quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cadeirantes tomam banho de mar

Michel Peneveyre e Yoko Farias curtem o mar de Noronha, graças ao Praia sem Barreiras / Luiza Modesto/Especial para o JC

Michel Peneveyre e Yoko Farias curtem o mar de Noronha, graças ao Praia sem Barreiras

Luiza Modesto/JC

O banho de mar nas águas transparentes e mornas da Praia do Sueste, localizada no arquipélago pernambucano, tornou-se mais democrático, graças à estreia hoje do projeto Praia sem Barreiras, idealizado e executado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur/PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). A partir de agora o acesso de cadeirantes à paradisíaca baía da ilha será possível através de uma esteira antiderrapante, que conduz o banhista por 30 metros até quatro cadeiras de rodas anfíbias, desenvolvidas com tecnologia da Nasa e cujo material não esquenta sob a ação do inclemente sol nordestino.

De lá, os banhistas são acompanhados por oito profissionais da EcoNoronha devidamente qualificados para o banho assistido, que poderá ser desfrutado todos os dias, das 8h às 18h. A recifense Yoko Farias Sujimoto, 29 anos, e o cadeirante suíço Michel Peneveyre, presidente da ONG Rodas da Liberdade, que vive em Porto de Galinhas, foram os escolhidos para estrear o serviço da equipe e a curtir as delícias do mar de Noronha.
"Estou muito feliz de estar aqui. Esse é um sonho de muitas pessoas em minha condição. Sei que muitos virão depois de nós dois", diz emocionada Yoko. Já para o quase pernambucano Michel, a palavra que melhor define a experiência de ontem é felicidade. Tanto que este foi o nome que ele deu à tartaruga encontrada no mar naquela manhã pela equipe do Tamar. O animal marinho, que costuma desovar nas areias da Praia do Sueste, logo se tornou a mascote da emocionada dupla de banhistas especiais.

O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, justificou a escolha de Noronha pela a avançada iniciativa de acessibilidade em andamento na ilha, que conta com três trilhas completamente acessíveis a pessoas com problemas de locomoção. São elas: o Mirante dos Golfinhos, que suspensa e construída com madeira biossintética; o Mirante do Sancho, onde é possível observar o belo cenário da praia que leva o mesmo nome do ponto de observação, e o Mirante Dois Irmãos, principal ícone da ilha. As trilhas foram construídas pela EcoNoronha. Está previsto para o deste ano o término da última delas, a da Praia do Leão.
O projeto não para em Noronha, vale lembrar. Foi anunciado hoje pelo secretário que a Praia de Boa Viagem, no Recife, será o próximo ponto de acessibilidade ao mar por pessoas de deficiência física ou mobilidade reduzida.

Falhas de acessibilidade no Aeroporto do Recife


Fotos: BlogImagem
Uma comissão integrada por representantes da Secretria de Acessibilidade do Ministério das Cidades, do Crea-PE e da Infraero realizaram na tarde desta quinta-feira (31) uma vistoria no Aeroporto Internacional do Recife para diagnosticar possíveis falhas de acessibilidade. A ação visa as Copas das Confederações e do Mundo - que terão a capital pernambucana como uma das cidades sede - e já foi realizada em outros municípios. Uma análise inicial já apontou pequenas falhas. Os trabalhos continuam nesta sexta (1ª).

Estão sendo analisadas questões da área interna e externa, como a altura dos balcões de atendimento das prestadoras de serviço e companhias instaladas dentro do Aeroporto, inclinação das rampas, adaptação dos sanitários e elevadores, além das escadas rolantes. "A ação não tem um caráter punitivo. Vamos apenas identificar os elementos em discordância para serem ajustados", explicou a analista de Infraestrutura da Secretaria de Acessibilidade do Ministério das Cidades. O diagnóstico baseia-se nas normas NBR 9050 e 15599 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Após a vistoria, um relatório será feito pelo Ministério e entregue à Presidência da República. O prazo não foi divulgado. O CREA-PE participa da ação após um convênio de cooperação técnica assinado com o governo federal em 2009.

Inicialmente, a varredura identificou problemas como espaço pequeno entre as vagas do estacionamento, rampa de acesso aos elevadores do estacionamento menor do que a ideal, altura dos botões dos elevadores maior do que a determinada e falta de corrimãos em alguns locais. As irregularidades ainda serão confirmadas pelo relatório final, já que há uma "margem de erro" para as medidas determinadas pela ABNT.

"Independente desta vistoria, a Infraero já havia feito um levantamento do que foi registrado hoje e estamos providenciando as obras", explicou o fiscal do Terminal de Passageiros da Infraero, Lenarte Moura.
Matéria,blog de jamildo

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cadeirantes embarcam, rumo à Fernando de Noronha,praia sem barreiras


Dia 24/02,quarta feira,hoje faz oito dias que, a secretaria de turismo de Pernambuco criou às condições para cadeirantes usufruir da praia acessível(PROJETO PRAIA SEM BARREIRA).A primeira cadeirante a utilizar a cadeira anfíbia em Fernando de Noronha.Ela é coordenadora do programa de turismo acessível da EMPETUR,Mosana Cavalcante.


Agora os próximos cadeirantes que embarcaram a poucos instantes no voo-Recife,Fernando de Noranha: Yoko Farias-SEAD e Alixandre Rogério-Conselho Estadual.A segunda foto deles na integra.




terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O exército aumenta com força, capacidade e há interesse político.

Meu artigo,Fernando Acessibilidade


O exército aumenta, há interesse político e muitas das pessoas tem medo de ter preconceito,outras não, agem com habilidade de sentir nossas necessidades.

Essa semana já li na internet que um soldado “cego”,(professor da UFPE),se defendeu, denunciou,foi discriminado no trabalho,reivindicou seu direito,processou à UFPE-Universidade federal de pernambuco! E só foi um!Imagina 46.000 milhões?

O exército de pessoas com deficiência é de 46.000 milhões,24% da população brasileira, segundo dados do IBGE/2010. Em pernambuco,28%,aqui em Caruaru 28.000 mil,10%-deficientes com limitação acentuadas que não conseguem de modo algum ou com grande dificuldades.
E ainda pende para aumentar,devidos os acidentes de motos,carros e doenças,segundo especulação de períodicos. 

Os soldados são mais e com capacidade, às pessoas com “deficiência” cobram,reivindicam mais,conhecem leis,ler,estudam,são preparados,corajosos. O segmento é forte.Ongs,conselhos,coordenadorias em governo.....Todos de olho na lei 10.098/Acessibilidade

A militância com labuta nos âmbitos: federal,estadual e municipal ,obtiveram conquistas...e eles tem interesse, é muita gente!Bom pra gente, vamos avante e sem parar...eles ficam com medo até de não fazer, de ter preconceito, perde voto,fica mal na fita,há interesse político.

É plano viver sem limites,cotas nas universidades,nas empresas,passe livre,transportes adaptados,BPC,isenção de tributos na compra de veículos,camarote da acessibilidade,algumas prais acessíveis. Os tele jornais divulgando, sempre abordando temas relevantes,rádios,redes sociais,blogs,e por aí vaí....agora há púlblico ........Tudo isso decorrente do incremento de nosso público, forças,capacidades e ações. 

“Vamos avançar nossos soldados e se defender(atacar) mais, e com fé em Deus , vamos vislumbrar:Igrejas adaptadas,casas comerciais,órgão públicos e privados....,muitos temendo a lei 10.098.”

“E começam respeitando os direitos humanos, e isso tudo por que? O exército aumenta, há interesse político e muitas das pessoas tem medo de ter preconceito,outras não, agem com habilidade de sentir nossas necessidades,sentem na pele.”



Abertas inscrições para Curso de Libras em Caruaru


Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A medida é em cumprimento à Lei Municipal 5.131, que visa à acessibilidade comunicacional e a inclusão social das pessoas surdas.

Podem participar das aulas os servidores da prefeitura, professores da rede municipal e estadual de ensino, familiares dos deficientes auditivos ou pessoas do convívio, agentes da Destra, arte-educadores da saúde, recepcionistas dos hospitais públicos e profissionais das instituições especializadas que trabalham na área da deficiência auditiva.  

O curso terá início no dia 18 de fevereiro, tem duração de quatro meses, com aulas às segundas-feiras, das 13h às 16h, e às quartas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h.  

Os interessados devem fazer a inscrição no Centro de Atendimento às Pessoas com Deficiência – R. Deolindo Tavares, 191, Maurício de Nassau, levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. 

matéria do blog de Igor Maciel

domingo, 27 de janeiro de 2013

Mauricio de Souza pensando em Acessibilidade

Pesquisei aqui na internet que o Gênio, Mauricio de Souza lançou uma revistinha falando sobre o tema 'ACESSIBILIDADE'


Programa Esquenta,Regina Casé, abrindo espaço para falar em educação das "pessoas com deficiência" em sala regular.Bom de mais...

Esquecer Jamais, 200 mil pessoas com deficiência assassinadas


…não relembrar o Holocausto significa assassinar as vítimas pela segunda vez; tornar-se cúmplice do inimigo. 
Por outro lado, relembrar significa sentir compaixão pelas vítimas de todas as perseguições.

Yom HaShoá .Dia da Lembrança do Holocausto. (Dia da Catástrofe, em hebraico), é celebrado em 27 de Nissan, data oficializada pelo então primeiro-ministro israelense, David Ben Gurion, em 1959. O objetivo é não apenas manter viva a memória das vítimas do nazismo, como também fazer o Holocausto chegar ao conhecimento do mundo e combater todas as atrocidades cometidas em nome do anti-semitismo.

 MORTE MISERICORDIOSA. Decreto de Adolf Hitler em 1939 que determinava a morte de Pessoas com Deficiência ,Idosos ,Senis e doentes incuráveis..Os que eram poupados eram submetidos a experiencias medicas com requintes de crueldade na tortura.
Cerca de 200 mil Pessoas com Deficiência foram assassinados !

Movimento da pessoa com deficiência se mobiliza em prol do Sarah vir para Pernambuco


Secretaria de Defesa Social realiza ação de cidadania para às pessoas com deficiência.

Em comemoração ao dia do papiloscopista, o instituto tavares realizará no dia 05/02 de 8h às 12,rua da Aurora esquina com av.norte,uma grande ação para atender às pessoas com deficiência que precisam de:

-Carteira de identidade na hora
-Carteira de trabalho
-Certidão de nascimento
-Certidão negativa
-Defensoria pública
-Foto para documento na hora
-Transporte para quem tem dificuldade de mobilidade

Parceiros:GP/DPE/SEJUSDH/CASA DA CIDADANIA

Agendamento com Silas Buriti/ 3183-5039 ou 3183 5083

sábado, 26 de janeiro de 2013

Vindo do Recife uma parada no Rei da coxinha,rampa acessível

Logo na entrada rampa de acesso muito bem feita...me proporcionando total autonomia para entrar e lanchar na mesa junto com meus amigos,Fernando e Cris.

Foto com meu amigo xará,Fernando-pessoa humana e acessível.Motorista da secretaria de saúde de Caruaru.

UFPE é processada por professor cego, que reclama discriminação no trabalho

Na AACD-Recife


Vim para uma consulta na AACD-Associação de assistência a criança com deficiência, fui examinado pela Dr.(a) Cristiane Veras-Terapeuta Ocupacional, muito atenciosa e acessível. Meu objetivo? Trocar a minha cadeira de rodas por uma leve e acessível,aumentando minhas possibilidades pessoais,educativas de lazer e trabalho....Minha atual está ultrapassada e pesada,sinto dores na coluna.

Há concessões de órteses e próteses e meios auxiliares de locomoção, um direito concedido pelo estado, através da “portaria n° 2.381,de 10 de Outubro de 2008.( Estabelece recursos a serem incorporados ao Teto Financeiro anual de Média e Alta Complexidade, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios para fortalecimento da implementação da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência).

 Todos têm direito gratuitamente

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A comunicação entre surdos e ouvintes já pode ser facilitada por meio de um aplicativo para celular: o "Hand Talk". Ele é disponibilizado gratuitamente e foi desenvolvido aqui no Brasil mesmo, em Alagoas. O aplicativo vai representar o Brasil em um concurso da ONU que reúne 102 países.


 Você confere os detalhes no Repórter Brasil de hoje, que começa às 21 horas.

Foto: Marcello Casal / ABr
A comunicação entre surdos e ouvintes já pode ser facilitada por meio de um aplicativo para celular: o "Hand Talk". Ele é disponibilizado gratuitamente e foi desenvolvido aqui no Brasil mesmo, em Alagoas. O aplicativo vai representar o Brasil em um concurso da ONU que reúne 102 países. Você confere os detalhes no Repórter Brasil de hoje, que começa às 21 horas. 

Foto: Marcello Casal / ABr

Deficientes visuais agora podem jogar vídeo game em condições de igualdade com pessoas que enxergam,segundo Juliano.

Porto digital promoverá palestra

Fiquem atentos! O Porto Digital vai promover no próximo dia 29 de janeiro, das 18hs às 21hs, o debate sobre Acessibilidade Digital, dentro da programação do Recife Summer School 2013. Este evento, que tem como objetivo discutir as tecnologias desenvolvidas para facilitar a acessibilidade das pessoas, vai ser realizado no auditório da Livraria Cultura (Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife, ao lado do Paço Alfândega). As inscrições custam R$ 15,00 (até o dia 25 de janeiro) e R$ 25,00 (de 26/01 a 29/01) e podem ser feitas através do sitehttp://rss.portodigital.org. Participe!

Das 18h às 18h30, Virgínia Chalengre vai falar sobre o tema: "Aplicativos acessíveis: por que fazer?". Esta palestra tem o objetivo de levantar a questão da acessibilidade e discutir o seu papel no cotidiano das pessoas.

Entre as 18h30 e 19h15 vão acontecer duas palestras diferentes. Das 18h30 às 19h15 será apresentado por Christiane Cabral o tema "Novas tecnologias acessíveis para educação", com abordagens sobre as inovações desenvolvidas para facilitar o processo educacional das pessoas.

Paralelamente, a partir das 18h35 até as 19h10, será a vez da palestra "Acessibilidade para surdos", com participação de Marcelo Amorim. Neste momento serão apresentados os diferentes tipos de acessibilidade que garantem autonomia às pessoas surdas e apresentados os recursos que a tecnologia oferece para facilitar essa acessibilidade.

Em seguida, finalizando o encontro, das 19h45 às 20h10, vai acontecer o encontro "A evolução das tecnologias assistivas para cegos", apresentado por Milton Carvalho e cujo foco será analisar como as tecnologias assistivas facilitam a vida das pessoas com deficiência visual. Após as palestras, os presentes vão poder tirar dúvidas e debater sobre os assuntos envolvidos.

Palestra Acessibilidade Digital
Data: 29/01
Horário: 18h às 21h
Local: Livraria Cultura (Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife, ao lado do Paço Alfândega.
Inscrições: No site do RSS (http://rss.portodigital.org). As inscrições custam R$ 25,00

Ilha de Fernando de Noronha dá exemplo



Não é só a Secretaria de Turismo que criou as condições para que os cadeirantes possam usufruir do paraíso de Noronha. As pousadas e restaurantes da ilha também estão se tornando acessíveis à cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. A iniciativa é da Administração da Ilha, que passou a conscientizar e sensibilizar os empresários locais.

À partir da "reclassificação das pousadas", projeto iniciado no final de 2012, os estabelecimentos começaram a adaptar os serviços e estrutura para esse público com necessidades diferenciadas. Atualmente, 104 pousadas estão cadastradas e encontram-se nas categorias um, dois ou três golfinhos. Para alcançar a maior categoria, a partir da nova classificação, as pousadas precisam investir em mudanças, como construção de rampas de acesso, de portas mais largas, maior área de circulação nos quartos e banheiros adaptados com barras de segurança.

Oito destas pousadas já alcançaram este objetivo, oferecendo, cada uma, um quarto acessível. Restaurantes também fizeram parte da ação, como o de Zé Maria e Triboju. Até o final do primeiro semestre de 2013, todos os estabelecimentos passarão por vistorias de técnicos do Distrito para receber o título da nova categoria.

Para a coordenadora de Ecoturismo da ilha, Luciana Carvalho, dar direito às pessoas com deficiência de participarem da convivência social por meio do turismo tem um significado econômico, social e humano.

"É um trabalho de inclusão social, acima de tudo, que possibilita pessoas com mobilidade reduzida conhecerem um dos destinos mais desejados do Brasil", comemora a coordenadora.
Nas imagens acima, a primeira cadeirante a utilizar a cadeira anfíbia em Fernando de Noronha. Ela é a Coordenadora do Programa de Turismo Acessível da Empetur, Mosana Cavalcanti. Foram feitas nesta quarta-feira, durante o teste dos equipamentos do Projeto Praia Sem Barreiras.
Fonte,Blog de Jamildo

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Acessibilidade é desafio para pessoas com deficiência em todo o país


Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os direitos das pessoas com deficiência finalmente estão chegando aos meios de comunicação e sendo integrados ao discurso do Estado, mas as mudanças concretas de efetivação de cidadania ainda ocorrem de maneira lenta, diz a superintendente do Instituto Brasileiro dos Direitos de Pessoas com Deficiência (IBDD), Teresa d'Amaral. Segundo ela, a legislação brasileira sobre o tema é excelente, mas não houve, nos últimos anos, efetivação dos direitos dessa parcela da população.
"Isso significa, entre outras coisas, falta de acessibilidade nos transportes públicos, nos prédios públicos e privados de uso coletivo, em restaurantes, em universidades, em hotéis e em espaços públicos, em geral.”  Teresa ressalta que a questão da acessibilidade é a que mais chama a atenção quando se fala em pessoas com deficiência, porque, na maioria dos casos, ocorre desrespeito “a um dos direitos mais básicos, o de ir e vir”. “Esse direito praticamente não existe para pessoas com deficiência na maioria das cidades brasileiras”, lamenta.
A superintendente do IBDD lembra que, embora a fabricação de ônibus sem acessibilidade no país seja proibida desde 2008, há demora na renovação da frota e os equipamentos são subutilizados. “Muitas vezes, falta a chave [para acionar a estrutura que garante a cadeirantes o acesso em ônibus]. Quando se tem a chave, o equipamento está quebrado, ou o motorista não sabe muito bem como usá-lo. Quando se consegue tudo isso, o ônibus está cheio, e as pessoas não têm paciência de esperar que o cadeirante suba, porque já demorou demais para encontrar tudo.”
De acordo com Teresa, essas “dificuldades diárias” são encontradas em “praticamente todos os meios de transporte”. Ela defende uma atuação mais efetiva do Estado, mas também uma mobilização mais intensa da sociedade, que precisa compreender que os direitos das pessoas com deficiência não são “regalias”.
A estudante Viviane Aleluia, de 25 anos, tem paralisia cerebral leve e diz que “coleciona” relatos de desrespeitos a seus direitos na jornada diária nos transportes públicos. Em um dos episódios, Viviane não conseguiu sentar nos bancos reservados a deficientes físicos, que já estavam ocupados, e acabou prendendo o pé no vão entre o vagão e a plataforma em uma das estações de metrô no Rio de Janeiro.
“Como não tinha lugar e ninguém cedeu o seu, eu fiquei em pé ao lado da porta. Em uma das estações, fui empurrada pela multidão que tentava sair do vagão, caí e minha perna esquerda ficou presa. Acabei com um hematoma no local”, conta Viviane.

Camarote da Acessibilidade terá mais visibilidade no Carnaval de Bezerros


Do NE10
Núcleo SJCC/ Caruaru


O Camarote da Acessibilidade do Carnaval de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, já começa a ser planejado. Ao que tudo indica, em 2013, as pessoas com deficiência terão mais visibilidade e participação na folia.

O espaço ficará localizado próximo ao Pólo Cultural, no Centro da cidade, proporcionando mais visibilidade ao desfile dos Papangus e as atrações do Palco 2. Em reunião entre a Prefeitura e órgãos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, ficou acordado que serão dispostos cartazes, banners e outros indicadores para facilitar a entrada e saída de veículos nas vias que dão acesso ao camarote. Outra questão também definida foi a implantação de banheiros adaptados para cadeirantes e equipes médicas próximas ao local.

A estrutura será montada para acomodar cerca de 100 pessoas.

Projeto disponibiliza instrumentos de acesso às praias pernambucanas a portadores de deficiência



63e18b04c5a5d18d7d3a33b90a755c87.jpg
O primeiro destino turístico que vai receber o projeto será Fernando de Noronha, no dia 31 de janeiro, na Praia do Sueste
Foto: Arquivo

Do NE10
Para muitos, não existem dificuldades em passear na praia ou tomar um banho de mar. Para portadores de deficiência física ou pessoas com mobilidade reduzida, essas situações exigem estratégias para que tudo ocorra sem problemas. Foi pensando nestas pessoas que a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), lançou o projeto Praia Sem Barreiras, que visa disponibilizar em algumas praias de Pernambuco esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido.

O primeiro destino turístico que vai receber o projeto será Fernando de Noronha. Lançado no dia 31 de janeiro, às 10h, a Praia do Sueste vai receber uma esteira de acesso ao mar de 30 metros e quatro cadeiras de rodas anfíbias. O banho de mar será facilitado por oito profissionais da  Eco Noronha, qualificados para o banho assistido, que acontecerá todos os dias, das 8h às 18h.

De acordo com a Setur, depois de Fernando de Noronha, outras praias do litoral pernambucano receberão o projeto Praia Sem Barreiras, que possui o apoio da Administração de Fernando Noronha, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Oceanário e da Concessionária Eco Noronha.

A acessibilidade também será estendida ao Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha. O visitante com deficiência física ou dificuldade de locomoção terá acesso facilitado ao Mirante dos Golfinhos, por meio da trilha suspensa, construída com madeira biossintética. Além do Mirante dos Golfinhos, o cadeirante ou pessoa com dificuldade de locomoção poderá visitar o Mirante do Sancho, onde pode observar a Praia do Sancho e o Mirante Dois Irmãos, o principal cartão postal da ilha. Ambas as trilhas possuem acessibilidade assistida.


Fernando de Noronha cria facilidades para banho de mar de cadeirantes

A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), criou o projeto Praia Sem Barreiras, que tem como objetivo disponibilizar em algumas praias do Estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido.

Fernando de Noronha será o primeiro destino turístico a receber o Praia Sem Barreiras. O projeto será lançado no dia 31 de janeiro, às 10h, na Praia do Sueste, localizada no arquipélago. Uma esteira de acesso ao mar de 30 metros e quatro cadeiras de rodas anfíbias poderão ser encontradas na praia, onde também fica o Posto de Informação e Controle, recém inaugurado pela Eco Noronha.

Para facilitar o banho de mar, os visitantes serão acompanhados por oito profissionais da Eco Noronha qualificados para o banho assistido, que acontecerá todos os dias, das 8h às 18h. Pensando em melhor atender aos turistas com deficiência ou mobilidade reduzida, a Setur-PE promoverá cursos de capacitação para funcionários do Aeroporto de Noronha e funcionários da Eco Noronha.

Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, esta é uma iniciativa de importância para o turismo do Estado.

“Temos a acessibilidade como um dos grandes focos do Sistema Tur em Pernambuco. Estamos muito felizes e sabemos da importância de proporcionar a estas pessoas momentos de lazer, além de também estarmos trabalhando a inclusão social”, afirma. Além de Fernando de Noronha, outras praias do litoral pernambucano receberão o projeto Praia Sem Barreiras. O projeto tem o apoio da Administração de Fernando Noronha, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Oceanário e da Concessionária Eco Noronha.

Ao visitar o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, o visitante com deficiência física ou dificuldade de locomoção já tem acesso facilitado ao Mirante dos Golfinhos, por meio da trilha suspensa, totalmente acessível e construída com madeira biossintética. Além do Mirante dos Golfinhos, o cadeirante ou pessoa com dificuldade de locomoção pode também visitar o Mirante do Sancho, onde pode observar a Praia do Sancho, que foi eleita novamente pela Revista Viagem e Turismo como a praia mais bonita do Brasil, bem como pode ir até o Mirante Dois Irmãos, o principal cartão postal da ilha. Ambas as trilhas possuem acessibilidade assistida e foram construídas pela Eco Noronha.

Fonte,Blog de Jamildo

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Prefeitura exige que transporte complementar seja feito com micro-ônibus e contemple lei de ACESSIBILIDADE


Seguindo a Lei Nº 2.900/2012, conhecida como Lei da Acessibilidade, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho passa a exigir que os permissionários de transporte complementar substituam suas kombis e vans por micro-ônibus. A informação é do secretário municipal de Defesa Social, Genilson Caetano, que se reuniu com representantes da cooperativa de Transporte Complementar.

Os novos veículos, segundo ele, também serão equipados com validadores eletrônicos onde os usuários pagarão as passagens através de cartões semelhantes ao Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), utilizado nos ônibus pertencentes ao Consórcio Grande Recife de Transporte. O secretário explicou ainda que os micro-ônibus também serão monitorados por GPS para que se possa fazer um maior controle dos horários e percursos das linhas.

O veículo do tipo micro-ônibus obedece às novas regras que são: tamanho de 9 metros; capacidade de no máximo 21 passageiros (incluindo o motorista e o cobrador); duas portas para embarque e desembarque e equipamentos para acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.

Na reunião, outros pontos importantes foram abordados, como a readequação de embarque e desembarque dos passageiros, fiscalização dos veículos, direitos dos usuários, padronização dos fardamentos, criação de novas linhas e a implantação de novos semáforos com câmeras, visando controlar a fluidez do trânsito.

Para o presidente da cooperativa de Transporte Complementar do Cabo, Arnaldo José de Souza, as novas exigências só melhoram a qualidade de serviço para a população.

“Esse novo transporte melhorou bastante a vida de todos, pois dá conforto não só aos funcionários, mas aos passageiros também”, disse Marcelo Pereira dos Santos, motorista há 20 anos.

Atualmente no município estão regularizados 113 permissionários.

Fonte, Blog de Jamildo

Cientistas fazem alerta contra soluções milagrosas nos tratamentos com células-tronco

Na semana passada, o Jornal Nacional apresentou uma série de reportagens especiais sobre pesquisas brasileiras com células-tronco. Nesta segunda-feira (21), a repórter Sandra Passarinho traz um alerta dos cientistas.
Como qualquer casal, eles sonham com o futuro do filho. “Qual é o sonho de todo pai e mãe que têm um filho especial? Que ele evolua, pelo mínimo que seja”, diz o comerciante Fernando Channoschi.
Muitas famílias que lutam para melhorar a qualidade de vida de seus filhos vivem de pesquisar  esperanças na internet . E buscam fora do Brasil tratamentos com células-tronco em clínicas que vendem a possibilidade de cura.
As clínicas se anunciam. Basta fazer uma inscrição e pagar. A China é um dos lugares mais procurados para esse tipo de serviço, que existe em todos os continentes.
“Nenhum relato do que é anunciado nesse site aparece em revistas científicas internacionais, o que torna praticamente impossível para a comunidade científica validar a qualidade e a segurança do que é oferecido lá”, alerta Stevens Rehen, do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias.
Nathan, de 11 anos, tem paralisia cerebral. Fernando e a dona de casa Erika Cristina de Souza fizeram campanha pela internet para arrecadar dinheiro, e recolheram R$ 40 mil para que o filho pudesse fazer um transplante de células-tronco em Dusseldorf, na Alemanha, no ano passado. Meses depois, a clínica foi fechada pelo governo alemão. Uma criança morreu lá depois de uma injeção de células-tronco no cérebro.
A mãe se sentiu enganada logo depois que Nathan recebeu a aplicação. “Tinha acabado de colocar, e a pessoa começou a falar: ‘nossa, agora ele está abrindo, está fechando a mão’. Ele falou, ‘salvei imediatamente. Você viu, aplicou, ele sarou na hora’. E acaba iludindo a gente ali”, lembra Erika.
Os pioneiros em pesquisas fazem outro alerta: não há testes com células-tronco em humanos para todas as doenças, e os que existem devem ser de graça.
“Se um experimento clínico está sendo cobrado, ele já tem uma validade relativa. Porque, teoricamente, não era para estar sendo cobrado. O indivíduo pode doar, mas não pagar por um procedimento que ainda não é realidade”, explica o pesquisador Ricardo Ribeiro dos Santos.
As pesquisas feitas no Brasil são reconhecidas pela comunidade científica internacional e acompanham o trabalho feito em outros países. Os principais testes clínicos com células-tronco no país são para doenças autoimunes, como a diabetes, cardiovasculares, lesões da medula espinhal, dos ossos e articulações. E mais: para doenças do sistema nervoso, hepáticas e pulmonares.
Os cientistas se preparam para começar pesquisas para problemas renais e oculares. Ainda não há teste em humanos para Mal de Parkinson, o que já existe nos Estados Unidos. No Brasil, também não há aplicação clínica de células-tronco embrionárias, de embriões descartados em clínicas de fertilização. Os cientistas dizem que esse procedimento ainda não é seguro.
“A gente sabe que célula-tronco está começando. O trem já saiu da estação, mas não é para todas as doenças”, aponta o pesquisador.
De 2004 até hoje, o Ministério da Saúde investiu R$ 110 milhões em pesquisas com células-tronco.
“Acho que se a gente colocar uma meta ambiciosa de chegar em cinco anos a 2% do PIB, já vai ser uma transformação profunda. E chegar no padrão de países desenvolvidos, de 3% do PIB, acho que a gente já faz uma grande diferença”, avalia Carlos Gadelha, secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.
A família do garoto Nathan acredita que não basta esperar que a ciência resolva seus problemas. Fernando e Erika inventaram aparelhos que estimulam os movimentos e, ao mesmo tempo, divertem o garoto.
“Ele vai estar estimulando o pescoço, ele vai ficar em pé, vai estar estimulando as pernas, caminhar, os braços, se mexer”, lista o pai.
O que restou da experiência de buscar uma cura que ainda não existe?
“A gente não perdeu a esperança nas células-tronco. A gente perdeu a esperança em pessoas que tentam iludir a gente com sonhos que a gente tem”, completa o pai.

Fonte, Gazeta Rondônia 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

coluna de acessibilidade.Anos dourados


Por Manuela Dantas,  Blog de Jamildo
“... Meus olhos molhados
Insanos, dezembros
Mas quando me lembro
São anos dourados
Ainda te quero
Bolero, nossos versos são banais
Mas como eu espero
Teus beijos nunca mais...”


(Trecho da Música Anos Dourados de Chico Buarque e Tom Jobim)

Depois de meses com o rei Luiz Gonzaga capitaneando nossas conversas quinzenais, eis que volto para os braços e sonhos do meu Chico embalada por um bolero doce, forte e repleto de belas lembranças.

Talvez porque eu queira continuar lembrando e ao mesmo tempo construindo novas lembranças, ou porque tenha tido uma bela inspiração ao som dos boleros tocados sábado pelo maestro Spok e sua belíssima orquestra no Baile do Eu Acho é Pouco e tenha visto alguns casais dançando e relembrando outras épocas, outros tempos, outras histórias, pensei que tenha chegado o momento de escrever um pouco sobre a realidade de exclusão que também vive uma grande parcela da nossa população, composta pelas pessoas idosas.

Lembrei de ter me surpreendido com os dados apresentados no programa fantástico, do dia 13 de janeiro de 2013, em que numa reportagem sobre essa grande e importante parcela da nossa população foi divulgado que até 2020 o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de idosos.

Pesquisei mais e descobri que até 2025 os idosos serão 40 milhões de brasileiros e o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas, pelo menos segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dei-me conta que o Brasil não está preparado para essa realidade, apesar de essa ser uma tendência natural do crescimento e desenvolvimento de um país e o Brasil hoje é a sétima maior economia do mundo.

De fato, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a quantidade de brasileiros com 60 anos ou mais cresceu 55% entre 2001 e 2011 e dobrou nos últimos 20 anos. Isso significa que a terceira idade passou de 15,5 para 23,5 milhões de pessoas em dez anos. Os idosos passaram a representar cerca de 12% da população total do Brasil, que é de aproximadamente 195 milhões de pessoas. Em 2001, o grupo das pessoas com 60 anos de idade ou mais era de 9% da população do País.

A tendência de envelhecimento da população brasileira fica ainda mais clara quando analisamos o índice de envelhecimento das pessoas no País, que é uma taxa que é medida por meio da razão entre o número de pessoas de 60 anos ou mais que existem para cada 100 pessoas com menos de 15 anos de idade. No período de dez anos, essa taxa passou de 31,7 para 51,8, isso significa que há aproximadamente um idoso para cada duas pessoas de menos de 15 anos. No Japão essa taxa é de 283,6, ou quase três idosos para cada pessoa de até 15 anos.

Pensei nas minhas duas avós, com mais de 80 anos, super dinâmicas, alegres, assíduas nos eventos familiares, amadas... Mas, como é natural, a idade traz a sabedoria, a experiência, o exemplo e também dificuldades de locomoção, visão, audição... Assim, a vida foi se tornando mais difícil para elas devido ao pouco preparo das nossas cidades para o envelhecimento da nossa gente. Nossas cidades são repletas de calçadas inacessíveis a pessoas idosas, a grande maioria dos ambientes públicos e coletivos das nossas cidades também são inacessíveis, sem falar nos apartamentos e casas que são construídas para as pessoas jovens, com ambientes pequenos, banheiros não adaptados e de difícil adaptação, batentes, escadas, desníveis e inúmeras outras dificuldades.

Às vezes penso que todo mundo constrói sua vida achando que não vai envelhecer e que necessitará de padrões diferentes para garantir o bem estar. A casa da minha família em Picos, Piauí, é a prova disso, já que a nossa casa tem 4 níveis diferentes nos diversos ambientes, o que era uma tendência na arquitetura da década de 90 e hoje é uma enorme dificuldade tanto para minha avó, quanto para mim.

De certo, ainda analisando os dados do IBGE verificamos que a maioria da população idosa, aproximadamente 84%, vive em regiões urbanas do País, enquanto somente 15,9% estão em áreas rurais, o que nos indica o quanto as nossas cidades necessitam mudar para se adequar ao novo contexto da população brasileira e rápido, muito rápido...

Ainda é grande a desinformação sobre o idoso em nosso contexto social e até mesmo a consciência do envelhecimento da nossa população, por isso é constante a surpresa de todos com os altos números, quando eu falo sobre as pessoas com deficiência e apresento os dados estatísticos do Brasil com 24% de pessoas com deficiência e em Pernambuco 28% e explico que além do aumento da violência urbana e do número de acidentes com carros e motos, o que mais contribui para o aumento desses indicadores é o envelhecimento da população.

Daí o alerta para o governo brasileiro, para os governos estaduais e para os governos municipais da necessidade urgente de se criar políticas sociais que preparem a sociedade e as cidades para essa realidade.

Com efeito, a terceira idade há tempos deixou de ser uma parcela inativa da nossa população, na verdade eles participam ativamente do mercado de trabalho e contribuem fortemente para a renda da casa, de acordo com IBGE, 63,7% dos idosos são pessoas de referência na família, ou seja, responsáveis por manter as condições financeiras nos domicílios, sem falar que continuam ativos na vida social, cultural e de lazer nas nossas cidades e para isso necessitam ter as condições adequadas que garantam a sua qualidade de vida e cidadania.

Ademais, já avançamos bastante na consolidação dos direitos das pessoas idosas, mas é importante ficar claro que esses direitos devem ir além do beneficio da aposentadoria, deve incluir principalmente a garantia da dignidade humana de uma parcela da população que contribuiu e continua a contribuir para o crescimento do país.

De fato, a Constituição de 1988, marco em Direitos Humanos no Brasil, colocou em seu texto a questão do idoso e deixou clara a preocupação e atenção que deve ser dispensada ao assunto. Foi, assim, o pontapé inicial para a definição da Política Nacional do Idoso, que traçou os direitos dessa camada da população.

Como exemplo positivo de cidade que percebeu essa mudança na nossa pirâmide populacional, podemos citar Brasília, que foi a primeira localidade a criar uma Subsecretaria para Assuntos do Idoso.

Como também, o Estatuto do Idoso, LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003, foi uma grande conquista para a população idosa e para a sociedade brasileira, já que foi regido por princípios que registram o direito das pessoas mais velhas a uma ocupação e trabalho, como ainda acesso à cultura, à justiça, à saúde, ao lazer e à sexualidade, além, é claro, de poder participar da família e da comunidade.

Toda essa boa brisa de mudança que acontece no nosso país, eliminou aquela imagem do idoso depressivo, isolado, inativo, abandonado pela família e sem projetos. Temos agora uma expectativa de vida de 74 anos e esse número só tende a aumentar, o que mostra nosso potencial de crescimento e desenvolvimento, aliás, li um artigo em que o tema central é que as nossas novas gerações chegarão até os 150 anos.

Enfim, que venham muitos anos dourados, que venham muitas experiências, que venham muitas lembranças, que venha muita vida...

Por fim, dedico esse artigo ao amor e ao exemplo que tenho das minhas duas avós, Dona Maria e Dona Adalgiza, mulheres fortes, guerreiras e maravilhosas. Findo com as palavras de George Sand: “Cada um tem a idade do seu coração, da sua experiência, da sua fé.”.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Conheçam agora a frase vencedora do Concurso Cultural "Me Inspiro Em Você!"


'A harmonia não está presente na sociedade, naquilo que é idealizado pelo belo, mas sim pela adversidade das coisas, transformando o incomum em extra, extraordinário.'
(Simone Sizue Oka-Yoshitaka)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Vem aí folia acessível no carnaval de Pernambuco, CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE. Recife,Olinda,Vitória de Santo Antão e Bezzeros


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, comanda pela secretária Laura Gomes, por meio da Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência, abriu as inscrições para os Camarotes da Acessibilidade no período do Carnaval. Serão disponibilizadas cerca de 550 vagas durante a festa de momo. Os camarotes terão suas estruturas montadas nas cidades de Recife (Galo da madrugada), Olinda, Vitória de Santo Antão e Bezerros.
Os interessados terão até o dia 04/02 para realizar suas inscrições, através da Ouvidoria da SEDSDH pelo e-mail: ouvidoria@sedsdh.pe.gov.br, ou ainda pelos telefones 0800.0814421, (81)3184.3184. O espaço será todo adaptado para atender as pessoas com deficiência, além de oferecer áudio-descrição e intérpretes de Libras. A SEAD ainda irá realizar o translado das pessoas com deficiência até o local do camarote.

informação blog do vanguarda

Agora é lei, autista é considerada pessoa com deficiência

Acabei de assistir no Jornal Nacional que de acordo com a lei 12 764, de Dezembro de 2012, autistas é considerada pessoa com deficiência e vão usufruir de: cotas para trabalho nas empresas a partir de 100 funcionários, prioridade no atendimento nos órgãos públicos e privados...

        Confira aqui documento

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Mais um Exame do coração e cama sem acessibilidade


Iniciando 2013 cuidando da saúde, mais uma avaliação do coração, acabei da fazer o eletrocardiograma.Breve farei o Ecocardiograma.

"É preciso enfrentar os desafios da vida para moldarmos um caráter firme"(Rosellvett)

Acessibilidade na policlínica do Santa Rosa

Fui atendido na policlínica do Santa Rosa e sempre fiscalizo o quesito, ACESSIBILIDADE,sou cidadão,conselheiro municipal, presidente da ADCC e milito no segmento já faz algum tempo, é nossa obrigação.

Encontrei entraves para subir na cama para fazer o exame, muito alta, diferente da cama do hospital São Sebastião, quando fiz o último eletro em maio de 2012 .Porém, quem me atendeu foi a enfermeira, Gianne Katia Correa da Silva, pessoa muito amorosa e acessível, teve toda a paciência e realizou a examinação na cadeira de rodas mesmo.

Precisei ir ao banheiro e lá encontrei a entrada acessível,porta de 1 metro e espaço interno amplo, mas para fazer a transferência para o vaso não tinha barras de apoio.

Vou levar todos os obstáculos para o Conselho municipal dos direitos das pessoas com deficiência para serem sanados.

Entretanto os outro serviços que precisei fui bem atendido, como prioridade, atenção suficiente de Dr.Vitor e marcação breve de novos exames.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Vice-campeão dos cadeirantes da São Silvestre filmou trajeto fatal; veja

Fernando Aranha, 34, filmou boa parte da corrida de São Silvestre, realizado no último dia 31, nas ruas de São Paulo.Aqui

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A volta da asa branca


Foto: reprodução
Manuela Dantas,  do Blog de Jamildo

...Rios correndo
As cachoeira tão zoando
Terra moiada
Mato verde, que riqueza
E a asa branca
Tarde canta, que beleza
Ai, ai, o povo alegre
Mais alegre a natureza ...
(Trecho da Música A volta da Asa Branca de Luiz Gonzaga e Zé Dantas)
Amigos, no primeiro dia do ano, nada melhor do que a alegria e a esperança para consolidar a vinda de um novo ano... O inicio de uma nova era, que sempre esperamos que seja melhor do que a passada e que trará a brisa de um novo tempo, uma nova chance de sermos pessoas melhores e de contribuirmos para um mundo melhor.
Nessa perspectiva, inicio a minha reflexão do ano de 2012... Considero que poderia ter feito muito mais do que fiz, muitos planos que fiz, há 1 ano, ainda não consegui colocar em prática em sua totalidade, mas desistir, realmente, é uma palavra que não existe em meu vocabulário.
Aliás, quando algo me entristece e as barreiras surgem e até me derrubam, e não posso mentir que nesses últimos 2 anos muitas situações, atitudes, palavras, omissões, entristeceram-me profundamente, nessas situações recolho-me para pensar e encontrar uma nova opção... Aliás, eu, como ninguém, posso afirmar com propriedade que temos a capacidade de suportar muito mais do que julgamos e que sempre podemos seguir em frente.
Na minha vida já passei por várias situações em que um mar se colocou em minha frente para bloquear a minha passagem para outro continente e quando imaginei que seria o fim, eu continuei, mesmo quando todos esperavam que eu desistisse, e nesses momentos Deus sempre fez abrir o mar, assim como fez com Moisés e os judeus que fugiam do Egito, e permitiu que eu encontrasse uma nova passagem, um novo caminho, uma ponte...
Foi assim quando iniciei a realizar o Projeto Novos Horizontes para ampliação do Centro de Reabilitação para Pessoas com Deficiência do Hospital IMIP. Quando iniciei a campanha consegui muitos discursos de adeptos ao projeto, mas quando necessitamos efetivamente da contribuição financeira das entidades parceiras e das pessoas que anteriormente se comprometeram a realizar doações, poucos seguiram em frente, e essa foi uma grande decepção para mim.
Na verdade, decepcionei-me com o ser humano e sua capacidade de ser solidário e amar ao próximo... Mas, por uma obra divina, tive que representar o meu chefe na inauguração de uma fábrica em Igarassu e lá estava o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Quando se findou a cerimônia, um grande contingente de pessoas cercou o governador, esperei o momento adequado e fui a sua direção até conseguir tocá-lo, ele virou-se e falei que há muito tempo precisava falar com ele, o mesmo sentou-se e dedicou toda a sua atenção a mim e falou: “Esse é o momento e a hora de falar o que precisa” e foi dessa forma que o mar se abriu e pude apresentar ao governador as necessidades das pessoas com deficiência em Pernambuco e ele se comprometeu a colaborar para ampliação do Centro de Reabilitação do IMIP e assim o fez, dessa forma, o número de profissionais do Centro foi dobrado e hoje ele consegue atender aproximadamente 500 pessoas com deficiência por mês.
Não por acaso aquela coincidência aconteceu, na verdade foi uma mensagem divina para eu continuar acreditando na solidariedade dos homens e em sua capacidade de se doar pelos outros, afinal como diria Madre Teresa de Calcutá: “Mais vale as mãos de quem ajuda ao próximo, do que a boca de quem somente faz orações”.
Com efeito, esse é o motivo de eu lutar para inspirar a solidariedade nas pessoas e tentar engajar as pessoas nas atividades de ajuda ao próximo, na verdade, o bem que fazemos ao outro faz um bem muito maior a nós mesmos.
Entendo que o Brasil, e dentro desse contexto Pernambuco, vive um crescimento econômico real e sustentável e que os brasileiros e os grandes empresários estão cada vez mais comprometidos com a melhoria da qualidade de vida no País e com a diminuição da desigualdade social nesse Brasil que viu quase 40 milhões de brasileiros saírem da miséria, viu nossa classe média aumentar, o desemprego diminuir e milhões de pessoas serem incluídas nas condições mínimas que garantam a dignidade humana.
Enfim, sabemos que todos se beneficiam com uma sociedade com menores graus de desigualdade e que as benesses de uma sociedade mais forte economicamente devem ser mais bem distribuídas, e nesse papel todos temos responsabilidade.
Acredito que existem dificuldades para ampliação das ações sociais e de filantropia no Brasil, o primeiro é a corrupção, um mal que nos assola desde o descobrimento, que gera a falta de confiança nas instituições e nas pessoas, outra dificuldade são as poucas leis de incentivo a doação, como acontece em outros países.
Muitos dos que ajudam os projetos sociais que participo são motivados por questões pessoais que o envolvam com o tema, ou por incentivos fiscais, como a Lei Rouanet de incentivo a cultura, ou empresas que visualizaram a sua responsabilidade social com as comunidades em que estão inseridas.
O que espero a partir de 2013 é estimular o sentimento da confiança no homem e principalmente na maior força civilizatória mundial que foi pregada por Jesus Cristo há 2000 anos, o amor ao próximo e a abolição das diferenças entre as pessoas.
Afinal, somos fundamentalmente filhos de um mesmo pai e temos as mesmas origens, as mesmas heranças e um só coração, somos irmãos no pranto, na dor e também na felicidade e na alegria, somos todos os grandes artistas da vida, cada um com seu papel, com sua missão, com sua fé e com sua esperança.
Por isso, amigos vos desejo um Feliz Ano Novo e que nesse ano que surge o amor possa brotar em vossos corações como a maior força indutora de um Mundo Melhor e de Um Brasil com mais justiça social.
Findo esse artigo com as palavras de Gonzaguinha aos Grandes Artistas da Vida, os Equilibristas da Fé!
Vozes de um só coração
Igual no riso e no amor
Irmão no pranto e na dor
Na força da mesma velha emoção
Nós vamos levando este barco
Buscando a tal da felicidade
Pois juntos estamos no palco
Das ruas nas grandes cida...des
Nós os milhões de palhaços
Nós os milhões de arlequins
Somos apenas pessoas
Somos gente, estrelas sem fim
Sim
Somos vozes de um só coração
Pedreiros, padeiros,
Coristas, passistas,
Malabaristas da sorte
Todos, João ou José
Sim nós
Esses grandes artistas da vida
Os equilibristas da fé
Pois é!
Sim nós
Esses grandes artistas dessa vida

(Trecho da Música Artistas da Vida de Gonzaguinha)

Tradução