sexta-feira, 26 de setembro de 2014

No Dia Nacional do Surdo, Recife ganha Central de Libras

Nesta sexta-feira, 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, as pessoas com deficiência auditiva do Recife e Região Metropolitana, ganham a Central de Libras. A inauguração acontece às 10h, na Escola Estadual Barbosa Lima, Rua Joaquim Nabuco, bairro da Boa Vista.

Na ocasião, técnicos da Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência vão detalhar como deverá ser feito o agendamento. É preciso se dirigir à Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), na Rua João Ivo da Silva, 342, Madalena ou acessar a internet através do Skype e da página noFacebook centrallibras.recife.

O atendimento gratuito  é feito por intérpretes de Libras nas áreas de saúde, segurança, justiça e cidadania, além de acompanhamento de entrevistas de empregos, quando solicitadas. O serviço já funciona nas cidades de Petrolina e Caruaru, onde já foram atendidas 2.400 pessoas desde janeiro até agosto de 2014.

As Centrais de Libras, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio de sua executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), coordenadas pela SEAD  foram inauguradas no final do ano passado nos municípios de Petrolina e Caruaru, em parceria com o Governo Federal.

As  Centrais do Agreste e do Sertão de São Francisco atendem também os moradores de Altinho, Agrestina, Bezerros, Camocim do São Felix, Riacho das Almas, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó e Toritama.

Em Pernambuco, segundo o Censo de 2010 do IBGE há 2,4 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Dentre essas, há no estado mais de 523 mil pessoas com deficiência auditiva.

Fonte-Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução