terça-feira, 4 de novembro de 2014

'Estou confiante', diz aluna surda que fará o Enem com intérprete de Libras




 
Caroline Menezes Figueiredo, de 18 anos, quer cursar Arquitetura.
Ela teve acompanhamento de intérprete de Libras na escola.

Do G1

O esforço e a dedicação da estudante Caroline Menezes Figueiredo, de 18 anos, que temdeficiência auditiva já começou a dar resultados: ela passou no vestibular de uma faculdade privada para o curso de Arquitetura. Mas os planos de Carol vão além: ela vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar uma vaga na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

No Colégio Nossa Senhora das Neves, onde Carol estuda em Natal, ela conta com o auxílio de uma intéprete de Libras que a acompanha em todas as atividades. "Nas aulas diariamente, em aulões preparatórios, em aulas de campo, em todas as atividades da escola que a Carol participe a intéprete vai com ela", explica a psicóloga Janua Melo.

Nos dois dias de prova do Enem não será diferente. Caroline vai contar com o auxílio de uma intéprete. "Estou confiante", disse a estudante. Em outubro ela foi aprovada no vestibular de uma universidade privada de Natal e se disse surpresa com o resultado. "Eu estava olhando na lista procurando o nome dos meus amigos. Quando vi o meu nome foi uma surpresa. Eu fiquei feliz porque foi o resultado do meu esforço e minha nota foi muito boa", contou.

A intéprete que acompanha Carol nas atividades da escola diz que é impossível não se envolver com as expectativas da aluna. O convívio diário acabou criando uma relação de cumplicidade entre as duas. "Eu fico ansiosa com os resultados dela, incentivo ela a não desistir. Carol está se empenhando, é bastante dedicada, eu acho que ela vai conseguir", disse Josemeiry Marreiro Honorato, de 29 anos.

O Enem será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro e, nesta edição, tem 8,7 milhões de candidatos inscritos. No Rio Grande do Norte, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são 221.082 inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução