domingo, 22 de dezembro de 2013

Jerry Lewis, o rei da comédia e um humanitário pelas pessoas com deficiência


                              Jerry Lewis criou o Teleton em 1966 nos Estados Unidos

Jerry Lewis, ou Joseph Levitch, nasceu na cidade de Newark, Nova York, em 16 de março de 1926. Sem dúvida um dos maiores comediantes de todos os tempos, além de produtor, diretor e escritor de cinema.
Jerry Lewis iniciou sua carreira artística como parceiro de Dean Martin, formando a dupla cômica que faria grande sucesso no cinema internacional até meados dos anos 50.

Divergências na concepção dos filmes e certo ciúme profissional fizeram com que a dupla se desfizesse em 1956. A partir daí Jerry Lewis tomaria o controle de sua carreira e além de ator, trabalharia também como diretor e produtor de vários de seus filmes, alcançando grandes êxitos de bilheteria e se mantendo como um dos principais astros de Hollywood até 1966.

Teve sete filhos, um deles com deficiência física. Em 2009, ganhou o Prêmio Jean Hersholt, o Oscar Humanitário, por ter contribuído para a criação da Associação de Distrofia Muscular, no início dos anos 50, e por continuar com este trabalho humanitário atualmente. Lewis foi seu presidente nacional a partir de 1952. Por suas iniciativas, já foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz.

Jerry Lewis criou o Teleton em 1966 nos Estados Unidos, realizado em mais de 20 países da Europa, América do Norte e América do Sul, anualmente. A América Latina possui uma organização dos países que realizam o Teleton, a Organização Internacional dos Teletons (Oritel). O objetivo da Oritel é favorecer a troca de conhecimento entre os países e instituições, além de possibilitar uma melhor integração entre aqueles que visam uma sociedade mais justa e produtiva para os deficientes físicos de todo o mundo.

Depois dessa data sua carreira de ator de filmes entraria em declínio. Nos anos 70 Jerry se dedicaria a seus programas na televisão americana, sempre com grande sucesso. Foi professor de cinema na Universidade da Califórnia, quando foram seus alunos Steven Spielberg e George Lucas.

No cinema, ele é mais lembrado pela comédia o “O Professor Aloprado”, filme de 1963, refilmado em 1996 com Eddie Murphy no papel principal. Na versão original, o personagem desastrado de Lewis se transformava em um conquistador de mulheres, na verdade uma paródia de seu antigo parceiro Dean Martin. Em 1976, os dois se reencontrariam em um programa beneficente, por iniciativa de Frank Sinatra. Jerry contaria em uma entrevista a Larry King que se orgulhou de na hora contornar a surpresa e proferir sem querer uma grande tirada: perguntou a Dean se ele estava trabalhando.

Nos anos 80 Jerry Lewis aceitou voltar ao cinema e fazer alguns papéis dramáticos, como em “O Rei da Comédia (BR)” de Martin Scorsese. E também uma participação na série de televisão “Wiseguy” (O Homem da Máfia).


Fonte: Turismo Adaptado e Fernanda Zago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução