sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Portaria vincula Núcleo de Acessibilidade da UFPE ao Gabinete do Reitor

O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco (Nace) passa a ser vinculado ao Gabinete do Reitor. A decisão foi oficializada pela portaria normativa 4, publicada no dia 16 deste mês no Boletim Oficial da UFPE. Criado em 2014, o núcleo era uma unidade da Diretoria das Ações Integrativas da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da Universidade.

“A medida foi tomada a partir do perfil da construção do nosso núcleo de acessibilidade. O nosso núcleo, além de atender a estudantes, hoje também atende aos servidores (professores e técnicos administrativos em educação)”, explicou a coordenadora do Nace, professora Adriana Di Donato. O núcleo tem a finalidade de apoiar e promover a acessibilidade aos estudantes e servidores com deficiência, mobilidade reduzida, transtorno funcional específico da aprendizagem, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação.

São os objetivos do Nace/UFPE: promover a inclusão, a permanência e o acompanhamento de pessoas com deficiência e necessidades específicas, nos diversos níveis de ensino oferecidos por esta instituição, garantindo condições de acessibilidade na UFPE; articular-se intersetorialmente frente às diferentes ações já executadas na Universidade, assim como na promoção de novas ações voltadas às questões de acessibilidade e inclusão educacional, nos eixos da infraestrutura, comunicação e informação, ensino, pesquisa e extensão; oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir de uma equipe multidisciplinar, voltado para seu público-alvo; constituir parcerias com entidades governamentais e sociedade civil organizada, cujos objetivos tenham relações diretas com as finalidades do Nace/UFPE.

O núcleo terá a seguinte estrutura organizacional: Conselho Gestor; Coordenação Geral, integrada pelos seguintes setores: a) Coordenadoria; b) Assessoria; c) Setor de Apoio Técnico-Administrativo; d) Setor Técnico Especializado; e Núcleos Setoriais de Acessibilidade, nos campi Recife, Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e Centro Acadêmico do Agreste (CAA), integrados pelos seguintes setores: a) Coordenadoria Setorial; b) Setor de Apoio Técnico-administrativo; c) Setor Técnico Especializado.

A Portaria Normativa, que entra em vigor a partir da data de sua publicação no Boletim Oficial da UFPE, pode ser conferida no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida da Universidade.

Fonte-UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução