sábado, 28 de junho de 2014

Dia internacional da Pessoa Surdocega

Comemora-se no dia 27 de Junho o dia Internacional da Pessoa Surdocega. A data faz referência ao nascimento de Helen Adams Keller (27 de junho de 1880). Helen Keller foi uma escritora, conferencista e ativista social estadunidense. Foi a primeira pessoa surdocega a conquistar o bacharelado. Quem acompanha minhas batalhas sabe que, eu, Alex Garcia, Pessoa Surdocega, sabe que temos pouco a comemorar nesta data, mas ela serve para destacar nossa dedicação, entusiasmo, criticidade e reivindicações. Helen Keller disse: "Nunca se pode concordar em rastejar, quando se sente ímpeto de voar". Eu, Alex Garcia, não concordei e jamais vou concordar em rastejar. Eu desejo, eu preciso voar. Observo a vida das relações humanas e o mundo, e minha criticidade não quer calar e afirma:

"A surdocegueira se constitui no mais amplo "flagelo em vida" da história deste país e de muitos outros países. E nossas autoridades "surdas e cegas" tentam de todas as formas, esconderem isso, esconder e invisibilizar cada vez mais a pessoa surdocega, tendo como ferramenta principal a hierarquização do ser humano. O termo "flagelo em vida" deve ser entendido como "estar vivo, mas sem desenvolvimento".Nestes dias que antecedem o Dia Internacional da Pessoa Surdocega vamos comemorar reivindicando? Eu continuo em busca de apoio para pressionar o Governo brasileiro - Ministério da Educação (MEC), para que cumpra o que foi assumido no dia 5 de setembro de 2013, na Audiência Pública para Tratar da Inclusão Social da Pessoa com Surdocegueira, na Comissão de Seguridade Social e da Família da Câmara dos Deputados. Como encaminhamento da Audiência, ficou assumido pela representante do Ministério da Educação, Rosana Cipriano Jacinto da Silva, um compromisso em constituir Grupo Técnico (GT) para o efetivo fomento das políticas educacionais dirigidas às pessoas com surdocegueira no âmbito do MEC. Montei esta petição para coletar assinaturas. Já recebi assinaturas de pessoas de vários países do Mundo, mas, preciso de muito mais. Por favor, observe com atenção e assine a petição.

Compartilhe esta mensagem e incentive seus colegas e amigos a assinarem. A petição aqui:

Fifa diz que vendeu quase 20 mil ingressos para deficientes e apresenta sistema para cegos em 4 estádios

Dois dias depois da partida entre Argentina e Bósnia-Herzegovina e na véspera do confronto decisivo entre Espanha e Chile, os detalhes do plano do Maracanã para receber jogos da Copa do Mundo-2014 ainda são discutidos. Em entrevista coletiva sobre acessibilidade na manhã desta terça-feira, no próprio estádio, a Fifa anunciou que já vendeu quase 20 mil ingressos para deficientes físicos ou obesos, e detalhou algumas adaptações realizadas para receber pessoas com necessidades especiais.

“O número de compra desse tipo de ingresso foi muito alto, e ainda temos alguns ingressos para serem vendidos. Lançamos um apelo para quem está interessado. Ainda há 1.487 ingressos para as três categorias em algumas partidas, não para todas, é claro. Encorajamos pessoas com deficiência, obesos, ou de cadeira de rodas e mobilidade limitada, a comprar. 19.533 ingresos já foram vendidos”, anunciou o chefe de Responsabilidade Social da Fifa, Federico Addiechi.

Segundo a Fifa, 1% da capacidade dos estádios têm sido disponibilizada para deficientes em todos os jogos do Mundial. Entre as adaptações para receber as pessoas com necessidades especiais, a entidade citou assentos, banheiros, estacionamentos e “faixas” especiais, além de passarelas e voluntários treinados na assistência a cadeirantes.

A maior novidade contempla, particularmente, os cegos ou pessoas com visão prejudicada: um serviço de comentário descritivo das partidas, disponibilizado apenas no Maracanã, na Arena Corinthians, no Mineirão e no Mané Garrincha. Convidado especial do evento desta terça-feira, o campeão paralímpico e bicampeão mundial de futebol de cegos Anderson Dias elogiou o sistema, que experimentou na partida da Argentina.

“Ver o jogo com uma maior descrição, saber como os lances ocorreram, é de muita valia. A gente sempre briga, sempre solicita, e a Fifa disponibilizou essa acessibilidade. Esperamos muito, muito mesmo que passando a Copa esse legado continue, possa ser levado a outros lugares, para que todos os cegos tenham como assistir e se sentir incluídos”, afirmou Dias.

Além da narração do que está ocorrendo em campo, semelhante ao que é feito nas transmissões de rádio, o sistema dá os detalhes do que está ocorrendo dentro do estádio, desde a vestimenta dos técnicos até o comportamento da torcida, além de informações de serviço. A ideia, segundo a Fifa, é incluir o deficiente na experiência de estar no estádio.

“No começo da partida a narração passa uma mensagem total sobre o público, quem está ali, onde está cheio, onde está vazio, como o público está vestido, se as pessoas estão com cara pintada. No domingo destacamos que o técnico da Argentina estava de terno, arrumado, e o da Bósnia estava de agasalho. Damos inclusive informações de serviço, onde se localizam os banheiros, para a pessoa se locomover com mais facilidade no estádio, além de informações de segurança, comida. É uma prestação de serviço o mais completa possível para quem está dentro do estádio. E além disso, claro, narramos o que está acontecendo em campo. É muito rico, uma experiência completa”, afirmou Joyce Cook, diretora do Centro de Acesso ao Futebol na Europa.


Fonte: ESPN e Blog Turismo Adaptado

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Torcedor que seria cadeirante se levanta durante partida da COPA no Maracanã

 
A analista de produtos Mariana Cesário filmou e compartilhou o vídeo no Facebook que mostra a pessoa em uma cadeira de rodas sem qualquer indício de ter problemas de mobilidade.



[ Fonte - CBN ]

Imagens do Concurso de Paraquadrilha que foi realizado hoje à tarde aqui em Caruaru

 
 

Concurso de Paraquadrilha será realizado em Caruaru nesta quinta (26)


A competição visa garantir a inclusão de pessoas com deficiência nas festividades juninas

Três quadrilhas mistas formadas por pessoas com e sem deficiência participarão nesta quinta-feira (26) em Caruaru, Agreste do Estado, do segundo Concurso de Paraquadrilha promovido pelo Governo de Pernambuco. O evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) ocorrerá a partir das 16h, no Polo das Quadrilhas da cidade.

Concorrerão a troféus de primeiro, segundo e terceiro lugares, as Quadrilhas dos Idosos, da cidade de Riacho das Almas, Quadrilha da Terceira Idade do município de Camocim de São Félix e Quadrilha da Apodec (Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru), todas do Agreste pernambucano.

Para avaliar as três melhores apresentações será montada uma comissão formada por membros das Secretarias de Participação Social e Cultura, além de integrantes do Conselho da Pessoa com Deficiência de Caruaru e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência.

Com o objetivo de promover a inclusão social e garantir os direitos humanos através da inserção de grupos culturais formados por pessoas com deficiência, a comissão do Concurso da Paraquadrilha observará alguns aspectos durante a exibição como coreografia, figurino e animação dos participantes, por exemplo.

Fonte-SEAD

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Imagens de ontem do Camarote da Acessibilidade, São João de Caruaru

Eu e o Campeão paralímpico dos Jogos abertos de São Paulo,Adelson Pereira

Com o amigo Álvaro-Vice-presidente do COMUD e intérprete de libras no palco principal do pátio de eventos




Internautas podem votar em atrações que vão receber interpretação em Libras no São João de Caruaru

 
Surdos podem escolher atrações para serem interpretadas em Libras no São João de Caruaru

A enquete funciona até às 15h nos dias de festa do Pátio de Eventos

Durante os dias da programação do Pátio de Eventos do São João de Caruaru, Agreste do Estado, pessoas surdas podem escolher um artista para que seja interpretado algumas de suas músicas em tempo real, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A decisão entre os artistas que se apresentarão no palco principal poderá ser votada no site gabinetedigitalcaruaru.com.br até às 15h de cada dia do evento junino.

A próxima atividade do Pátio de Eventos será realizada na sexta-feira (27) e para participar, basta acessar gabinetedigitalcaruaru.com.br, se cadastrar via e-mail e senha, ou fazer o login pelo Facebook e votar na enquete que fica localizada no topo da barra lateral do site. A divulgação da atração escolhida será feita nas redes sociais do Gabinete Digital e da Prefeitura de Caruaru ao final da tarde de cada dia de festa.

De acordo com o intérprete de Libras dos shows, Álvaro Ferreira, a ação pretende valorizar a Libras e o surdo, estimulando a inclusão social através da democracia no processo de escolha entre a banda ou cantor que deverá ter uma ou mais músicas interpretadas.

Confira as instruções em Libras no vídeo abaixo:



Fonte-SEAD

Comissão aprova infração grave para uso de vaga para deficiente


A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto que considera infração de trânsito grave o estacionamento irregular em vagas destinadas a pessoas com deficiência e idosos (PL 4124/98). Os veículos que estacionarem nesses locais estarão sujeitos, além da multa, à remoção ao depósito de automóveis apreendidos.

O projeto, de autoria do ex-deputado Paulo Rocha (PA), já havia sido aprovado pela Câmara, mas sofreu modificações do Senado e teve que retornar para nova apreciação. Entre as modificações realizadas no Senado está uma pena menor para quem estacionar em vagas reservadas a pessoas com deficiência e idosos - a Câmara havia aprovado infração gravíssima. Atualmente, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), a multa é de natureza leve.

As modificações foram acolhidas na Comissão de Viação e Transportes, após a aprovação do parecer do relator, deputado Milton Monti (PR-SP). Ele considerou "acertada a proposta do Senado de rebaixar a classificação inicial de gravíssima para grave, que melhor se adequa à dosimetria prevista no código".

O secretário do Idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino, elogiou a aprovação do projeto e defendeu o aumento de campanhas educativas. "Sou a favor do projeto. Campanhas devem ser realizadas, mas aqueles que não querem obedecer e se adequar ao que a lei diz, devem ser punidos com o rigor da lei", afirmou.

Tramitação
O projeto que tramitou por quase seis anos no Senado segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Cadeirantes fajutos


Pipocam nas redes sociais imagens de supostos larápios que compraram ingressos para Copa se passando por pessoas com deficiências e tendo o direito de ficar em lugares com visão bacana dos estádios.

Os flagrantes mostram os supostos cadeirantes fajutos em pé, o que demonstraria que eles não precisariam daqueles espaços, que são falsários, aproveitadores, crápulas e tudo mais.
Já li até que a polícia vai investigar as imagens do que estão sendo considerados “milagres do Mundial”. Bem, antes de descascar a melancia nessas pessoas, é preciso fazer algumas considerações:

- Nem toda pessoa que precisa de uma cadeira de rodas está totalmente impossibilitada de ficar em pé. Há deficiências que não permitem a marcha, por exemplo, e a pessoa tem a cadeira como um suporte.

- Pessoas em recuperação de um pé quebrado, de uma perna em frangalhos podem fazer uso de cadeiras de rodas e podem ficar em pé.

- Pessoas com órteses que dão sustentação aos membros inferiores podem usar cadeiras de rodas e podem também ficar em pé.

Sim, mesmo com todas essas considerações preciso admitir que haja reais aproveitadores na turma, por mais que me doa “as partes” imaginar o seguinte roteiro:

Primeiro, a pessoa mentiu uma condição física para comprar o ingresso, depois, ela deu um jeito de arrumar uma cadeira de rodas, em seguida, ela passou por uma revista e pelos olhares dos fiscais numa boa para manter a sua mentira…

Exemplo de imagem com suposta “cadeirante fajuta” que circula pelas redes sociais.

É possível tudo isso?

É triste imaginar que sim. É triste, a partir de agora, uma pessoa com uma necessidade legítima de um lugar com características diferentes seja olhada torto devido á ação nojenta de gente indigna de receber o título de “civilizada”.

Quando se grita pelos flagrantes desrespeitos aos direitos do povo “malacabado” está se externando a discussão de ampliar a visibilidade e as informações sobre as diferenças.

Os cadeirantes fajutos são fruto de uma sociedade que dá as costas para pressionar com vigor por mais educação, por mais respeito à diversidade, por mais cidadania.

Todas as vezes que eu preciso provar que sou do time dos quebrados, me apoquento, fico #xatiado e considero o fim do mundo. Seria desnecessário medidas assim, caso o ser humano fosse um tiquinho menos egoísta, tivesse mais consciência sobre demandas dos outros.

Mais do que a polícia descobrir se esses torcedores desonraram milhares de pessoas com deficiência e a Justiça condená-las por falsidade ideológica (seria isso, amigos juristas?), é chance de todos os brasileiros refletirem sobre a carência de contato e conhecimento básico em relação às diferenças físicas.

Aos cadeirantes, também fica a reflexão de que a percepção de que “não se usa” a vaga determinada, o ingresso reservado, o emprego da cota está ganhando terreno e fomentando, cada vez mais, o oportunismo.

Dessa maneira, temos de enfrentar com o “carão” e com a coragem todas as flagrantes adversidades desse país para que larápios não se achem no direito de nos atropelar.. mais uma vez.

 Fontes: Blog Assim Como Você e APNEN Nova Odessa

Tradução