psicóloga até riu e disse que seria um caso a se pensar, já que o cadeirante ficaria numa condição muito difícil. Minha bexiga já estava muito cheia e comecei a procurar e me foi dito que na PELVIS, (foi assim que me indicaram o lugar) teria um wc adaptado, um funcionario me levou gentilmente até o local e quando reconheci o wc pela largura da porta e coloquei a mão na maçaneta, uma funcionária disse: Este wc banheiro está em manutenção!

Não pode ser usado! Solicitei a ela a que abrisse para que eu visse se estava realmemnte em manuntenção. A resposta foi: A chave não está comigo; não posso lhe mostrar. Use este daí. E me apontou uma série de wcs comuns, extremamente sujos, que eu não poderia usar por conta do espaço e da largura das portas, e também por não ter BARRAS DE APOIO, NECESSÁRIO PARA A TRANSFERENCIA DOS CADEIRANTES, DA CADEIRA DE RODAS PARA O VASO SANITÁRIO! Voltei, auxiliada por uma funcionária, ao ponto de partida. Quando, uma funcionaria, DA TRIAGEM, SE COMPADECEU DE MINHA SITUAÇÃO (apertadíssima) foi até a recepção da triagem e voltou com uma chave de um WC MASCULINO, que fica neste local, E abriu-o, Para que eu usasse. Para minha surpresa trata-se de um WC DEVIDAMENTE ADAPTADO, LIMPO! Que não consta o ADESIVO INDICADOR PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA. Eu estava acompanhada de minha sobrinha que me ajudou a fazer usso do sanitário. Agradeci, satisfeita e entreguei a chave a funcionaria que me deu. Outra funcionaria ao ver o que aconteceu, ficou desgostosa e exclamou, INSATISFEITA: “MAS RAPAZ, TU DEIXASSE ELA USAR O BANHEIRO!... Eu, mais uma vez, surpresa, porém, com minha necessidade atendida, fui embora e não comentei nada.

No dia 05/12/2013, mais uma vez, fui ao HCP fazer uma consulta, após o atendimento, entre dez e onze horas da manhã, por estar com a bexiga muito cheia, pois havia urinado às cinco da manhã, e costumo esvaziar a bexiga de quatro em quatro horas, por ser LESADA MEDULAR E PORTADORA DE PARAPLEGIA FLÁCIDA IRREVERSÍVEL, fui até a recepção da triagem, onde me deram a chave do sanitário ADAPTADO e solicitei a um funcionário do local. Este, antes de me atender foi até ao telefone e ligou para alguem. Não sei quem foi nem o que disse porque estava dentro do local que é separado por vidro. Esperei um pouco e depois, por demorar, vi que o funcionário havia retornado ao seu serviço no computador, sem uma satisfação. Perguntei a ele: O SENHOR VAI ME DAR A CHAVE DESTE WC ADAPTADO PARA QUE EU POSSA USAR? Ele respondeu, RISPIDAMENTE,: JÁ FALEI COM A CHEFE; ELA VAI RESOLVER!.... Chega uma senhora magrinha, morena clara de cabelo curto de braços cruzados em total posição de “GUARDA”. Eu então lhe digo: Eu gostaria de usar este sanitário pois sei que é ADAPTADO! , e já usei-o outra vez. A resposta veio SECA E EM TOM DE DESAGRADO: “A SENHORA NÃO VAI PODER USAR ESTE SANITÁRIO! Eu respondi: EU NÃO ACREDITO NO QUE ESTOU OUVINDO! ESTE BANHEIRO É ADAPTADO E EU JÁ O USEI ANTES; É WC PARA CADEIRANTES. A resposta veio em tom mais autoritário e intimidador: TODOS OS OUTROS CADEIRANTES USAM O OUTRO BANHEIRO (NÃO ADAPATADO) E NÃO RECLAMAM; A SENHORA É A PRIMEIRA A RECLAMAR! A SENHORA ESTÁ CRIANDO PROBLEMAS!! Diante desta situação, muito apertada, com a bexiga doendo, preocupada com um possível vasamento e ter que ficar toda molhada, tendo que passar por CONSTRANGIMENTO, em PÚBLICO, eu, em total desespero, ergui a minha voz e disse-lhe: Voces estão cometendo um crime; este local, por lei é de uso dos DEFICIENTES FÍSICOS; NÃO PODE SER PROIBIDO. Eu sou cadeirante! Este wc não pdde ser de uso exclusivo de funcionários. Veja a largura da porta. (mais de 70cm) é norma da ABNT! Ele foi construido para uso dos cadeirantes! É lei! Foi solicitada a presença de uma terceira pessoa. A responsável pelo setor de HOTELARIA do HCP. Bem mais dócil, porém resistente. 

Repeti o meu desagrado, bastante zangada. A mesma, argumenta um pouco, no sentido de me convencer a usar o outro sanitário, o comum. Pede para que eu tenha calma. E, em seguida, troca olhares com a supervisora e, baixinho apela: DEIXA ELA USAR O DE LÁ DE TRAS! Para minha maior surpresa, o HCP não tem só um wc adaptado funcionando, tem outro! O DE TRAS! Entre troca de olhares, chegam a um acordo e de repente, aparece a chave e sou dirigida a um wc cuja porta também está fechada ao público usuário. Enquanto tudo isto ocorre eu peço a minha sobrinha para fotografar o wc que os cadeirantes são OBRIGADOS A USAR. Quando a porta do wc é aberta para que eu entre, há no local um objeto guardado que me pareceu uma prateleira, e que me impede de entrar com a cadeira. O que demonstra que este wc jamais foi utilizado por um cadeirante. Seria IMPOSSIVEL USÁ-LO COM AQUELE OBJETO LÁ DENTRO. NÃO PODIA MANOBRAR A CADEIRA; NÃO TINHA ESPAÇO SUFICIENTE. Finalmente o objeto é retirado e eu tenho, GRAÇAS A DEUS, ACESSO AO SANITÁRIO E POSSO, ENFIM, ESVAZIAR MINHA, TÃO CHEIA BEXIGA!!! Logo em seguida vejo uma senhora que acabara de tirar os pontos sendo conduzida por um maqueiro ao wc não adaptado, APERTADO, para fazer uso. LAMENTÁVEL!!! Ainda falei com ela e disse-lhe que havia um local onde ela poderia fazer uso mais confortavelmente, mas, ela, que podia ficar de pé, me diz, docemente, confortando-se com a situação: Minha filha, deixe que eu uso o outro; não precisa, não. Quando aviso as duas funcionárias que vou DENUNCIAR, o que está acontecendo, sou solicitada a esperar pois vão chamar a “OUVIDORIA”. A responsável chega; e para minha TOTAL SURPRESA, por eu estar ainda sob efeito emocioanal, indignada, falando exaltada, a mesma usa seu tom de voz, para me intimidar: OLHE!... NÃO FAÇA ISTO!... Logo após, esta senhora me chama para ir, com ela a uma salinha. Eu pergunto por que? E ela diz que o que irá fazer só pode ser feito lá. Eu vou com minha sobrinha e ela começa a orar por mim como se eu estivesse com PROBLEMAS ESPIRITUAIS! Por estar tão zangada! Aproveitei a ocasião e fiz um clamor ao SENHOR JESUS, SOLICITANDO UMA PROVIDENCIA NAQUELE LUGAR, JÁ TÃO CHEIO DE SOFRIMENTO E INJUSTIÇAS. Quando terminei pedi para falar com o diretor. Me foi dito que eu não poderia porque onde ele fica tem ESCADAS!.... Será tambem que lá não tem ELEVADOR?.... Claro que tem!

GOSTARIA QUE FOSSE TOMADAS PROVIDENCIAS PARA COM AS PESSOASCOM CÂNCER, MUTILADAS, EM CONDIÇÕES EMOCIONAIS ABALADAS, EM PROFUNDO SOFRIMENTO, TIVESSEM UM TRATAMENTO DIGNO DE SUA CONDIÇÃO!
Segue anexo fotos.

Grata,

Vasti Araujo

09/12/2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução