terça-feira, 24 de novembro de 2015

Gabinete Digital de Caruaru vence prêmio nacional

Deu no blog do Mário Flavio


Foi divulgado nesta segunda-feira (23) o resultado da 21ª Edição do Prêmio Direitos Humanos, que é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Foram 18 vencedores e a Prefeitura de Caruaru foi a única prefeitura do País dentre os vitoriosos. A cerimônia de premiação será no dia 10 de dezembro.
A Prefeitura de Caruaru foi eleita pelo case do sucesso “Selo Nacional de Acessibilidade: Gabinete Digital da Prefeitura Municipal de Caruaru”, que levou acessibilidade ao público surdo da cidade, durante o São João de Caruaru. Antes dos festejos juninos, a Secretaria de Participação Social convidou representantes da comunidade surda para dialogar sobre melhorias durante a festa. Uma das sugestões foi a transmissão de alguns shows, durantes os finais de semana, com um intérprete de Libras no telão. Além disso, a grade de shows da noite era postada no Gabinete Digital para que os surdos pudessem votar e escolher qual show teria tradução simultânea. A ação ficou sob responsabilidade do intérprete Álvaro Bezerra, colaborar da Prefeitura de Caruaru.


O secretário de Participação Social, Leonardo Bulhões, comemorou o resultado. “Recebemos com muita alegria o resultado de que o Gabinete Digital, instrumento ligado à Secretaria de Participação Social, foi escolhido e será premiado no maior prêmio de Direitos Humanos do País. É o reconhecimento dado à gestão do prefeito José Queiroz que acreditou no projeto e nas pessoas que são incansáveis militantes na luta por inclusão. Esse prêmio deve ser dividido com as secretarias de Políticas Sociais, Mulheres e Direitos Humanos, Comunicação e a Fundação de Cultura. Uma boa ideia nem sempre precisa de muitos recursos. Garantir acessibilidade através dos shows do São João de Caruaru com a escolha dos internautas sobre qual show seria apresentado em tempo real por profissional de libras é algo que pode ser reproduzido em todo País e fora dele. É uma ideia que pode ser utilizada no mundo inteiro e tem seu nascimento aqui em Caruaru. Reforça a máxima de pensar globalmente e agir localmente”.

O prefeito de Caruaru, José Queiroz, destacou a ação. “Demos início a essas ações de inclusão no São João com o camarote da acessibilidade, em parceria com o Governo do Estado. Ano a ano, vamos aperfeiçoando as ferramentas de inclusão e agora recebemos o reconhecimento nacionalmente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução