quarta-feira, 25 de março de 2015

Um casting diferente


DO FATE MULHER

Depois que sofri o acidente de carro que me deixou paraplégica, eu demorei 4 anos para voltar ao mercado formal de trabalho, um tempão! E isso impacta na nossa vida social, psicológica e… Financeira! Sim porque as contas continuaram a chegar lá em casa, aliás, elas até aumentaram bastante, pois passei a ter alguns gastos que não tinha antes.
A primeira oportunidade que eu tive, foi fazer a recepção em um stand da marca de cadeira de rodas que eu usava, a extinta TokLeve, comandada pelo Paulo Fernandes, cadeirante e empresário. Foi inovador na época, pois, não era comum uma moça cadeirante fazer a recepção de um stand! Muitas pessoas me perguntavam se eu era cadeirante mesmo ou se estava fingindo pra demonstrar a cadeira! Vocês acreditam? Engraçado, pois era uma feira que vendia produtos exatamente para pessoas com deficiência, tinha tudo a ver! Foi o primeiro dinheiro que ganhei com meu suor após a lesão.


                                              Foto de 2004 – Stand da TokLeve na Reatech

Durante um bom tempo eu fiz recepção de eventos, e comecei a selecionar cadeirantes para trabalhar comigo nos stands que eu trabalhava. Percebi que aquela era uma ótima oportunidade para quem tinha adquirido a deficiência há pouco tempo, que não tinha oportunidade e ainda estava em dúvida se aguentaria trabalhar o dia todo!
Quando assumi a coordenação e seleção de cadeirantes e me destaquei nas vendas fui fazer evento até em Portugal!

                                                                 Mobilitec – Portugal 2011

                                                             Mobilitec – Portugal 2011


                                     Stand da Cavenaghi e da Tokleve em 2006 em um Simpósio

                        Feira de Produtos de Beleza, com o antigo Projeto Maria Perez em 2006

                                     Fernanda Bianchi no stand da Honda na Reatech em 2013


                                                  Stand da Mobility Brasil da Reatech 2012

                                                 Stand da Mobility Brasil na Reatech 2013


                                                Stand da Mobility Brasil na Reatech 2011



A partir de então esse também foi o primeiro trabalho de muitas garotas e garotos cadeirantes.
Comecei então a fazer a provocação para algumas agências e enviar meu material, e fiz alguns eventos que não tinham a ver com pessoas com deficiência, e foi tão legal quanto!

Quando parei de fazer eventos, comecei a receber ligações de muitas pessoas pedindo indicação de garotas cadeirantes ou intérpretes de Libras para recepção de eventos e eu indicava. Então começaram a me ligar muito em alguns períodos sazonais e eu estava praticamente trabalhando de graça, foi aí que fiz uma parceria com a Mania de Eventos, empresa de uma amiga, para agenciar esse público!
Trabalhei para a Cavenaghi, Promo Sapiens com a Honda e Toyota, Grupo Boticário, Mobility Brasil, Movimento Saúde Corporativa, Comitê Paralimpíco Brasileiro, etc.
Hoje a Mania de Eventos já tem um casting de pessoas com deficiência e interpretes de Libras!
Outra empresa que valoriza as diferenças no receptivo, com recepcionistas cadeirantes e com síndrome de Down é a Torresan Eventos!

Fico feliz em ver essas duas empresas engajadas na diversidade.
Penso que ter uma pessoa com deficiência na frente de um trabalho, é um diferencial, agrega valor e é positivo à imagem da empresa. O que antes era “apelo” hoje virou “negócio”.
Muita coisa mudou, e hoje já é comum ver meninas lindas com deficiência em feiras e eventos, e aos pouquinhos vamos conquistando eventos que não tem a ver com o público de pessoas com deficiência também, como na foto abaixo: a Denise Ferreira e a Vanessa Romanelli, no salão do automóvel!




Mesmo assim, faço uma provocação pra você empresário, você já pensou em ter recepcionistas com deficiência em seu evento?
Você pessoa com deficiência, já pensou que esse pode ser um recomeço?
E vocês agências, já pensaram em inovar em seu casting?
Fica a dica inclusiva!
Deixo abaixo os contatos da
Mania de Eventos: www.maniadeeventos.com.br
Torresan Eventos: http://www.torresan.com.br/torresan.htm


 Stand da Mobility Brasil – Reatech 2013 – Tabata Contri, Tina da TiLite, Fernando Fernandes e Dani Nobile



Beijokas ;)
Tabata Contri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução