quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Indra apresenta sistema completo de telerreabilitação por meio de serviço em nuvem

Deu no Deficienteciente


A Indra, multinacional de TI e uma das maiores empresas do segmento no Brasil, lança a versão mais completa de seu sistema de telerreabilitação, chamado Toyra. O software, de caráter interativo, oferece ao paciente terapia controlada e segura por meio da TV ou computador. A tecnologia tem sido aprimorada desde sua criação, em 2008, sendo agora capaz de atender pacientes com mobilidade reduzida dos membros inferiores e superiores. Além disso, todos os dados do tratamento do paciente ficam armazenados na nuvem, visto que os exercícios podem ser feitos em casa, com mais comodidade.

O Toyra captura os movimentos por meio de sensores ou pelo dispositivo Kinect da Microsoft. Estes dispositivos se conectam à rede de terapia da clínica ou do hospital, que envia ao sistema a localização e a posição do paciente para recriar os exercícios na tela por meio de um avatar. Com as informações armazenadas no servidor externo, o Toyra avalia e analisa os resultados obtidos durante as sessões da terapia e ajuda na realização de estudos clínicos que podem ser integradas ao histórico de tratamento do paciente.

A nova versão do software permitiu desenvolver na Espanha o projeto TRAM (Telerreabilitação Audiovisual Motora) em colaboração com o Hospital Nacional de Paraplégicos de Toledo e apoio da Fundação Rafael de Pino. Os testes do projeto foram realizados durante os últimos 12 meses e envolveu mais de 60 pacientes, 18 profissionais do setor da saúde e 30 especialistas em tecnologia. Um grande diferencial desse programa de reabilitação foi a criação de uma rede social própria que proporcionou uma comunicação mais eficiente entre todos os agentes envolvidos no processo, incluindo os pacientes. A finalidade foi impulsionar a motivação e integração entre eles.

Essa rede interativa também incorporou ferramentas que facilitaram a personalização dos tratamentos em função da avaliação do desempenho de cada paciente nos níveis psicológicos e físicos.

O TRAM foi criado principalmente para atender as necessidades e características das clínicas e centros de reabilitação que não tem capacidade tanto por volume de pacientes como por custos de infraestrutura tecnológica. O modelo de prestação de serviço é totalmente flexível e é acessado de qualquer lugar.

A capacidade de oferecer serviços na nuvem é parte de um novo portfólio Saas da Indra, integrado a mais de 35 soluções da companhia. A Indra está na vanguarda dos serviços e soluções de cloud computing graças a uma oferta completa chamada Indra InCloud que vai desde consultoria até desenvolvimento de novas soluções.

Mais informações sobre o Toyra: http://www.toyra.org

Sobre a Indra
A Indra está presente no Brasil desde 1996 e é uma das principais companhias de consultoria e tecnologia do país. Conta atualmente com uma equipe de mais de 7.500 profissionais, 5 Software Labs e está presente em 14 Estados. A multinacional possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado que atendem os setores financeiro, energia e utilities, telecomunicações, administração pública e saúde, indústria, transporte e tráfego e segurança e defesa.

A Indra, presidida por Javier Monzón, é uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia, líder na Europa e América Latina e em plena expansão em outras regiões de economias emergentes. A inovação é a base de seu negócio, altamente focado no cliente, e de sua sustentabilidade. A multinacional situa-se entre as primeiras companhias europeias de seu setor por investimentos em P&D, com mais de 570 M€ investidos nos últimos três anos. Com vendas de aproximadamente 3.000 M€, conta com 43.000 profissionais e com clientes em 138 países.




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