domingo, 16 de agosto de 2015

Mulher escreve livro sobre doença que motivou 'desafio do balde'


A moradora de Bauru (SP) Maria José Meirelles Carvalho superou muitas dificuldades desde que foi diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica, conhecida com ELA. A doença limita os movimentos, a fala, a respiração, mas mesmo assim, Mazé, como prefere ser chamada, inspira os familiares e todo esse exemplo agora será transmitido em um livro que ela escreveu com o título: Minha vida com ELA. "No livro eu falo da minha doença, falo do meu dia a dia convivendo com a doença. Com ele eu espero poder ajudar muitas pessoas", conta.
O marido acompanha todas as vitórias de Mazé e faz parte do sucesso. Francisco Carvalho e Mazé são casados há 34 anos e aprendeu muito com a doença da esposa. "Com esse livro não é intenção ganhar dinheiro, mas sim de poder ajudar as pessoas tanto no que ela escreveu como o que se arrecadar alguma coisa para poder ajudar alguma pessoa que precise nessa situação também da enfermidade."
A doença degenerativa, que tem tratamento mas ainda não tem cura, ganhou destaque depois do desafio do balde de gelo. Milhares de pessoas participam da campanha na internet para arrecadar doações para pesquisas.


A família toda apoia Mazé e fazem parte da história de superação contada no livro. "Muito marido abandona a esposa e ele está sendo fiel ao que ele jurou perante o altar. Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Ele me ajuda em tudo. Tudo mesmo”, afirma Mazé.
Mazé foi diagnosticada há quatro anos com ELA e desde então, o marido passou acompanhar a mulher 24 horas por dia. "Deus me dá uma luz tão grande que a gente vai levando e vai segurando essa situação. Não é problema, não é nada que atrapalha. É uma situação que acontece na vida do ser humano", explica Francisco.


A esclerose amiotrófica atingiu os músculos que movimentam os pulmões de Mazé. Por isso, ela usa um equipamento que garante a ventilação de ar para respirar. A casa da família virou uma UTI e ela conta com a presença de técnicas de enfermagem que a ajudam nas atividades do dia a dia. Para facilitar a vida da esposa, Francisco fez algumas adaptações na casa e até construiu um elevador para que Mazé possa aproveitar em outros ambientes.
A presença da família dá forças para a aposentada superar as dificuldades. No casamento do filho, Mazé conseguiu entrar na igreja junto com ele, para surpresa de todos os convidados. "A fé dela é bem maior que a dificuldade. Graças a Deus, ela nunca desistiu e nunca vai desistir. O que ela precisar de apoio a gente sempre está apoiando. Se ela quiser passear, a gente dá um jeito”, afirma o filho Danilo Meirelles Carvalho.
Mazé e Francisco são o exemplo de casal que descobriu na dificuldade a força para se manter mais unidos. "Essencial é a fé, sem ela ninguém vai a lugar nenhum. A fé motiva o ser humano a dar duro. É ela que vem me mantendo de pé mesmo com a minha fraqueza. A minha fé está ajudando", afirma Mazé.

Fonte-G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução