terça-feira, 29 de julho de 2014

FIG: Camarote da Acessibilidade contabiliza 500 atendimentos


Durante todas as noites do festival o espaço esteve em funcionamento
Com estrutura de 50m² montado na Praça Mestre Dominguinhos, antiga Guadalajara, durante os dez dias da 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), realizado no Agreste do Estado, 500 pessoas com deficiência participaram do Camarote de Acessibilidade. Além do espaço reservado, outras ações como transporte gratuito por meio do PE Conduz e oficinas pedagógicas foram realizadas dentro da programação do evento.

Entre as oficinas estão a de audiodescrição realizada pela Fundarpe em parceria com a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoal com Deficiência – SEAD, que é coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e que contou com a presença do ator global Eduardo Moscovis e duas outras promovidas para o segmento local: artes cênicas para surdos e dicas de convivência na comunidade surda. Ambas capacitações foram promovidas na Escola Dom Juvêncio de Brito, tiveram 4h de duração e a participação de mais de 60 pessoas.

PE Conduz- O programa PE Conduz oportunizou o transporte de pessoas com deficiência a partir do Recife e Região Metropolitana até Garanhuns. O serviço gratuito e com segurança foi realizado nas sextas-feiras e aos sábados durante a programação do FIG, por meio de um pré-cadastro.
Camarote – Com 10m x 5m, o Camarote de Acessibilidade funciona há quatro anos no Festival de Inverno de Garanhuns. Na estrutura do espaço coberto havia sala de cateterismo, banheiro químico adaptado, piso tátil, além de intérpretes de Libras e segurança. O serviço destinado às pessoas com deficiência também ocorre em outras festividades como São João e Carnaval, por exemplo. “Esse espaço é maravilhoso. Antes eu até vinha, mas ficava levando empurrões. Levava chuva e na multidão praticamente eu não via o show”, elogiou Fernanda Verúcia, 34 anos, que possui paralisia infantil.

As ações que tem como objetivo garantir acessibilidade e inclusão social foram desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoal com Deficiência em parceria com a Prefeitura de Garanhuns e entidades locais como Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco(Advampe) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude).

Fonte-SEAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução