sexta-feira, 18 de abril de 2014

Papa lava pés de 12 pessoas com deficiência


O Papa Francisco oficiou nesta quinta-feira (17) a missa de Quinta-Feira Santa, que relembra a última ceia, e, reproduzindo Jesus, lavou os pés de 12 pessoas, nesta ocasião pessoas com deficiência da fundação italiana Don Carlo Gnocchi, entre elas um muçulmano.

A cerimônia "In Coena Domini" aconteceu no Centro Santa Maria da Providência, no bairro da periferia romana de Casal de Marmo, ao qual o papa argentino chegou por volta das 17h15 locais (12h15 de Brasília) para presidir sua segunda Quinta-Feira Santa desde que foi eleito sucessor de Bento XVI em março do ano passado.

O pontífice foi recebido por vários curiosos, aos quais se dirigiu para apertar suas mãos e beijar e abençoar as crianças. Já no púlpito do templo, Francisco pronunciou uma homilia improvisada na qual explicou que o gesto de Cristo de lavar os pés dos 12 apóstolos representa a imagem de "um Deus que se fez servo".

Francisco explicou que Jesus fez um trabalho de escravos, que tem sua remota origem na obrigação destes de lavar os pés de seus amos antes de entrarem em casa para não sujar o chão.

"Agora eu farei este gesto, mas todos nós, em nosso coração, pensemos nos outros, no amor que Jesus nos diz que temos que ter para com os outros, em como podemos serví-los melhor, porque assim Jesus o quis", afirmou.

Foi então que Francisco lavou os pés destas 12 pessoas de idades que variam de 16 a 86 anos. O mais jovem era Osvaldinho, de 16 anos, procedente de Cabo Verde e tetraplégico desde que, em agosto do ano passado, lesionou a coluna vertebral ao mergulhar no mar em uma área rasa. A mais idosa era Angélica, de 86 anos e que está em reabilitação desde o ano passado, quando caiu e fraturou a prótese de quadril que utilizava.

Outra pessoa que teve os pés lavados pelo pontífice foi Hamed, de 75 anos, um muçulmano procedente da Líbia e que sofre de graves lesões neurológicas desde que sofreu um grave acidente de carro.

Francisco não foi o primeiro papa a visitar um centro desta Fundação. Antecessores como Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI também acolheram ou visitaram seus integrantes.

Com a cerimônia da Quinta-Feira Santa, é lembrada a Última Ceia e a oração de Cristo no Jardim do Getsêmani, que esteve sucedida por sua detenção e posterior calvário.

No ano passado, durante sua primeira Semana Santa como papa, Francisco optou por lavar os pés de 12 jovens reclusos em um centro de reabilitação de menores de Roma.

Francisco oficiou também nesta quinta no Vaticano a Missa Crismal, que marca o começo do Tríduo Pascal. Nesta sexta (18), o papa vai oficiar a missa da Paixão do Senhor, na capela papal da Basílica de São Pedro, e à noite presidirá, no Coliseu de Roma, a tradicional Via-Sacra.

Fonte- G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução