terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A Banda,por Manuela Dantas


Por Manuela Dantas, Blog de Jamildo
“...Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor...”


(Trecho da música A Banda, de Chico Buarque)

O carnaval chegou como a banda de Chico Buarque e me arrastou com a sua alegria, como sempre tenta fazer...  Poucas vezes não consegui seguir na banda com sua fugaz alegria, mas sempre tentei e continuo tentando...

Ademais, sempre considerei o carnaval a festa mais democrática existente, já que reúne na mesma rua pobres e ricos, diversos tons de pele, diversas religiões, diversas crenças, diversas línguas, diversas alegrias...

Quando há quase três anos passei pelo acidente que me deixou paraplégica, tinha acabado de acontecer o carnaval de 2010, que foi memorável, principalmente por ter me curado de um inicio de depressão que uma decepção amorosa tinha me causado.

Sou grata ao carnaval, muito grata... Por me permitir sempre descobrir que a vida continua e que continua linda, a despeito de qualquer dificuldade física, mental, sentimental...

Cheguei a pensar, depois do acidente, que não poderia mais participar dessa festa popular que amo e que faço questão de ir a caráter, buscando minhas fantasias, preparando os adereços e me entregando de corpo, alma e coração.

Confesso, sem receio de parecer superficial, que depois do acidente sonhei muito com o carnaval, pulando um belo frevo, dançando ciranda, batucando com os Maracatus, subindo as ladeiras de Olinda... Quando acordava e me dava conta que estava numa cadeira de rodas, ficava muito triste por pensar que aquela festa que eu tanto gostava não era mais possível para mim... Que bom que eu estava errada!

Pois bem, armada com as minhas flores e minhas fantasias fui para o Galo da Madrugada e para Olinda, fiquei nos camarotes da acessibilidade, os quais estavam muito bem organizados, claro que o melhor seria que todos os camarotes em Pernambuco fossem acessíveis, que as calçadas fossem adequadas, que as praças fossem acessíveis, mas tudo tem seu tempo e por hora é bem importante existirem esses camarotes para permitirem que pessoas como eu e como 27% da população pernambucana, que possuem algum tipo de deficiência, continuem participando da nossa mais tradicional festa popular.

Com efeito, além de um camarote com as condições adequadas de acessibilidade em termos de banheiros adaptados, rampas adequadas, tradutor de libras e áudiodescrição, também se fazem necessário prever os acessos a esses eventos, as chamadas rotas acessíveis, e preparar adequadamente os colaboradores que irão assessorar as pessoas com deficiência e para falar a verdade nua e crua, precisamos urgentemente de um trabalho de educação da nossa população em cidadania, uma cultura cidadã, para todos entenderem e verem além das deficiências.

Lembro que quando participei do meu primeiro carnaval, após o acidente, estava acompanhada de mais duas pessoas e tentando passar pelas ruas de Bezerros quando uma mulher perguntou para mim se eu estava doida em querer participar do carnaval naquele estado... Mas eu não estava doente, não estava debilitada, estava “apenas” sem conseguir andar e tinha uma cadeira de rodas para me ajudar e, sobretudo amigos para brincarmos juntos.

Chocou-me também ler em 12/02/13 o artigo da Noelia Brito no Blog de Jamildo que relata como um cadeirante foi impedido de passar pelo camarote da Prefeitura do Recife para conseguir ter acesso ao camarote da acessibilidade no Recife Antigo, relata além das injustiças, a falta de respeito ao cidadão e como a sociedade está despreparado para lidar com pessoas com deficiência, que querem simplesmente VIVER...

Já vivi várias situações como a narrada por ela, como, por exemplo, na Fliporto em 2012, em que o estacionamento "teoricamente" era só para integrantes do governo, enquanto que o decreto federal 5.296 prevê que 2% das vagas são para pessoas com deficiência, enfim depois de muita confusão e um telefonema para um dos organizadores do evento, a entrada foi liberada, mas o meu lazer tão esperado na Fliporto já estava sacrificado pela dor em não conseguir ter acesso naturalmente ao evento e principalmente por não ver a nossa legislação tendo eficácia.

A esse evento se somam o Vivo Open Air, o Réveillon no Clube Cabanga e muitos outros que não dispuseram a mínima condição de acessibilidade a pessoas com deficiência e que infelizmente não pude participar com minha família e amigos.
Enfim, mantenho a esperança que aconteçam mais festas populares e que venham mais eventos ao Recife e a Pernambuco e que eles sejam cada vez mais democráticos e mais acessíveis para que pessoas, que tive o prazer de conhecer, como o Carlos, a Sofia, o Magno, o Paulo, o Edmilson, o Bruno, a Vivian, o Geziel continuem a viver a magia da nossa cultura e possam permanecer sonhando, cantando e VIVENDO.

Por fim, findo com a marchinha Último Regresso de Getúlio Cavalcanti:

“... Não deixem não, que o bloco campeão
guarde no peito a dor de não cantar.
Um bloco a mais, é um sonho que se faz
o pastoril da vida singular.
É lindo ver o dia amanhecer,
ouvir ao longe  pastorinhas mil.
Dizendo bem que O RECIFE TEM
O CARNAVAL MELHOR DO MEU BRASIL.”

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Condição de pessoa com deficiência poderá constar no documento de identidade

Poderá ser incluída na cédula de identidade, a pedido do titular, a condição de pessoa com deficiência. Projeto com esse objetivo (PLS 39/2013) foi apresentado pelo senador Gim Argello (PTB-DF) e se encontra na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde tramita em caráter terminativo.
A informação na identidade terá prazo indeterminado, no caso de deficiência permanente e prazo de dois anos, renovável por igual período, no caso de deficiência não permanente ou deficiência mental. No caso de reserva de vagas em concursos públicos e de recebimento de benefícios monetários ou tributários, a identidade não eximirá a pessoa de submeter-se a novos exames médicos, se assim for exigido, de modo específico, no edital do exame.
Na justificativa da proposta, Gim Argello afirma ser necessário buscar alternativas para solucionar os transtornos que as pessoas com deficiência enfrentam, frequentemente, para ter de apresentar atestados médicos atualizados a fim de comprovar o seu estado e, assim, obter os benefícios conferidos por lei.
- É necessário diminuir os esforços das pessoas com deficiência na busca de seus interesses e da realização dos valores sociais de respeito à dignidade humana e de diminuição das desigualdades sociais – destacou.
Agência Senado

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Militantes, cobraram mais uma vez do governador Eduardo Campos a regulamentação da lei 12045 de 2001 que institui à gratuidade nos transportes coletivos intermunicipais para às pessoas com deficiência!

Soube que domingo de carnaval (10-02), no Camarote da Acessibilidade em Bezerros-PE e confirmei agora por telefone com Diego.Que meus amigos e ativistas do segmento da pessoa com deficiência: Diego França (futuro superintendente de um órgão municipal de apoio às pessoas com deficiência em Bezerros) e Diniz(Apec).

 Cobraram ao governador,Eduardo Campos a regulamentação da lei, 12045/2001, que garante gratuidade nos transportes intermunicipais(viajar de município para município).

É importante lembrar que Pernambuco é uns de poucos estados do Brasil que ainda não garante esse direito às pessoas com deficiência.(Segundo Diego França)

E vale salientar que a região metropolitana já usufrui do benefício

O governador disse que ia correr atrás do prejuízo


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O casamento da diversidade

Deu na folha de São Paulo


Uma cena única quebrava vários paradigmas que envolvem a vida das pessoas com deficiência

Tinha mesmo de ter acontecido em uma igrejinha de São Judas Tadeu, o santo que, segundo seus devotos, viabiliza causas desacreditadas, impossíveis, “complicosas”, como diria uma tia minha que já morreu.

Os desavisados ficaram curiosos com a estrutura em placas metálicas que formava uma rampa suave que vencia os degraus até o pé do altar e com a quantidade de gente em cadeira de rodas e meio tortinhas presente. Teria havido rebelião na Santa Casa?

Nada disso: era apenas o casamento da diversidade. Uma noiva tetraplégica daquelas que usam cadeira motorizada, com seu noivo grisalhão, inteirinho, boa-pinta e sorridente. Mas só olhares mais atentos entenderiam de fato o porquê do batismo de “diversidade” à cerimônia.
O padre era daqueles velhinhos, meio surdos e simpáticos. Um dos padrinhos se segurava apoiado em uma bengala, e os demais sorriam de uma maneira tão intensa que pareciam eles mesmos os agraciados com o matrimônio.

Entre os convidados, uma moça branquinha, também cadeirante, ao lado do marido “normal”, abrigava no colo um casal de pretinhos, seus filhos adotivos. Os quatros com cara de felicidade.

Como o mundo tem mudado, pensava eu, enquanto a noiva adentrava o evento. Detalhe importante: ela não foi num carro luxuoso até a igreja. Saiu foi de um táxi acessível, desses que ainda pouco se veem, mas que muito ajudam na vida de pessoas com mobilidade reduzida.

A bela de branco passou por mim, que estava no gargarejo, e deu um sorrisinho –deve ter feito isso umas 300 vezes no percurso, evidentemente. Mas ali na minha frente, uma cena exclusiva: ela passando discretamente em cima do pé do noivo com a roda da cadeira. Como o amor é para essas coisas e outras, ele aguentou impassível.

Ao som instrumental de “Numa folha qualquer, eu desenho um sol amarelo”, entram duas crianças com as alianças. Gêmeos, filhos da noiva e de seu passado. Difícil segurar a choradinha.

E pensar que uma cena única quebrava sozinha vários paradigmas que envolvem erroneamente a vida das pessoas com deficiência: o da impossibilidade de gerar menino, de abraços apertados com calundus, de estátuas diante da festa diária da existência.

Mas o final da cerimônia guardava para si o melhor momento: a coroação do espírito do diverso de uma sociedade mais moderna e inclusiva tão sonhada.

Enquanto uma voz com sotaque lindamente italiano cantava ao fundo “Eu tenho tanto para te falar, mas com palavras não sei dizer”, os recém-casados deixavam o altar acompanhados da família: os dois pequenos dela e o adolescente dele.

Valores humanos se sofisticam à medida que se respeita mais o modo como as pessoas se sentem felizes e realizadas. Valores humanos ganham amplitude e beleza quando ultrapassam carapaças visuais, ultrapassadas e estigmatizadas.

O casamento da diversidade ainda contou com momentos “maraviwonderfuls” em sua festa, encerrada com um show dos mais escandalosos e “purpurinados” possíveis: uma drag queen montadíssima encenando “I Will Survive”.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Pernambuco tá um show de inclusão. Ipojuca-praia de Porto de Galinhas também tem camarote da Acessibilidade

Foto e informação de Moisés Francisco


O carnaval de Porto de Galinhas começou hoje a tarde às 16h com Flor da Lira, O Bonde, Caboclinho 7 flechas, Eddie, Siba e Cila do Côco

Imagem do Camarote da Acessibilidade em Vitória de Santo Antão

Foto Iremar

Governador Eduardo Campos e a 1° dama do estado,Renata Campos prestigiaram o Camarote da Acessibilidade em Bezerros-"Papangus deficientes"


Para Geziel Bezerra, coordenador do camarote em Olinda, o local é democrático. "Estamos aqui com a orquestra para mostrar que frevo também é para quem tem deficiência", afirma. Ele é cadeirante e deu o exemplo - foi o primeiro a chegar na roda e dançar ao som dos metais.


Camarote garante carnaval e frevo para pessoas deficientes, em Olinda

Deu no G1-PE


Para provar que todo mundo tem direito de dançar e curtir o frevo, pessoas com necessidades especiais aproveitam o Camarote da Acessibilidade, uma parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Olinda, disponível durante todo o período da folia. Lá, uma orquestra de frevo garantiu a festa do pessoal, que dançou ao som da música do jeito que mais agradasse.

No local, áudio-descritores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) estavam disponíveis para garantir que todos pudessem sentir o espírito do carnaval. Todo mundo que tem algum tipo de deficiência pode chegar e entrar no camarote para curtir a folia lá do alto.

O Camarote da Acessibilidade de Olinda está montado na Avenida Liberdade e tem capacidade para 100 pessoas. Cada portador de deficiência pode levar um acompanhante.

Imagens Camarote da acessibilidade em Olinda-PE

Foto Geziel Bezerra

Governador Eduardo Campos diz que Camarotes da acessibilidade é uma marca interessante

Pernambuco está mostrando ao Brasil que dá para fazer um grande Carnaval com muita paz, respeito às mulheres, às crianças, aos direitos humanos. Também há uma marca interessante, que é o Camarote da Assessibilidade. Tive uma emoção muito grande ao ver mães que queriam ter trazido seus filhos para outros carnavais e não podiam, e hoje puderam trazer. Isso anima uma pessoa, é melhor do que muito remédio”, destacou o Governador

Carnaval de Bezerros começa à esquentar,papangus "DEFICIENTES"-Camarote da acessibilidade,imagem

Foto Aldineide Andrade

Galo da madrugada, Camarote da Acessibilidade,imagens "exclusivas ou melhor inclusivas"

Fotos Leandra Cristina e Yoko Farias


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Já é carnaval "Deficiente" em pernambuco

E o Blog Fernando Acessibilidade trará imagens da folia "DEFICIENTE"-Camarotes da Acessibilidade:Recife(Galo da Madrugada),Olinda,Vitória de Santo Antão e Ipojuca.

Já é carnaval em pernambuco e às pessoas com deficiência também brincam,já saiu um bloco no Recife-O segura se não eu caio,organizado pela pessoas com diferença funcional.

Deficiente é toda pessoa que não consegue modificar a sua vida,aceitando as imposições das pessoas e da sociedade(Mário
Quintana)




quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Isso é Brasil ou país de Caruaru?

Acabou de acontecer uma aberração no BNB-Banco do Nordeste,Av rio Branco.
Cheguei para sacar um dinheiro e o banco fechado,uma fila de idosos..."SEM ACESSO AOS CAIXAS ELETRÔNICOS"!Não pode "caixas eletrônicos são 24 horas e a alei 10.048-prioridades para deficientes....gestantes e idosos!

Não esperei falei com o vigilante para comunicar nossos direitos ao gerente, liberaram e eu realizei o saque.Mas, tive que falar!!!!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Boa notícia! Acho que daqui uns dias vou tomar banho de mar no litoral pernambucano.

Deu no blog de Jamildo

Após Noronha. Boa Viagem e Porto de Galinha, terão praias acessíveis

Um dos programas mais bacanas da Secretaria de Turismo, a oferta de infra para que portadores de deficiência possam voltar a tomar banho de mar, lançado inicialmente em Fernando de Noronha, será ampliado em breve para as praias de Boa Viagem e Porto de Galinhas. O secretário de turismo, Alberto Feitosa, revela que no Recife a novidade será oferecida aos turistas a partir do dia 12 de março. O pessoal que vigia os tubarões no Estado deu assessoria para escolha dos pontos seguros a serem usados para banho. No caso de Ipojuca, a novidade está prevista para começar no dia 15 de março.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Informação importante, acabei de escrever no facebook

É que tenho um blog e sou ativista no segmento da pessoa com deficiência,presidente da ADCC,secretário do conselho municipal dos direitos de defesa da pessoa com deficiência,bailarino e blogueiro-divulgo Acessibilidade,nada mais. Estão aproveitando e enviando mensagem em meu nome para mudar cor de face.

Pessoas com deficiência vão poder retirar vários documentos de graça, nesta terça-feira



Imagem: TV Jornal
Pessoas com necessidades especiais vão poder retirar vários documentos de graça, nesta terça-feira (05), no Instituto Tavares Buril (ITB), em Santo Amaro, área central do Recife. A ação faz parte das comemorações do dia do perito papiloscopista.

Será possível retirar carteira de identidade, registro de nascimento e carteira de trabalho. O atendimento vai das 8h às 12h. O ITB fica na Rua da Aurora, 1.633, Santo Amaro.

Ipojuca terá camarote da Acessibilidade pela 1° vez

Cumprindo a lei estadual 13.857, de agosto de 2009 que destina 3%(três porcento) nos ambientes culturais para às pessoas com deficiência.A cidade de Ipojuca no litoral pernambucano, onde está situada a famosa praia de porto de galinhas. Terá pela 1° vez o Camarote da Acessibilidade no  Carnaval,seguindo exemplos de Recife,Olinda,Bezerros e Vitória de Santo Antão.

Quem desejar ir para o Camarote ,ligar para Michel Associação da Rodas da Liberdade, 081 86941107 e 86949485 ou envie mensagem para rodasdaliberdade@yahoo.com.br e reserve um dia para você e seu acompanhante um lugar especial para curtir os shows que começam por volta das 20h nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, camarote localizado na rua interditada entre o Posto de gasolina(na entrada) e o Girador em Porto de Galinhas, conforme a programação na integra. 

Domingo (10/02)
Os Cortejos:
16h – Bloco Lírico Flor da Lira
17:30h – Caboclinho 7 flechas
19h – O Bonde Bloco Lírico
Atrações de palco:
19:30h – Banda Eddie,
21:30h – Siba,
23:00h – Cila do Côco

Segunda-feira(11/02)
Os Cortejos:
16h – Maracatu Leaozinho de Aliança (BV)
17:30h – Bonecos Gigantes de Ipojuca e Orquestra
19h – Maracatu Almirante do Forte (BV)
Atrações de palco:
19:30h – Patusco
21:30h – Mestre Galo Preto
23:00h – Antulio Madureira

Terça-feira(12/02):
Os Cortejos:
16h – Afoxé Omo Oba Dé
17:30h – Maracatu Porto Rico (BS)
19h – Afoxé Elegbará
Atrações de palco:
19:30h – Academia da Berlinda
21:30h – Maracatu Nação Camaleão (BV)
23:00h – Orquestra Contemporânea de Olinda

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Presidentes eleitos da câmara e do senado assumem compromisso diante do Ministro Joaquim Barbosa.

Deu no facebook da cadeirante Deputada federal,Mara Gabrilli

Sob testemunho do Ministro Joaquim Barbosa, os presidentes da Câmara e do Senado assumem compromisso de acessibilidade nas duas casas. Vamos cobrar!



Mãe de jovem com Down recorre ao MP e consegue matricular filha na BA

Deu no G1,Bahia


Daniela Ribeiro, mãe de uma adolescente de 13 anos com Síndrome de Down, conseguiu matricular a filha em uma escola particular de Salvador. A menina começa o ano letivo de 2013 nesta segunda-feira (4). Segundo a mãe da garota, ela tentou a matrícula em sete escolas da capital baiana.

Segundo a Lei da Inclusão, os colégios são obrigados a acolher os alunos especiais, mas Daniela precisou recorrer ao Ministério Público e ao Conselho Estadual de Educação, para conseguir uma vaga.

Desde outubro, a gente está em busca de uma escola para Giovana e pasmem: as escolas negam a matrícula só porque ela tem Síndrome de Down. Nós passamos por 7 escolas, que negaram a matrícula e duas aceitaram. Escolhemos ficar em uma que também não foi muito fácil, porque a princípio a escola tinha aceitado, depois ela voltou atrás dizendo que a cota de inclusão já estava completa e aí eu não aceitei. Eu briguei, eu gritei, eu esperneei e agora ela vai começar as aulas", disse a mãe

"Eu estou me sentido feliz porque vou conhecer colegas novos, amigos novos e professores novos", disse a garota.

"Tivemos que denunciar no Ministério Público as escolas, no Conselho de Educação da Bahia também e estamos tentando ver na Justiça. Pode parecer uma coisa corriqueira para todos os pais, levar os filhos  para escola, mas para mim, vai ter um sabor de vitória”, explicou 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Em PE, cadeiras de roda se transformam em carros alegóricos

Do G1 Pernambuco

O carnaval de 50 meninos e meninas da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) vai ter um colorido diferente em 2013. Para a primeira matinê da associação noRecife, na terça-feira (5), as crianças tiveram a oportunidade de escolher as fantasias e a estilista Xuruca Pacheco, em parceria com o artista plástico Rinaldo Silva e o cenógrafo Diogo Balbino, transformou o sonho das crianças também para as cadeiras de roda, que se transformaram em pequenos carros alegóricos.

 Batmóvel, mesa de DJ, carruagem de princesa. Os pedidos foram os mais variados. A coordenadora de voluntariado da instituição, Anelise Barbosa, destaca a importância de as crianças poderem também enfeitar as cadeiras. “É a oportunidade de integrar as muletas e cadeiras à festa e aproveitar da melhor maneira possível o carnaval. É um diferencial muito grande, é a coisa do ser aceito, de estar junto das outras pessoas e vivendo um momento que é da nossa cultura, de poder participar do desfile de fantasias”, defende Anelise. "É uma coisa muito bacana, muito encantadora. Mudou minha vida, o jeito de encarar as pessoas", conta Xuruca.

Com chapéu, sanfona e o brilho do sol do Sertão nas rodas da cadeira, Ricardo Bezerra Ferreira Júnior, de 12 anos, era só alegria ao experimentar a roupa de Luiz Gonzaga. “Achei ótima [a fantasia], e a cadeira tem que estar fantasiada também. O carnaval vai ficar ótimo”, diz o menino, que é fã das músicas do Rei do Baião. “Eu gosto da natureza que ele criou”, conta Ricardo.

Para brincar de Batman no carnaval, cadeira vira batmóvel. (Foto: Reprodução / TV Globo)

Quase tão animada quanto o filho, a dona de casa Sônia Holanda não sabe descrever a alegria de vê-lo pronto para o carnaval. “É uma coisa diferente para ele. Eles precisam ser inclusos nessas festas também, esse carnaval vai ficar marcado para todas as crianças especiais”, acredita Sônia.

Muitas fantasias foram doadas e transformadas por Xuruca  e a equipe para cada criança. A pequena Maria Luiza, de quatro anos de idade, teve a cadeira de rodas transformada em carruagem de princesa, com direito a vestido rosa e coroa. “É lindo, eu estou muito feliz”, diz Maria Luiza.

A festa na terça-feira vai ter, além do desfile das crianças e suas cadeiras de roda, shows do Maestro Spock e da cantora Nena Queiroga, que prometem levar muita alegria, diversão e frevo para as crianças a partir das 14h, na área externa da AACD, no Recife.


Direção do North Shopping envia e-mail para o blog Fernando Acessibilidade,prometendo funcionamento dos elevadores.

Meu amigo Fernando, boa tarde!
Primeiro de tudo, gostaria de lhe pedir desculpas, pois entramos em 2013 e ainda não havia lhe procurado para falarmos sobre esse assunto, pois eu estava de férias e voltei essa semana, mas tenho boas notícia, pois em fim vamos colocar os três elevadores para funcionar na próxima semana, mais tardar na sexta-feira que vem, pois tivemos alguns contratempos com a empresa que esta instalando os mesmos.  Aproveito para lhe dizer que um dia antes de liberarmos os elevadores irei lhe convidar para estar aqui conosco. Certo?
Aproveitando, gostaria que você nos ajudasse a reunirmos as mesmas pessoas da última reunião, para reunirmos novamente e avançarmos nos assuntos discutidos anteriormente, pois teremos a presença da nossa Psicóloga, Catarina Vasconcellos.  Pode ser ?
Atenciosamente,
 Lamartine Bezerra da Silva,coodenador de segurança e estacionamento


Aeroporto do Recife precisa de poucos ajustes, para melhorar acessibilidade

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, representado pela arquiteta Ângela Carneiro da Cunha, avaliou que o Aeroporto Internacional dos Guararapes está no caminho certo para garantir uma boa estrutura de acessibilidade, precisando apenas de poucos ajustes. A conclusão foi fruto de uma vistoria realizada no local em parceria com o Ministério das Cidades, na tarde da última quinta-feira (31), com foco nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014.

"A Infraero está com projetos muito interessantes. Os ajustes que precisam ser feitos são todos viáveis. Não precisamos nos assustar agora", afirmou Ângela Carneiro da Cunha, que já atuou na Coordenadoria Geral de Acessibilidade da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

De acordo com a arquiteta, as reformas que estão sendo feitas nos banheiros e o projeto dos balcões de atendimento no conceito do desenho universal (sem que haja a necessidade de balcões específicos para pessoas portadoras de deficiência) são alguns dos pontos positivos no quesito acessibilidade.

A área externa do aeroporto é onde os principais ajustes ainda precisam ser feitos. As calçadas do estacionamento estão mais estreitas do que o ideal e as escadas também precisam ser adaptadas. Além disso, há a necessidade de se priorizar mais o pedestre na circulação do estacionamento. "Acessibilidade significa atender a todos os grupos de pessoas", pontuou a representante do Conselho.

infomação do blog de jamildo

Tradução