domingo, 15 de dezembro de 2013

Nicolelis divulga vídeo que mostra movimentos de exoesqueleto

Na segunda-feira, começa última fase de teste antes de vinda para Brasil.
Cientista promete fazer um jovem paraplégico dar pontapé inicial da Copa.

O cientista brasileiro Miguel Nicolelis - que promete fazer um jovem paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014 por meio do projeto internacional Andar de Novo - divulgou neste domingo (15) novos vídeos do exoesqueleto no qual sua equipe trabalha.
Segundo ele, começa nesta segunda-feira a última fase de testes antes do embarque para o Brasil, onde o equipamento desenvolvido será testado em 10 voluntários na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo.

"Entre outros movimentos, começamos a testar a habilidade do exoesqueleto em produzir um verdadeiro 'chute brasileiro'", brincou o cientista, em sua conta do Facebook. Veja o vídeo.
Cerca de cem cientistas americanos, europeus e brasileiros trabalham no Walk Again Project. O projeto é uma parceria entre a Universidade Duke e instituições de Lausanne (na Suíça), Berlim e Munique (ambas na Alemanha), Natal e São Paulo.

A técnica faz parte de uma linha de pesquisa conhecida como "interface cérebro-máquina", com a qual Nicolelis já obteve resultados internacionalmente relevantes. Em um dos mais importantes, o neurocientista fez com que macacos não só controlassem uma mão virtual, como também sentissem uma espécie de tato quando exerciam a atividade.

Fonte-G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução