segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Vídeo que ultrapassa mais de 2 milhões de acessos em pouco tempo, nos faz refletir sobre o sentido da vida.

Assistam muito bom

Censo 2012 do Ministério do Trabalho e Emprego

Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pela RAIS - Relação Anual de Informações Sociais

Em 2012, verificou-se um aumento de 1,54 % no número de pessoas declaradas como deficientes-PCD, representando um acréscimo de cinco mil empregos.

Com esse resultado, soma-se 330,3 mil vínculos declaradas como PCD, o que corresponde a 0,70% do total dos vínculos empregatícios, sinalizando uma relativa estabilidade, quando comparado com o resultado registrado em 2011 (0,70%).

2. Do total de 330,3 mil empregos, 214,7 mil eram do gênero masculino e 115,6 mil do feminino, o que indica uma proporção de 65,00% do total de Deficientes para o Homem e de 35,00% para a Mulher, apontando uma ligeira queda da participação dos Homens PCD, quando comparado com os resultados de 2011 (65,74).

3. Quanto aos tipos de deficiência, houve predominância do gênero Masculino em todas elas, variando de 63,88% para as PCD auditivos a 71,03% para as PCD Intelectuais (Mentais).

4. Os dados da RAIS por Grau de Instrução e Tipo de Deficiência revelam que o Ensino Médio Completo concentra o maior número de vínculos empregatícios de todas as modalidades, à semelhança do total dos vínculos.

5. Entre os cinco tipos de deficiência, o menor número de vínculos empregatícios ocorre na categoria dos Analfabetos.


Fonte: Fórum da Inclusão e APNEN Nova Odessa

domingo, 29 de dezembro de 2013

Reflexão de Gente Velha-Vamos pensar no Preconceito em 2014

Frases que saiu agora a noite, conversando com Mísia minha Esposa.

Tem gente velha, que tem uma mente sempre velha
Tem gente velha, que tem uma mente sempre nova

Tem gente nova, que tem uma mente sempre velha
Tem gente nova, que tem uma mente sempre nova

Adeus ano Velho e Feliz Ano Novo

sábado, 28 de dezembro de 2013

Aleijado Davi pede Aurora em Casamento, e ela aceita! Tempos de Joia Rara

É raro hoje em dia eu assistir novela, porém sou noveleiro e hoje assistir um capítulo de JOIA RARA-Novela das seis da Globo.

A novela retrata uma época arcaica, onde era crime a mulher colocar Ponta-Chifre no marido.
Período onde Cadeirante era chamado de Aleijado, tempos....onde, Aleijado se casar com uma mulher “Sem diferença Funcional”, era encontrar uma Joia Rara!

Acredito que na vida real acontecer o mesmo fato, é encontrar Joia Rara(o preconceito ainda existe e muito....).”Entretanto toda regra tem isenção”.


 Só acho que não é raro encontrar a Perola-o ALEIJADO! Não,o termo de hoje é "Pessoa com Deficiência. A palavra foi mudada de ALEIJADO para CADEIRANTE, ou ‘Pessoa com Deficiência, mas falam muito em PORTADOR DE DEFICIÊNCIA’.
Prefiro DIFERENÇA FUNCIONAL.

Caruaru conta agora com Central de Libras

Foi inaugurada nesta sexta-feira 27, a Central de Libras em Caruaru.

A Central de Libras garante serviço gratuito de intérpretes de Libras, para uso da população surda. Para ter direito ao recurso de acessibilidade, o usuário terá que se cadastrar e agendar o acompanhamento de intérprete de Libras a serviços públicos das áreas de saúde e cidadania, tais como hospitais, fóruns, delegacias, justiça, entre outros.

O serviço tem área de cobertura maior, atingindo até 50 km da sede, para deslocamento em veículo próprio, dispõem de terminais de computador e webcam para que o cidadão surdo ou a cidadão surda possam conversar à distância, pelo monitor, com contato visual, através da linguagem de sinais, com intérpretes de Libras e agendar atendimento. O cadastramento deve ser feito na própria Central. Já o agendamento poderá ser feito pelo Facebook ou Skype.

O projeto foi idealizado e conduzido pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), em parceria com o Governo Federal. A central foi instalada na unidades do Expresso Cidadão do municípios.

Informação,Folha de Pernambuco


domingo, 22 de dezembro de 2013

PROCON LANÇA CAMPANHA “ACESSIBILIDADE EM PROVADORES”

O Procon de Alagoas lançou uma campanha para que as lojas tenham provadores adaptados a pessoas com deficiência. Essa é uma das reclamações de quase todos as pessoas que possuem alguma deficiência física ou que por alguma outra deficiência, mental por exemplo, ou crianças que necessitem de ajuda de uma outra pessoa para poder experimentar as roupas que desejam comprar.


Fonte-Blog do Deficiente Físico

Sacerdote quer facilitar confissão de deficientes auditivos

Um sacerdote filipino aposentado, morador em Phoenix, no Estado de Arizona, inventou um instrumento baseado no computador que facilitará a confissão dos fiéis com deficiências auditivas. A notícia está no site da Conferência Episcopal Filipina.

Padre Romuald Zantua, da Diocese de Daet, fundador de uma comunidade religiosa chamada Discípulos da Esperança, confeccionou o instrumento que possibilitará a milhares de pessoas com problemas de surdez aproximar-se ao sacramento da reconciliação.

O instrumento, chamado “Caixa da Confissão de São Damião” consiste em dois laptops que trabalham com um software especial que conecta exclusivamente o penitente e o sacerdote, enviando mensagens. Os dois portáteis podem funcionar somente com este objetivo. Os sacerdotes que não conhecem a língua de sinais podem, assim, comunicar com os deficientes através da conexão segura dos laptops com a ASL (Língua de Sinais Americana) e o vídeo.

Segundo Padre Zantua, que já foi secretário executivo da comissão para os seminários da Conferência, o software é à prova de ‘hacker’. Padre Zantua trabalhou também muitos anos com pessoas com deficiências particulares.

O instrumento ainda não obteve a aprovação da Santa Sé. Ele foi apresentado ao Setor de Deficiências Auditivas (National Catholic Office fo the Deaf) em Phoenix, durante um recente evento desta pastoral.


Fonte: Rádio Vaticano.

Jerry Lewis, o rei da comédia e um humanitário pelas pessoas com deficiência


                              Jerry Lewis criou o Teleton em 1966 nos Estados Unidos

Jerry Lewis, ou Joseph Levitch, nasceu na cidade de Newark, Nova York, em 16 de março de 1926. Sem dúvida um dos maiores comediantes de todos os tempos, além de produtor, diretor e escritor de cinema.
Jerry Lewis iniciou sua carreira artística como parceiro de Dean Martin, formando a dupla cômica que faria grande sucesso no cinema internacional até meados dos anos 50.

Divergências na concepção dos filmes e certo ciúme profissional fizeram com que a dupla se desfizesse em 1956. A partir daí Jerry Lewis tomaria o controle de sua carreira e além de ator, trabalharia também como diretor e produtor de vários de seus filmes, alcançando grandes êxitos de bilheteria e se mantendo como um dos principais astros de Hollywood até 1966.

Teve sete filhos, um deles com deficiência física. Em 2009, ganhou o Prêmio Jean Hersholt, o Oscar Humanitário, por ter contribuído para a criação da Associação de Distrofia Muscular, no início dos anos 50, e por continuar com este trabalho humanitário atualmente. Lewis foi seu presidente nacional a partir de 1952. Por suas iniciativas, já foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz.

Jerry Lewis criou o Teleton em 1966 nos Estados Unidos, realizado em mais de 20 países da Europa, América do Norte e América do Sul, anualmente. A América Latina possui uma organização dos países que realizam o Teleton, a Organização Internacional dos Teletons (Oritel). O objetivo da Oritel é favorecer a troca de conhecimento entre os países e instituições, além de possibilitar uma melhor integração entre aqueles que visam uma sociedade mais justa e produtiva para os deficientes físicos de todo o mundo.

Depois dessa data sua carreira de ator de filmes entraria em declínio. Nos anos 70 Jerry se dedicaria a seus programas na televisão americana, sempre com grande sucesso. Foi professor de cinema na Universidade da Califórnia, quando foram seus alunos Steven Spielberg e George Lucas.

No cinema, ele é mais lembrado pela comédia o “O Professor Aloprado”, filme de 1963, refilmado em 1996 com Eddie Murphy no papel principal. Na versão original, o personagem desastrado de Lewis se transformava em um conquistador de mulheres, na verdade uma paródia de seu antigo parceiro Dean Martin. Em 1976, os dois se reencontrariam em um programa beneficente, por iniciativa de Frank Sinatra. Jerry contaria em uma entrevista a Larry King que se orgulhou de na hora contornar a surpresa e proferir sem querer uma grande tirada: perguntou a Dean se ele estava trabalhando.

Nos anos 80 Jerry Lewis aceitou voltar ao cinema e fazer alguns papéis dramáticos, como em “O Rei da Comédia (BR)” de Martin Scorsese. E também uma participação na série de televisão “Wiseguy” (O Homem da Máfia).


Fonte: Turismo Adaptado e Fernanda Zago

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Pessoas com Deficiência não perde mais benefício de um salário mínimo, e pode exercer atividade remunerada.Assista vídeo

Cicatrizes formadas por células-tronco podem ajudar na recuperação de lesão medular

Em um novo estudo, pesquisadores mostraram que a cicatriz formada por células-tronco após uma lesão medular não prejudicar a recuperação, na verdade, ela delimita os danos. O resultado da pesquisa, conduzido por cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, foi publicado na revista Science e indica que o tecido cicatrizado que surge na lesão impede que ela se espalhe e ajuda as células nervosas lesionadas a sobreviverem.
Lesões da medula espinal rompem as fibras nervosas que conduzem sinais entre o cérebro e o resto do corpo, causando paralisia de vários graus – dependendo do local e da extensão da lesão. O comprometimento funcional é muitas vezes permanente, uma vez que os rompimentos das fibras nervosas não voltam a crescer. A falta de regeneração tem sido atribuída ao bloqueio que o tecido cicatrizado forma na lesão. Com isso, acreditava-se que as fibras nervosas poderiam se regenerar e que a recuperação poderia melhorar se a formação de cicatrizes fosse inibida, fortalecendo as diversas estratégias terapêuticas propostas em torno deste conceito.

Neste estudo, os pesquisadores se concentraram nas células-tronco da medula espinhal, que são as principais formadoras das cicatrizes que se surgem após a lesão. Eles descobriram que, ao bloquear a formação das cicatrizes, impedindo que as células-tronco formassem novas células após a lesão, o dano expandia-se gradualmente e mais fibras nervosas eram cortadas. Os cientista observaram também que mais células nervosas da medula espinal morriam quando comparadas ao grupo controle, que teve a função de sua células-tronco mantida e era capaz de formar tecido de cicatrização normalmente.
“Descobriu-se que a cicatrização das células-tronco era necessária para a estabilização da lesão e para prevenir a sua propagação”, conta Jonas Frisén, coordenador da pesquisa e professor no Departamento de Biologia Celular e Molecular do Karolinska. “O tecido cicatrizado também facilitou a sobrevivência de células nervosas danificadas. Ao contrário do que se acreditava, os resultados do estudo indicam que quanto maior o número de cicatrizes geradas pelas células-tronco, menor serão as consequências de uma lesão na medula espinhal.

Estudos anteriores, realizados em animais, já indicavam que a recuperação pode ser melhorada por meio do transplante de células-tronco na medula, agora, a nova descoberta sugere que estimular as células-tronco da própria medula espinhal lesionada pode ser uma alternativa ao transplante.
Com informações do Instituto Karolinska.
Hanna Sabelström, Moa Stenudd, Pedro Réu, David O. Dias, Marta Elfineh, Sofia Zdunek, Peter Damberg, Christian Göritz, Jonas Frisén. Resident Neural Stem Cells Restrict Tissue Damage and Neuronal Loss After Spinal Cord Injury in Mice. Science 1 November 2013, Vol. 342 no. 6158 pp. 637-640, Doi: 10.1126/science.1242576.

Fonte: Mídia Ciência e Blog Ser Lesado

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Deficientes relatam dificuldades e desafios em relacionamentos amorosos.

Em diversos relatos, deficientes físicos e mentais contam as barreiras que têm de superar para conquistar uma vida amorosa bem-sucedida.    Adrian Higginbotham, de 37 anos, conta que para ele, que é cego, as dificuldades começam no primeiro contato, o ponto de partida para qualquer relacionamento.    "Você não pode entrar em uma sala de modo casual e dar aquela olhada. Você não pode sorrir para alguém que você já viu duas vezes anteriormente passando pela rua", diz Higginbotham.    Com um título provocante, o programa "The Undateables" (que poderia ser traduzido como "Os Inamoráveis") conta histórias como a de Higginbotham e virou alvo de discussões acaloradas nas redes sociais principalmente por conta do título.    O programa mostra ainda uma agência de namoros especializada em pessoas com dificuldade de aprendizagem, a "Stars in the Sky", que assegura que seus clientes cheguem seguros ao local do encontro e os ajuda a encontrar "a pessoa certa".

   O programa mostra que, apesar de muitos deficientes estarem casados e felizes ou não terem dificuldades para namorar, outros enfrentam uma gama variada de reações e, às vezes, atitudes estranhas, principalmente quando o par não sofre de deficiência.    Lisa Jenkins, de 38 anos, relata sua experiência em um encontro com um amigo de um amigo que não sabia que ela tinha paralisia cerebral.    "Nós entramos em um bar e ele imediatamente desceu os degraus diante de nós. Eu tentei descer, mas simplesmente não consegui. Não havia corrimão", conta.    Quando seu acompanhante perguntou se algo estava errado, Jenkins teve de contar sobre sua paralisia cerebral.    "Eu podia ver a mudança em seu rosto. Ele ficou instantaneamente menos atraído por mim", diz. "Eu já tive homens que se sentiam atraídos por mim, mas achavam que havia algo de errado com eles por isso."

   Jenkins conta que já chegou a ouvir de um potencial pretendente que ele "sempre teve interesse por sexo bizarro".    Em uma sondagem feita em 2008 pelo jornal britânico The Observer, 70% dos entrevistados disseram que não fariam sexo com um deficiente.    Shannon Murray, uma modelo na casa dos 30 anos, há 20 em uma cadeira de rodas, conta que, quando era adolescente, alguns rapazes lhe ofereciam uma bebida e em seguida perguntavam se ela ainda podia fazer sexo. - See more at: 
O programa discute também a era dos encontros pela internet e um novo dilema surgido com ela: um deficiente deve revelar sua condição imediatamente ou esperar que as pessoas o conheçam melhor antes de contar sobre sua deficiência.    Murray – que tem sempre em seu telefone uma lista de bares e restaurantes com acesso fácil para cadeiras de rodas, com medo de parecer pouco independente em um primeiro encontro – diz que já fez os dois.     Ela conta que em apenas uma ocasião um pretendente resolveu abandonar a relação após descobrir que ela era deficiente. 

   Murray diz que tentou também a abordagem oposta, colocando em um site de relacionamentos comum uma foto em que sua cadeira de rodas era bem visível e uma frase bem-humorada, dizendo que, se o interesse da pessoa era escalar o Everest, ela não poderia ir junto, mas ficaria no campo base e tentaria manter a barraca aquecida.    "Esperava que, revelando minha deficiência assim, no início, geraria menos interesse, mas acabei recebendo mais respostas do que quando escondia a cadeira. Fiquei entre as cinco mulheres que receberam mais atenção no site naquela semana", conta. BBC

Fonte-Cantinho dos cadeirante e BBC

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

1.507 Pessoas com Deficiência foram Cadastradas em Caruaru

O blog Fernando Acessibilidade esteve com Adriana Leal-Diretora executiva da AETPC(Associação das Empresas de Transportes de Passageiros de Caruaru), e até esta manhã de quarta-feira, (19), já foram cadastradas 1507-mil e quinhentas e sete pessoas com Diferença funcional no LEVA-Bilhete eletrônico(Gratuidades nos transportes públicos,ÔNIBUS em Caruaru).

Também fomos informados que os Cartões para aqueles que já fizeram o cadastramento só chegaram em Janeiro, devido a falta de material para a imprensão.

O cadastro ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h no 3º piso do Shopping Difusora. O cadastro para os idosos e os usuários comuns segue no mês de dezembro.



Documentação: RG, CPF, Comprovante de Residência e Laudo Médico com o CID (Código de Identificação de Doença) atualizado nos últimos 90 dias e caso necessário contendo a informação que necessita de acompanhante ou não para andar no transporte público.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Senado aprova prioridade para processo de adoção de criança com deficiência

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (17/12), em plenário, processos de adoção de crianças e adolescentes com deficiência ou doença crônica tenham prioridade. É o que determina o PLC 83/2013. O projeto seguirá agora para a sanção presidencial. O objetivo é acelerar o andamento dos processos nos quais o adotado se encontre em uma dessas condições. O texto modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para estabelecer essa prioridade.

Fonte: Agência Brasil
Publicação: 17/12/2013 20:57 Atualização:


Até agora 1.480 Pessoas com Deficiência foram cadastradas em Caruaru

O cadastro do Cartão LEVA-Bilhete Eletrônico para Pessoas com Deficiência iniciado no dia (02) desse mês de Dezembro já contabiliza  1480 usuários do transporte público até esta manhã de terça-feira(17). Com o cadastro, as pessoas que possuem algum tipo de Diferença Funcional continuarão com o direito da gratuidade garantido na utilização do transporte público em Caruaru.

O cadastro ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h no 3º piso do Shopping Difusora. O cadastro para os idosos e os usuários comuns segue no mês de dezembro.


Documentação: RG, CPF, Comprovante de Residência e Laudo Médico com o CID (Código de Identificação de Doença) atualizado nos últimos 90 dias e caso necessário contendo a informação que necessita de acompanhante ou não para andar no transporte público.

Opinião...A inclusão de pessoas com deficiência

Matéria da Folha de São Paulo, por ALEXANDRE SCHMIDT DE AMORIM, 24, administrador, é um dos fundadores da Asid (Ação Social para a Igualdade das Diferenças) e vencedor do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro 2013


O debate sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular e a eliminação, ou não, das escolas especiais exige cautela, e não radicalismos. É justamente desse tema que trata a meta 4 do Plano Nacional de Educação.

A educação especial impacta 820.400 estudantes no Brasil (Censo Escolar, 2012). Hoje, 25% (199.656) deles estão nas instituições especiais. O número é grande e, por isso, antes de qualquer decisão política, é preciso saber quem são esses alunos, o que eles precisam e onde eles podem ser melhor atendidos.

Os pontos de análise são o preparo do ensino regular para receber alunos com deficiência, o papel das escolas especiais e a sociabilização.

De forma prática, a inclusão não é possível e positiva para todos. Existem diferentes tipos de deficiências --algumas em que a idade mental não passa de um ano e outras em que a possibilidade de aprendizagem é maior. É preciso estar pronto para lidar com cada uma delas, em seus diferentes níveis.

Em primeiro lugar, o ensino regular precisa ser melhor preparado para receber os alunos com deficiência que tenham potencial de inclusão. Os esforços públicos devem ir além do investimento em estrutura física. Precisam capacitar o professor, disponibilizar em número suficiente profissionais de apoio e orientar os demais alunos. Acompanhamos muitos casos, em todo o país, de alunos que saem de escolas especiais e têm como maior impeditivo no ensino regular não a estrutura física, mas o preconceito.

Em segundo lugar, precisamos entender que as mais de 4.000 escolas especiais no país desempenham papel fundamental para o deficiente que não acompanha o currículo regular. Essas instituições trabalham dentro dos potenciais do indivíduo e com o acompanhamento de que ele necessita.

Sabemos que, na prática, o professor do ensino regular não pode diminuir o ritmo de aula em função de um aluno. Por isso o fortalecimento das escolas especiais é fator de sucesso para o desenvolvimento pleno da pessoa com deficiência. No caso dessas escolas, o investimento deve ser aplicado na infraestrutura, aí sim o maior limitador de crescimento e causador da longa fila de espera.

O terceiro ponto, a socialização, deve se dar no ensino regular e no especial. É um fator decisivo no processo de inclusão. As práticas que promovem o relacionamento dos alunos de escolas especiais com os das regulares devem ser valorizadas e replicadas, uma vez que diminuem o preconceito e ajudam no desenvolvimento de todos.

Do mesmo modo, a sociedade deve ser foco de campanhas que levem à compreensão da deficiência, dando oportunidades de atuação para o deficiente, como o mercado de trabalho, esporte e atividades culturais.

Ao poder público, cabe apoiar a orientação das famílias que têm filho com deficiência, garantindo informação e formação para os parentes, tantas vezes esquecidos.

Com o trabalho nas três frentes, de forma integrada com o poder público, a pessoa com deficiência se desenvolverá dentro das suas potencialidades e será integrada como alguém capaz de exercer uma função útil em busca de seus objetivos.


Miss Cadeirante Índia

Nirmala Kelwani (centro), 43, é coroada Miss Cadeirante Índia em Mumbai, foi o primeiro evento deste tipo que aconteceu no país.

    No total, 15 mulheres participaram do concurso, que é o primeiro do tipo no país. Os organizadores esperam que o certame abra portas para as mulheres com "Diferença Funcional" nas áreas de moda, cinema e televisão.

Fonte-Cantinho dos cadeirantes

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Sobre traumas e superações

Por Manuela Dantas,escreve coluna de Acessibilidade no Blog de Jamildo

Viver uma situação traumática não é fácil... A que vivi não foi diferente... Cheguei a pensar após a terceira cirurgia e uma infecção hospitalar séria, a qual quase me fez voltar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que não conseguiria resistir muito tempo àquelas febres altíssimas e tremores, porém a única certeza absoluta que tinha era a vontade inabalável de continuar viva.

E continuei viva!

Pois é continuei viva e tive que aprender a viver com minha nova condição, já que estava paraplégica e precisava seguir em frente, e para isso algumas características me ajudaram a superar esse desafio e por essa razão resolvi compartilhar com vocês essa experiência com o intuito de colaborar com pessoas que estejam passando por situações semelhantes, ou que por ventura venham a passar.

A primeira característica que identifico que me ajudou nesse percurso foi meu otimismo intrínseco, na verdade me classifico como uma otimista racional, já que procuro avaliar as situações colocando em evidencia o lado bom, por pior que seja o fato, mas, claro, sem me esquecer de ponderar todas as dificuldades e o que fazer para superá-las.

Outro aspecto importante que colaborou para minha superação da crise é que sempre tive boa autoestima. Na ocasião do acidente estava bem resolvida profissionalmente, como também pessoalmente, o que não me fez rejeitar imediatamente as novas condições do meu corpo e sim a querer lutar para reverter à situação que me foi apresentada e continuo lutando...

No mais, o que me foi indispensável nessa caminhada foi o autocontrole, na verdade essa capacidade eu descobri que possuía no dia do acidente, já que eu era entre os acidentados a que estava mais fortemente machucada, e, no entanto mantive a calma suficiente para orientar o meu resgate no sertão do Ceará e assim o meu quadro bem grave (fratura na coluna cervical, fratura na coluna torácica com lesão medular, perfuração do pulmão, hemorragia interna, poli traumas nas costelas) não teve nenhuma complicação até conseguir chegar ao Hospital em Recife 12 horas após o acidente.

De fato, no momento do trauma eu não tinha a mínima ideia que essas características e capacidades me ajudariam a superar a crise e até mesmo a me manter viva, na verdade, as situações foram acontecendo, o tempo foi passando e eu fui vivendo um dia após o outro e cada dia foi um aprendizado diferente, mas o fato é que hoje sei que todas essas características que foram fundamentais para superar traumas, obstáculos e adversidades podem ser capacitadas e melhoradas durante a vida, principalmente as duas últimas, inclusive, acredito, que se o mesmo acidente que vivi tivesse acontecido 10 anos antes a minha resposta de superação não teria sido a mesma, ou com certeza eu necessitaria de um tempo maior de retorno a sociedade e a vida normal.

Ademais o que quero dizer é que a vida real e a exposição normal às dificuldades da vida nos treinam para as grandes adversidades que talvez tenhamos que enfrentar um dia, mas o que sei é que ter passado por dificuldades menores de forma esporádica manteve a saúde mental necessária para que eu enfrentasse um trauma profundo mais tarde sem depressão e sem angustia e mesmo, por opção, sem psicólogo e sem psiquiatra.

Na verdade, isso, que expliquei através de uma vivência real, nada mais é do que uma capacidade do cérebro, que vem sendo mais estudada nos últimos 5 anos, chamada Neuroplasticidade, que é a habilidade do cérebro se reconfigurar segundo os estímulos que recebe, ou seja, o cérebro é capaz de modificar seu funcionamento de acordo com os estímulos que recebe, o que explica o fato de dependendo de algumas situações externas, o cérebro poder ser estimulado a reagir ou a se entregar.

O fato é que o nosso cérebro pode muito mais do que conhecemos e temos como trabalhar as suas capacidades a nosso favor, de modo a facilitar as nossas demandas e enfrentarmos situações de estresse de modo mais eficaz.

Aliás, nessa busca pelo enfrentamento das adversidades, surgiu outra capacidade fundamental que também pode ser aprimorada com o tempo e a experiência, chamada resiliência, que pela definição científica é a capacidade de se adaptar às situações para superar as adversidades com menor nível possível de estresse.

Aprendi, também, sobre a resiliência com o tempo... Hoje sempre falo que o ser humano se adapta a tudo, a qualquer situação, mas certamente, há 10 anos não diria isso e não teria essa certeza que hoje tenho...

Paralelo a esse arcabouço de características e capacidades importantes para a superação e com a experiência, hoje concluo que diversos fatores colaboraram para minha rápida recuperação mental e dentre eles o mais importante sem dúvida foi o apoio da minha família e amigos, que me deram carinho, compreensão, alegria, força, amor e tempo.


Por fim, lanço mão das palavras de Nelson Mandela para concluir esse artigo: “Eu sou o capitão da minha alma.”. Também sou a capitã da minha alma, Nelson!

Fonte-Blog de Jamildo

Homem fica "Deficiente" temporariamente ,e tem mão reimplantada após membro ficar 1 mês ligado a tornozelo

Jovem teve a mão arrancada em acidente de trabalho em novembro.
Mão foi implantada no tornozelo antes de ser religada ao braço.

Médicos chineses obtiveram sucesso ao reimplantar a mão direita do jovem Xiao Wei, arrancada em um acidente de trabalho em novembro, segundo a agência Rex Features. O curioso é que, antes do reimplante, a mão ficou durante um mês ligada ao tornozelo do paciente para que continuasse recebendo fluxo sanguíneo.
Quando o paciente chegou ao hospital logo após o acidente, na cidade de Changde, província de Hunan, os médicos disseram que não conseguiriam salvar a mão. Mas encaminharam Xiao Wei a um hospital maior na cidade de Changsha, onde os médicos foram mais otimistas.
Lá, eles decidiram implantar o membro no tornozelo do paciente enquanto tratavam seus outros ferimentos, até terem condições de colocá-lo no lugar certo.
"Seu ferimento era grave. Além dos ferimentos de corte, o braço dele estava esmagado. Tivemos que limpar e tratar seus ferimentos antes de iniciarmos a cirurgia de reimplante da mão", disse um dos médicos à Rex Features.
'Não poderia imaginar minha vida sem a mão'

"Ainda sou jovem, e não poderia imaginar minha vida sem a mão direita", disse Xiao Wei. Cerca de um mês depois do acidente, a equipe resolveu que ele já tinha se recuperado o suficiente para passar pela cirurgia de reimplante.
De acordo com os médicos, ele terá de passar por vários outros procedimentos, mas eles estão esperançosos de que recuperará a função da mão.
Sobre o acidente, Wei disse: "Fiquei chocado e congelado no lugar até que colegas desligaram a máquina, recuperaram a minha mão e me levaram ao hospital".

Fonte-G1

Falta de acesso a deficientes gera denúncia do MPF contra empresas de transporte rodoviário

Vinte e oito empresas de transporte rodoviário interestadual e intermunicipal podem ser obrigadas a adaptar seus veículos para o embarque e desembarque de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. O Ministério Público Federal em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ajuizou ação civil pública contra as organizações. Também são réus na ação a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

De acordo com o MPF, denúncia feita pelo Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (COMPOD), em fevereiro de 2012, informou que empresas de transporte coletivo interestadual e intermunicipal estavam utilizando o Símbolo Internacional de Acesso (SIA) nos veículos, sem realmente disporem das adaptações exigidas pela legislação.

No decorrer das investigações, foi descoberto que muitos veículos inacessíveis trafegam com o adesivo do SIA, e, quando não vêm de fábrica com o símbolo adesivado em sua carroceria, as empresas o providenciam por conta própria.  No entanto, segundo informações colhidas com os próprios funcionários das viações, o embarque e desembarque de passageiros deficientes ou com mobilidade reduzida são realizados pelos motoristas, que os carregam nos braços até o assento.

As diligências ainda apontaram que a ANTT, responsável pela regulação, supervisão e fiscalização dos serviços de transporte rodoviário interestadual, vem se omitindo em seu dever de  cobrar das empresas de ônibus a segurança e o conforto desses passageiros.

O procurador da República relata que, após o início das apurações, o terminal rodoviário de Uberlândia chegou a adquirir uma cadeira de transbordo. “O problema é que, além de apenas duas empresas das que operam no local terem tido ciência dessa aquisição, todas elas continuavam a fazer o embarque e desembarque dos passageiros com deficiência da forma usual, ou seja, nos braços. Além disso, existe uma grande dificuldade no uso da cadeira, porque o espaço frontal interno, que dá acesso ao interior dos veículos, bem como o vão de acesso à cabine de passageiros, é extremamente reduzido”.

Para o MPF, o aconselhável é que cada veículo seja aprovisionado com a cadeira de transbordo, uma vez que a resolução da ANTT determina a garantia de acesso ao veículo em todos os locais de parada. A ação pede ainda que a Justiça Federal determine à ANTT e ao INMETRO a realização imediata de vistoria nos veículos de transporte coletivo rodoviário, para verificar o cumprimento das normas de acessibilidade e o uso adequado do SIA, informando mensalmente ao Juízo o resultado da fiscalização. As empresas de ônibus, por sua vez, deverão adaptar seus veículos, inclusive no que diz respeito aos regulamentos da ANTT e Inmetro, para o transporte de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, abstendo-se de utilizar aqueles que não atendam às exigências de acessibilidade.


As empresas rés na ação são: Empresa Gontijo de Transportes Ltda, Empresa Princesa do Norte S/A, Expresso Araguari Ltda, Expresso União Ltda, Nacional Expresso, Real Expresso Ltda, Viação Platina Ltda, Viação São Bento, Cantelletur Turismo Ltda, Helios Coletivos e Cargas Ltda, Viação São Luiz Ltda, Viação Uberlândia, Emtram – Empresa de Transportes Macaubense Ltda, Empresa de ônibus Nossa Senhora da Penha S/A, Eucatur - Emp. União Cascavel de Transportes e Turismo Ltda, Empresa São Cristóvão Ltda, Viação Planalto Ltda, Transcol Transporte Coletivo de Uberlândia, Transbrasiliana Transportes e Turismo Ltda, Real Transporte e Turismo S/A, Expresso São Luiz Ltda, Viação Motta Ltda, Viação Itapemirim S/A, Companhia Atual de Transportes Rotas de Viação do Triângulo Ltda, Transporte Coletivo Brasil Ltda – TCB Transbrasil (antiga Transacreana), Expresso Itamarati S/A, Kandango Transporte e Turismo Ltda (Catedral Turismo). Com informações do MPF.

MPF recomenda que IFRN garanta direitos às pessoas com deficiência

O Ministério Público Federal (MPF) enviou nesta segunda-feira (16) uma recomendação ao reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha. O objetivo é fazer com que, nos concursos e processos seletivos do IFRN, as pessoas com deficiência que tenham ingressado no sistema público vindo de instituições filantrópicas específicas (como os institutos de cegos, surdos-mudos ou equivalentes), sejam considerados alunos que cursaram o ensino fundamental integralmente em escola pública.

A Recomendação 21/2013, assinada pela procuradora da República Caroline Maciel, aponta que chegou ao conhecimento do MPF o fato de um deficiente visual ter tido sua inscrição indeferida no processo seletivo do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). A justificativa do IFRN é que o aluno cursou até a 5ª série do fundamental no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN, instituição filantrópica, e assim não se enquadrava no requisito do edital que limita a participação àqueles que cursaram o ensino fundamental integralmente em instituição pública.

O entendimento do Ministério Público Federal, porém, é que a existência de instituições filantrópicas para a educação e reabilitação de pessoas com deficiência é essencial para a melhor formação e maior desenvolvimento das suas capacidades. Somado a isso, a rede pública de educação não dispõe de condições de funcionamento capazes de incorporar eficientemente as demandas das pessoas com necessidades especiais, o que os leva a recorrer às instituições filantrópicas destinadas exclusivamente à sua formação básica.

“O Instituto dos Cegos, apesar de não ser escola da rede pública, é uma entidade não governamental, de reconhecida Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, com registro no Conselho Nacional de Assistência Social e portaria estadual autorizando o seu funcionamento no ensino de 1º ao 5º ano da educação fundamental, ao fim dos quais os alunos são encaminhados para atendimento em escolas regulares da rede pública, com apoio de professores itinerantes”, descreve a recomendação.


O reitor do IFRN terá um prazo de 30 dias, após ser notificado, para informar e comprovar documentalmente as medidas adotadas.

Fonte-Nominuto.com

domingo, 15 de dezembro de 2013

Nicolelis divulga vídeo que mostra movimentos de exoesqueleto

Na segunda-feira, começa última fase de teste antes de vinda para Brasil.
Cientista promete fazer um jovem paraplégico dar pontapé inicial da Copa.

O cientista brasileiro Miguel Nicolelis - que promete fazer um jovem paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014 por meio do projeto internacional Andar de Novo - divulgou neste domingo (15) novos vídeos do exoesqueleto no qual sua equipe trabalha.
Segundo ele, começa nesta segunda-feira a última fase de testes antes do embarque para o Brasil, onde o equipamento desenvolvido será testado em 10 voluntários na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo.

"Entre outros movimentos, começamos a testar a habilidade do exoesqueleto em produzir um verdadeiro 'chute brasileiro'", brincou o cientista, em sua conta do Facebook. Veja o vídeo.
Cerca de cem cientistas americanos, europeus e brasileiros trabalham no Walk Again Project. O projeto é uma parceria entre a Universidade Duke e instituições de Lausanne (na Suíça), Berlim e Munique (ambas na Alemanha), Natal e São Paulo.

A técnica faz parte de uma linha de pesquisa conhecida como "interface cérebro-máquina", com a qual Nicolelis já obteve resultados internacionalmente relevantes. Em um dos mais importantes, o neurocientista fez com que macacos não só controlassem uma mão virtual, como também sentissem uma espécie de tato quando exerciam a atividade.

Fonte-G1

Stevie Wonder dedica show a Mandela


Do G1-SP

Principal atração do Circuito Banco do Brasil, Stevie Wonder cantou para 17 mil pessoas em uma apresentação dedicada a Nelson Mandela, líder sul-africano que morreu no último dia 5 de dezembro. Jason Mraz, Criolo, Paralamas do Sucesso e Capital Inicial também se apresentaram no festival, que aconteceu neste sábado (14), no Campo de Marte, Zona Norte de SP.

Em sua "última noite na América do Sul", Stevie Wonder subiu ao palco pontualmente às 21h50 para uma performance de 1h40 de duração, ou melhor, "uma celebração", como ele mesmo designou. Antes de cantar "Keep our love alive", Stevie pediu para que o público pensasse em Mandela.
"Ele passou anos na prisão, amando seu país e seu povo. De prisioneiro virou presidente. Que ele descanse em paz. Todos os líderes do mundo entendam que não importa se você é branco, amarelo, preto. Não importa a religião. A paz é o único modo. Vocês concordam?", disse o músico. "Keep our love alive" foi gravada por Stevie em 1990 para expor a barbaridade que representava o apartheid na África do Sul. "Cantei essa música para Mandela na primeira vez em que ele foi aos Estados Unidos". Fotos do artista com o ícone da luta pela igualdade racial foram exibidas nos telões e bandeiras da África do Sul foram levantadas no palco.

Durante o show, a plateia ganhou o nome de "Stevie's voices of São Paulo". O cantor comandava o grande coral de homens e mulheres, como sempre faz em seus shows. "How sweet it is", "As if you read my mind", "Higher ground" foram as primeiras canções de seu setlist. Antes de "Overjoyed", Stevie fez uma pausa para comer gengibre e afinar sua voz. "Qual música eu devo tocar agora", perguntou ao público.

Ele ainda cantou "The way you make me feel", em homenagem a Michael Jackson, e fez um cover de "Waiting in vain", de Bob Marley. "Bird of beauty", "Don't you worry 'bout a thing", "Living for the city", "Signed, sealed, delivered", e um pout-pourri com as mais românticas "You are the sunshine of my life", "My cherie amour", "I just called to say I love you", "Isn't she lovely" - dedicada a todas as mães do mundo - e "Sir Duke" também entraram no repertório. Stevie encerrou a apresentação às 23h30 com "Superstition", desejando Feliz Natal e Ano Novo para os brasileiros.

sábado, 14 de dezembro de 2013

JOVEM COM SÍNDROME DE DOWN ESCREVE E ESTRELA PEÇA DE TEATRO

Veja vídeo http://glo.bo/18wLzpe

'Estou começando a viver de novo', diz dona do primeiro cão-guia do PA

Estudante Luísa Leão diz que cadela Sheba abre portas.
ONG aponta que preço dificulta aumento de cães-guias no país.
A estudante Luísa Leão tem baixa visão e, mesmo com ajuda de uma bengala, sentia dificuldade em andar pelas calçadas irregulares de Belém. Tudo mudou há duas semanas, quando ela chegou dos Estados Unidos com a cadela Sheba, o primeiro cão-guia do Pará. Para muitas pessoas, cães podem ser grandes companheiros, mas, para Luísa, a labrador representa mais do que carinho: é uma forma da estudante conquistar sua independência.

“É um marco. Eu estou começando a viver de novo. Mudam meus objetivos, eu posso fazer o que eu quiser. Antes eu pedia para irem comigo, me ensinarem o caminho, e depois eu voltava sozinha. A Sheba é uma chave que abriu muitas portas”, define Luísa.

A decisão de trocar a bengala por um cão-guia ocorreu em 2012. Como não existem instituições que trabalhem com estes animais no Pará, Luísa procurou ajuda na internet. Ela foi aceita em uma instituição da Califórnia, após duas tentativas frustradas. Ao responder um questionário on-line, a paraense ficou cadastrada na ONG, e aguardou na fila de espera por 1 ano e 10 meses, até que fosse encontrado um animal compatível.

Rodapintada


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Stephen Hawking-" Cadeirante" explica o universo em aplicativo para iPad

                     Em inglês, 'Snapshots of the Universe' custa US$ 5 na App Store dos EUA.
App traz oito experimentos para tratar de gravidade e astros em órbita.




O físico britânico Stephen Hawking, 71, lançou nesta quinta-feira (12) um aplicativo destinado a iPads para explicar as leis que regem o universo.

O app “Snapshots of the Universe” (Registros do universo, em português) foi publicado na App Store, da Apple, pela Random House Digital, braço digital da livraria. Em inglês, o app custa US$ 5 na loja norte-americana.

Segundo a empresa, o app é baseado nos trabalhos escritos de Hawking e “ensina tanto a adultos quanto estudantes as bases teóricas que governam nossas vidas na Terra tanto quanto o movimento das estrelas e dos planetas”.
“Snapshots of the Universe” traz oito experimentos para “explicar os princípios que controlam nosso universo”.

Os temas são: como planetas permanecem em órbita de estrelas, buracos negros, a diferença da noção do tempo, a queda de objetos em diferentes velocidades, diversas percepções da posição de uma estrela, localização dependendo do observador, gravidade e as diferentes interpretações do universo ao longo do tempo.
Apesar de ser compatível com iPads que rodem o iOS 6, o aplicativo para o iOS 7 é mais estilizado.

Fonte-G1

13 DE DEZEMBRO – Dia Nacional do Deficiente Visual

O Dia Nacional do Cego, 13 de dezembro, é um dia para comemorar e celebrar as conquistas e possibilidades das pessoas com deficiência visual. Figuras como Dorina Nowill, que dedicou sua vida à inclusão de pessoas cegas e com baixa visão no Brasil, os talentosos cantores Ray Charles, Steve Wonder e Andrea Bocceli, além do humorista brasileiro Geraldo Magela, são verdadeiros protagonistas de sua própria história. Estes são apenas alguns exemplos de que é possível ultrapassar a barreira de uma limitação e alcançar objetivos. Estas pessoas ficaram famosas não por sua cegueira, mas sim por seu talento e determinação para realizar seus sonhos e objetivos.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Intérprete de sinais em homenagem a Mandela diz que estava 'alucinando'

O homem acusado de ser um impostor ao fazer a interpretação para a língua de sinais dos discursos de autoridades durante homenagem ao ex-líder sul-africano Nelson Mandela na terça-feira (10), no estádio Soccer City, em Johanesburgo, afirma que estava "alucinando e ouvindo vozes", informou o jornal local "The Star".

Thamsanqa Jantjie disse ao jornal que sofreu um "episódio esquizofrênico" enquanto estava no palco durante o evento. "Não havia nada que eu pudesse fazer. Eu estava sozinho em uma situação muito perigosa", contou.

Tentei me controlar e não mostrar ao mundo o que estava ocorrendo. Peço desculpas."
Jantjie alega ter as qualificações para atuar como intérprete de língua de sinais, e disse trabalhar para uma empresa que o pagou US$ 85 para sua atuação no evento de terça.
O homem disse não saber se foi a magnitude do evento ou a alegria por participar da homenagem a Mandela que disparou o ataque esquizofrênico no palco. De repente, ele disse ter perdido a concentração, começou a ouvir vozes e a alucinar.

Jantjie contou que, apesar disso, ele não conseguia sair do palco – por isso, continuou fazendo gestos, apesar de não terem sentido. As alucinações fizeram com que o homem não conseguisse ouvir o que era falado e, consequentemente, interpretar as frases para a língua de sinais.
"A vida é injusta. Essa doença é injusta. Qualquer um que não entenda essa doença vai pensar que eu estou inventando tudo."

Segundo o jornal, fotos e documentos mostrados pelo homem confirmam que ele trabalha como intérprete – há imagens dele em diversos eventos ao lado de várias pessoas, incluindo o presidente da África do Sul, Jacob Zuma.
Em entrevista em uma rádio, Jantjie se disse satisfeito com seu desempenho na cerimônia e não respondeu às críticas recebidas. "Absolutamente, absolutamente. Acho que sou um campeão da linguagem de sinais", afirmou ele à emissora Talk Radio 702.
Procurado pela Reuters, ele disse não entender por que as pessoas estão se queixando só agora, e não em outros trabalhos seus. "Não sou um fracasso. Eu cumpro", disse ele, antes de desligar.
Jantjie disse trabalhar para uma empresa chamada SA Interpreters, contratada pelo partido governista CNA para a cerimônia de terça-feira.
O CNA também disse desconhecer Jantjie, mas prometeu uma investigação. "Estou muitíssimo surpreso", disse o porta-voz do partido, Jackson Mthembu. "Vamos acompanhar isso. Não temos certeza se há algo de verdade no que ele disse."

Líderes mundiais
Jantjie foi visto por todo o mundo na TV próximo a líderes mundiais, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Mais de 100 lideranças globais participaram do evento, incluindo a presidente Dilma Rousseff.
A tradutora oficial para língua de sinais Nicole Du Toit, que estava acompanhando a transmissão pela TV, falou por telefone que o homem que estava fazendo a tradução parecia constrangido.
"Foi horrível, um absoluto circo, muito, muito ruim", disse ela. "Só ele pode entender seus gestos", afirmou.
Integrante do Parlamento da África do Sul, Wilma Newhoudt, que também é surda, falou que o tradutor não comunicava nada com suas mãos e braços.
Especialistas em língua de sinais disseram que Jantjie não estava fazendo a tradução dos discursos nem para o africâner, nem para o inglês.

Banco do Brasil reduz os juros para Pessoas com Deficiência

Foram reduzidas as taxas de juros praticadas no BB Crédito Acessibilidade, linha de crédito do Banco do Brasil destinada ao financiamento de bens e serviços de tecnologia para deficientes. As taxas passaram de 0,57% ao mês para 0,41% (de 7% para 5% ao ano) ao mês para clientes com renda de até cinco salários mínimos, e de 0,64% ao mês para 0,45% ao mês (de 8% para 5,5% ao ano) para clientes com renda entre cinco e dez salários mínimos.

Para efeito de comparação, as taxas das linhas de crédito pessoal, segundo informações do Banco Central, variam entre 3,06% a 4,80% ao mês -ou 43,51% e 75,91% ao ano -, entre os bancos grandes (dados referentes a setembro de 2013).

Até 100% do valor do bem ou serviço pode ser financiado e o limite do empréstimo é de 30 mil reais por pessoa. As parcelas são debitadas da conta corrente do cliente, que pode quitar o empréstimo em prazos que variam de 4 a 60 meses, sendo que a primeira prestação pode ser paga em até 59 dias.

O banco ressalta que o empréstimo é feito tanto para clientes que queiram comprar os equipamentos para uso próprio, quanto para correntistas que queiram comprar os bens para outra pessoa.

Em 2013, os empréstimos da modalidade totalizaram 65 milhões de reais (crescimento de mais de 300% em relação a 2012), que foram destinados a mais de 14 mil clientes.

O Banco do Brasil passou a disponibilizar o BB Crédito Acessibilidade em fevereiro de 2012, depois que o Governo Federal lançou o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite, em novembro de 2011.

Podem ser financiados pelo BB Crédito Acessibilidade: cadeiras de rodas, serviços de adaptação de veículos, órteses, próteses, dentre outros.


Mais informações sobre como contratar o crédito e a lista completa de produtos financiáveis pode ser consultada no site do BB.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Intérprete de sinais usado em ato para Mandela era falso, diz federação

Federação de surdos da África do Sul diz que gestos não faziam sentido.
Governo informou que faria pronunciamento sobre o caso.
O homem que fez a interpretação para língua de sinais dos discursos de autoridades durante homenagem ao ex-líder sul-africano Nelson Mandela na terça-feira (10), na qual mais de 100 liderenças mundiais participaram, era um impostor, informou o diretor nacional da Federação Nacional dos Surdos da África do Sul, Bruno Druchen.

Questionado pela agência de notícias americana Associated Press, o governo da África do Sul informou que estava preparando um pronunciamento sobre o assunto.

Três especialistas em linguagem de sinais falaram à agência de notícias que o homem não estava fazendo a tradução dos discursos nem para o africâner, nem para o inglês. A língua de sinais da África do Sul é usada oficialmente em 11 países, de acordo com a federação. Não ficou claro se o homem que estava fazendo a tradução com um método diferente de comunicação.

O homem, que ainda não foi identificado, foi visto por todo o mundo na TV próximo a líderes mundiais, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ele movia "as próprias mãos, mas não havia sentido no que fazia com elas", afirmou Bruno Druchen.
A tradutora oficial para língua de sinais Nicole Du Toit, que estava acompanhando a transmissão na TV, falou por telefone que o homem que estava fazendo a tradução parecia constrangido.
"Foi horrível, um absoluto circo, muito, muito ruim", disse ela. "Só ele pode entender seus gestos", afirmou.
Integrante do Parlamento da África do Sul, Wilma Newhoudt, que também é surda, falou que o tradutor não comunicava nada com suas mãos e braços.

Conade envia Baner para Divulgação aqui no blog e no Facebook

O Sr.Jorge Amaro de Souza Borges,Coordenador Geral do Conade,  me enviou um Baner para a atividade do Conade no FMDH!


O que é o Conade?

O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) é um órgão superior de deliberação colegiada, criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social. O Conade faz parte da estrutura básica da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

Descrição Conade 1:

Descrição da Imagem: Baner em formato de retrato, com fundo verde. Na parte superior esquerda, em letras brancas está escrito “Conade no” abaixo uma mão, contornada nas cores amarela, verde, azul, vermelho e laranja, adentrando a um círculo, com as mesmas cores em seu contorno. Ao lado na cor preta “Fórum Mundial de Direitos Humanos, em caixa alta, sendo que direitos humanos está em negrito. Abaixo, em letras menores, “Simpósio Controle Social e Direitos da Pessoa com Deficiência”.  Abaixo, em branco, a data e o horário “11 e 12 de dezembro, 16 às 20h, Local: Sala 122” Na lateral direita, acima, chamada “Curta nossa página no Facebook” em branco e abaixo, logotipo do Conade.

Descrição Conade 2:

Descrição da Imagem: Baner em formato de paisagem, com fundo verde. Na parte superior esquerda, em letras brancas está escrito “Conade no” abaixo uma mão, contornada nas cores amarela, verde, azul, vermelho e laranja, adentrando a um círculo, com as mesmas cores em seu contorno. Ao lado na cor preta “Fórum Mundial de Direitos Humanos, em caixa alta, sendo que direitos humanos está em negrito. Abaixo, em letras menores, “Simpósio Controle Social e Direitos da Pessoa com Deficiência”.  Abaixo, em branco, a data e o horário “11 e 12 de dezembro, 16 às 20h, Local: Sala 122” Na lateral direita, acima, chamada “Curta nossa página no Facebook” em branco e abaixo, logotipo do Conade.

                                     É SÓ CLICAR NA IMAGEM QUE FICARÁ GRANDE

Convite. Aniversário da ACACE-9 anos de Lutas e conquistas


Sede Social: Av. Daniel Felix da Silva Nº 243, Jardim Boa Vista, Caruaru – PE. CEP: 55.038-240
E-mail: acace@acace.org.br - Visite: WWW.acace.org.br

CONVITE

A Associação Caruaruense de Cegos – ACACE, tem a honra em convidar a todos os seus Associados, familiares e amigos, para a solenidade de comemoração do seu aniversário de 9 anos de fundação, a ocorrer na data de 11 de dezembro, em sua sede social, a Av Daniel Félix da Silva, 243, Jardim Boa Vista, Caruaru – PE, a partir das 19h, onde serão realizadas algumas homenagens a personalidades que muito contribuíram para o crescimento e o desenvolvimento da Entidade, sendo ao final, servido um coquetel aos presentes.
Não deixe de participar, sua presença é fundamental, seja mais um a construir essa nova visão.


Atenciosamente,


Sandro Severino da silva.

Presidente da ACACE.

Eu,Nós... hoje na luta no I encontro Municipal da Pessoa com Deficiência em Caruaru


Nesta manhã (11) participei do I encontro Municipal da Pessoa com Deficiência, promovido pela secretaria de políticas sociais.Também participaram vários representantes das secretarias do município, lideranças de entidades de luta da Pessoa com Deficiência,familiares e representante da OAB.
No encontro cada representante de secretaria relataram o que cada secretaria disponibiliza para o Deficiente. Lideranças sugeriram ideias e cobraram ações afetivas de Acessibilidade.

No final foi apresentado o Plano Viver sem limites do Governo Federal.


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Eduardo Campos assina projeto de inclusão para Policial com Deficiência


O Governador de Pernambuco,Eduardo  Campos, assinou hoje(10) lei que promove a inclusão dos policiais civis, militares e do corpo de bombeiros com Deficiência nos órgãos públicos de segurança do Estado. Os profissionais com “Deficiência” que queira exercer atividade laboral nos órgãos de segurança do estado agora pode. A acão assegura ao policial que apresenta algum tipo de deficiência possa escolher se quer permanecer no serviço.

Pesquisa. Lei aumenta espaço de deficientes brasileiros no mercado de trabalho

Do DataSenado

O DataSenado, em parceria com o IBDD, realizou pesquisa para conhecer as condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil, entrevistando diretamente 1007 deficientes no país. A pesquisa registrou mudanças positivas e dificuldades que persistem na vida de deficientes físicos, visuais e auditivos.


Na semana dedicada às pessoas com deficiência, pesquisa do DataSenado registrou as mudanças positivas e as dificuldades que persistem na vida de deficientes físicos, visuais e auditivos no Brasil. Foram entrevistadas 1.007 pessoas em todo o país.
Para 53,4% dos respondentes, a legislação existente torna mais fácil a contratação da pessoa com deficiência, sendo que 79,4% acham que o seu empregador cumpre a Lei 8.213/1991, a qual estabelece o preenchimento de vagas para deficientes nas empresas com mais de 100 empregados.

Foi registrado um crescimento de 11,5% no número de empregados desse segmento da população. Em 2010, eram 55% e, agora, são 66,5% os deficientes que exercem atividade remunerada; 48,9% deles nunca se sentiram discriminados no ambiente de trabalho.
A garantia de espaço no mercado de trabalho impulsiona o aperfeiçoamento e a especialização: 73,8% dos respondentes já fizeram algum curso de formação para aumentar a chance de emprego, e 93,3% têm ensino médio ou superior. A integração, inclusive, é desejo majoritário dos brasileiros com deficiência – 71,0% afirmam que, se pudessem escolher onde estudar, optariam por uma classe comum em escola regular.

Para 73,5% dos pesquisados, a internet é hoje o principal meio de comunicação usado para buscar informações. Contudo, 53,7% querem que a TV seja o meio de comunicação a receber mais investimento para atender às pessoas com deficiência.
A mobilidade urbana mostra-se como grande vilã na rotina dos deficientes - para 68,1% apenas uma minoria dos prédios públicos está adaptada às suas necessidades; 59,2% apresentam a mesma queixa em relação às ruas e calçadas, e 46,8% denunciam: o transporte público de suas cidades não atende bem às pessoas com deficiência.

Ao final da pesquisa, uma demonstração de que muito ainda precisa ser feito: na opinião de 80,1% dos pesquisados, os direitos da pessoa com deficiência não são respeitados no Brasil.
Esta é a segunda edição da pesquisa sobre o cotidiano, as dificuldades e as aspirações dos brasileiros com deficiência. Os dados foram coletados pelo Alô Senado entre os dias 28 de outubro e 25 de novembro de 2013. A pesquisa contou com a parceria do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) e da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef).


Assista Vídeos

Caruaru realiza Encontro Municipal da Pessoa com Deficiência

A Secretaria da Criança, do Adolescente e de Políticas Sociais promove o I Encontro Municipal da Pessoa com Deficiência,
na Estação Governo Presente, na próxima quarta-feira (11), a partir das 8h. Em referência ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no último dia 3 de dezembro. O evento tem como objetivo a apresentação oficial do Plano Nacional “Viver sem Limites”, a ser executado em Caruaru, além da divulgação das ações desenvolvidas para este grupo pela gestão municipal.

São esperadas pessoas com deficiência e familiares, estudantes e organizações ligadas à temática para, juntamente com os secretários municipais de Educação, Saúde, Políticas Sociais, Infraestrutura e Participação Social, discutirem os avanços e os desafios para 2014. O intuito é discutir a qualidade de vida atual das pessoas com deficiência no município, sob os mais diversos aspectos como o político, social, econômico e cultural, propondo melhorias.


O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) na perspectiva de promover a compreensão de assuntos relativos à deficiência. A mobilização da sociedade para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar desta parcela da população é a proposta deste dia.

Fonte-Blog do Mário Flávo

Susan Boyle diz que foi diagnosticada com síndrome de Asperger

Da folha de São Paulo

A cantora Susan Boyle, 52, descobriu há cerca de um ano e meio ser portadora da síndrome de Asperger.

Em entrevista ao jornal "The Observer", Susan revelou que durante a vida inteira foi erroneamente diagnosticada como portadora de "danos cerebrais" causados por baixa oxigenação durante o parto.

A escocesa virou uma celebridade instantânea em 2009 ao surpreender jurados e plateia no reality show de calouros "Britain's Got Talent". Após ser revelada pelo programa, ela se tornou uma das artistas que mais vende discos do Reino Unido.

"Quando eu era criança, me diziam que eu tinha dano cerebral. Mas eu sempre soube que era um rótulo injusto", disse Susan à publicação. Apesar de ter sido diagnosticada há um ano e meio, ela conta que só agora se sentiu segura para revelar.

"Agora eu tenho um entendimento muito mais claro do que está errado e me sinto aliviada e relaxada", se abriu Susan, que tem QI acima da média.

A síndrome de Asperger afeta as interações sociais e habilidades de comunicação, e pode dificultar relacionamentos e a habilidade de se comportar de forma apropriada em diferentes contextos sociais.

"Eu percebi que tinha uma doença séria e resolvi fazer um diagnóstico com um especialista escocês. Ninguém me mandou ir", lembrou Susan, ressaltando que o novo diagnóstico não a define.

"Não vai fazer diferença nenhuma na minha vida. É apenas uma condição com a qual eu tenho que conviver e superar", diz ela, embora acredite que agora as pessoas vão ter mais empatia e condescendência com ela ao saber da síndrome.


"Acho que agora as pessoas vão me tratar melhor, porque vão compreender como eu sou e porque me comporto desse jeito".

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Cadeirante luta para usar Banheiro Adaptado do Hospital do Cancer de Pernambuco . Leiam e vejam imagens da denuncia feita pela Cadeirante,Vasti Araújo pelo seu Facebook

AUTORIDADES DO ESTADO DE PERNAMBUCO, E ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA FISCALIZAÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, PASMEM COM O QUE ME ACONTECEU RECENTEMENTE NO HOSPITAL DO CÂNCER DE PERNAMBUCO!!!!

No dia 07/11/2013 á tarde, não posso precisar a hora pois já fazia tempo que estava no HCP Hospital do Cancer de Pernambuco, comecei a procurar o sanitário adaptado, para pessoas com deficiencia, pois sou cadeirante há quatorze anos, e, para minha surpresa, ninguem,no devido hospital, sabia dizer se havia WC adaptado neste local. Por ser um hospital onde vi muitas pessoas de cadeiras de rodas, inclusive mutiladas,
Fiquei surpresa e comecei a perguntar as pessoas que estavam fardadas, que trabalhavam ou prestavam serviço no local, VOLUNTÁRIA, PSICÓLOGA e só houvia que NÃO HAVIA WC ADAPTADO NO HCP!

Conversei bastante tempo de maneira leve e agrdável com destas duas pessoas e inclusive disse que faria uma enquete: COMO O CADEIRANTE PODERIA FAZER XIXI NO HCP, SEM WC ADAPTADO? A psicóloga até riu e disse que seria um caso a se pensar, já que o cadeirante ficaria numa condição muito difícil. Minha bexiga já estava muito cheia e comecei a procurar e me foi dito que na PELVIS, (foi assim que me indicaram o lugar) teria um wc adaptado, um funcionario me levou gentilmente até o local e quando reconheci o wc pela largura da porta e coloquei a mão na maçaneta, uma funcionária disse: Este wc banheiro está em manutenção!

Não pode ser usado! Solicitei a ela a que abrisse para que eu visse se estava realmemnte em manuntenção. A resposta foi: A chave não está comigo; não posso lhe mostrar. Use este daí. E me apontou uma série de wcs comuns, extremamente sujos, que eu não poderia usar por conta do espaço e da largura das portas, e também por não ter BARRAS DE APOIO, NECESSÁRIO PARA A TRANSFERENCIA DOS CADEIRANTES, DA CADEIRA DE RODAS PARA O VASO SANITÁRIO! Voltei, auxiliada por uma funcionária, ao ponto de partida. Quando, uma funcionaria, DA TRIAGEM, SE COMPADECEU DE MINHA SITUAÇÃO (apertadíssima) foi até a recepção da triagem e voltou com uma chave de um WC MASCULINO, que fica neste local, E abriu-o, Para que eu usasse. Para minha surpresa trata-se de um WC DEVIDAMENTE ADAPTADO, LIMPO! Que não consta o ADESIVO INDICADOR PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA. Eu estava acompanhada de minha sobrinha que me ajudou a fazer usso do sanitário. Agradeci, satisfeita e entreguei a chave a funcionaria que me deu. Outra funcionaria ao ver o que aconteceu, ficou desgostosa e exclamou, INSATISFEITA: “MAS RAPAZ, TU DEIXASSE ELA USAR O BANHEIRO!... Eu, mais uma vez, surpresa, porém, com minha necessidade atendida, fui embora e não comentei nada.

No dia 05/12/2013, mais uma vez, fui ao HCP fazer uma consulta, após o atendimento, entre dez e onze horas da manhã, por estar com a bexiga muito cheia, pois havia urinado às cinco da manhã, e costumo esvaziar a bexiga de quatro em quatro horas, por ser LESADA MEDULAR E PORTADORA DE PARAPLEGIA FLÁCIDA IRREVERSÍVEL, fui até a recepção da triagem, onde me deram a chave do sanitário ADAPTADO e solicitei a um funcionário do local. Este, antes de me atender foi até ao telefone e ligou para alguem. Não sei quem foi nem o que disse porque estava dentro do local que é separado por vidro. Esperei um pouco e depois, por demorar, vi que o funcionário havia retornado ao seu serviço no computador, sem uma satisfação. Perguntei a ele: O SENHOR VAI ME DAR A CHAVE DESTE WC ADAPTADO PARA QUE EU POSSA USAR? Ele respondeu, RISPIDAMENTE,: JÁ FALEI COM A CHEFE; ELA VAI RESOLVER!.... Chega uma senhora magrinha, morena clara de cabelo curto de braços cruzados em total posição de “GUARDA”. Eu então lhe digo: Eu gostaria de usar este sanitário pois sei que é ADAPTADO! , e já usei-o outra vez. A resposta veio SECA E EM TOM DE DESAGRADO: “A SENHORA NÃO VAI PODER USAR ESTE SANITÁRIO! Eu respondi: EU NÃO ACREDITO NO QUE ESTOU OUVINDO! ESTE BANHEIRO É ADAPTADO E EU JÁ O USEI ANTES; É WC PARA CADEIRANTES. A resposta veio em tom mais autoritário e intimidador: TODOS OS OUTROS CADEIRANTES USAM O OUTRO BANHEIRO (NÃO ADAPATADO) E NÃO RECLAMAM; A SENHORA É A PRIMEIRA A RECLAMAR! A SENHORA ESTÁ CRIANDO PROBLEMAS!! Diante desta situação, muito apertada, com a bexiga doendo, preocupada com um possível vasamento e ter que ficar toda molhada, tendo que passar por CONSTRANGIMENTO, em PÚBLICO, eu, em total desespero, ergui a minha voz e disse-lhe: Voces estão cometendo um crime; este local, por lei é de uso dos DEFICIENTES FÍSICOS; NÃO PODE SER PROIBIDO. Eu sou cadeirante! Este wc não pdde ser de uso exclusivo de funcionários. Veja a largura da porta. (mais de 70cm) é norma da ABNT! Ele foi construido para uso dos cadeirantes! É lei! Foi solicitada a presença de uma terceira pessoa. A responsável pelo setor de HOTELARIA do HCP. Bem mais dócil, porém resistente. 

Repeti o meu desagrado, bastante zangada. A mesma, argumenta um pouco, no sentido de me convencer a usar o outro sanitário, o comum. Pede para que eu tenha calma. E, em seguida, troca olhares com a supervisora e, baixinho apela: DEIXA ELA USAR O DE LÁ DE TRAS! Para minha maior surpresa, o HCP não tem só um wc adaptado funcionando, tem outro! O DE TRAS! Entre troca de olhares, chegam a um acordo e de repente, aparece a chave e sou dirigida a um wc cuja porta também está fechada ao público usuário. Enquanto tudo isto ocorre eu peço a minha sobrinha para fotografar o wc que os cadeirantes são OBRIGADOS A USAR. Quando a porta do wc é aberta para que eu entre, há no local um objeto guardado que me pareceu uma prateleira, e que me impede de entrar com a cadeira. O que demonstra que este wc jamais foi utilizado por um cadeirante. Seria IMPOSSIVEL USÁ-LO COM AQUELE OBJETO LÁ DENTRO. NÃO PODIA MANOBRAR A CADEIRA; NÃO TINHA ESPAÇO SUFICIENTE. Finalmente o objeto é retirado e eu tenho, GRAÇAS A DEUS, ACESSO AO SANITÁRIO E POSSO, ENFIM, ESVAZIAR MINHA, TÃO CHEIA BEXIGA!!! Logo em seguida vejo uma senhora que acabara de tirar os pontos sendo conduzida por um maqueiro ao wc não adaptado, APERTADO, para fazer uso. LAMENTÁVEL!!! Ainda falei com ela e disse-lhe que havia um local onde ela poderia fazer uso mais confortavelmente, mas, ela, que podia ficar de pé, me diz, docemente, confortando-se com a situação: Minha filha, deixe que eu uso o outro; não precisa, não. Quando aviso as duas funcionárias que vou DENUNCIAR, o que está acontecendo, sou solicitada a esperar pois vão chamar a “OUVIDORIA”. A responsável chega; e para minha TOTAL SURPRESA, por eu estar ainda sob efeito emocioanal, indignada, falando exaltada, a mesma usa seu tom de voz, para me intimidar: OLHE!... NÃO FAÇA ISTO!... Logo após, esta senhora me chama para ir, com ela a uma salinha. Eu pergunto por que? E ela diz que o que irá fazer só pode ser feito lá. Eu vou com minha sobrinha e ela começa a orar por mim como se eu estivesse com PROBLEMAS ESPIRITUAIS! Por estar tão zangada! Aproveitei a ocasião e fiz um clamor ao SENHOR JESUS, SOLICITANDO UMA PROVIDENCIA NAQUELE LUGAR, JÁ TÃO CHEIO DE SOFRIMENTO E INJUSTIÇAS. Quando terminei pedi para falar com o diretor. Me foi dito que eu não poderia porque onde ele fica tem ESCADAS!.... Será tambem que lá não tem ELEVADOR?.... Claro que tem!

GOSTARIA QUE FOSSE TOMADAS PROVIDENCIAS PARA COM AS PESSOASCOM CÂNCER, MUTILADAS, EM CONDIÇÕES EMOCIONAIS ABALADAS, EM PROFUNDO SOFRIMENTO, TIVESSEM UM TRATAMENTO DIGNO DE SUA CONDIÇÃO!
Segue anexo fotos.

Grata,

Vasti Araujo

09/12/2013




Tradução