Em alguns estados, como
Roraima, Acre, Rio Grande do Norte, e Espírito Santo, a taxa de inclusão
de alunos com deficiência em escolas regulares é de 100%.
Apenas 7 estados estão
abaixo da média nacional de inclusão, que é de 79%. São eles:
Amazonas – 76%
Rio de Janeiro – 75%
São Paulo – 75%
Mato Grosso do Sul – 72%
Mato Grosso – 73%
Minas Gerais – 66%
Paraná – 50% e
Em todo Brasil,
a matrícula de estudantes com deficiência, de 4 a 17 anos, em escolas
públicas em classes comuns, que em 2003 era de 128.275 (51%), passou em 2014
para 595.347 (94%).
A matrícula em
classes/escolas especiais que em 2003 era de 121.458 (49%), caiu para
40.270 (6%) em 2014.
O número de professores com
formação em educação especial também cresceu. Em 2003, 33.691 professores
tinham essa formação em todo Brasil. Esse número subiu para 97.459 professores
em 2014, ou seja, um crescimento de 189%.
Em 2003 apenas 56,5% dos
municípios brasileiros tinham estudantes com deficiência matriculados nas
classes comuns do ensino regular. Em 2014, esse número chegou a 5.563
municípios, ou seja, 99,9% dos municípios do Brasil.
Veja os quadros
demonstrativos
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