Quem sou eu

Minha foto
Um ser humano simples com defeitos, virtudes e que a cada dia procura viver de uma forma mais coerente possível para ser feliz. Sou cadeirante desde 1977 devido a poliomielite (Paralisia infantil), blogueiro, ex Locutor do telemensagem Shalom,Palestrante, presidente da A.D.C.C.-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU, Ex bailarino,ex secretário e conselheiro do COMUD- Conselho municipal de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, ESTUDANTE DE ECONOMIA NA UFPE CAA(Passei a emoção é inexplicável)! Primeiro cadeirante aprovado e sem cota em ampla concorrência. Membro do NACE-Núcleo de Acessibilidade da UFPE-CAA. Estudante em pesquisa de extensão em Direitos Humanos-UFPE CAA

sábado, 5 de março de 2016

G1 lista unidades do interior de PE que atendem crianças com microcefalia

Unidades públicas de saúde do interior de Pernambuco já fazem atendimento especializado a crianças com microcefalia. São serviços como fonoaudiologia, fisioterapia e neuropediatria. Gestantes que têm casos diagnosticados da malformação também têm apoio de psicólogos e assistentes sociais.
O G1 listou os lugares a partir de informações repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Em Pernambuco, são 1.672 casos de microcefalia notificados de 1º de agosto de 2015 até 27 de fevereiro deste ano. Destes, 215 foram confirmados.
Crianças diagnosticadas começaram a receber tratamento na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Caruaru. No mesmo município, o Hospital Mestre Vitalino faz o diagnóstico de bebês com a malformação desde dezembro do ano passado.


Em Garanhuns, o Hospital Dom Moura recebe crianças e grávidas. O ambulatório funciona dois dias por semana. Além de coleta de exames laboratoriais, a equipe conta com neuropediatra, pediatra; psicólogo e fisioterapeuta.
No Sertão, há um ambulatório funcionando uma vez por semana no Hospital Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada. Uma média de 15 pacientes são atendidos por dia. Em Petrolina, os atendimentos ocorrem dois dias na semana no Hospital Dom Malan.

Outras unidades
A UPAE de Serra Talhada e a UPAE de Afogados da Ingazeira já estão com o ambulatório pronto e em breve começarão os atendimentos, segundo a assessoria. "As UPAEs de Belo Jardim, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina; e os hospitais Ruy de Barros Correia (Arcoverde) e Emília Câmara (Afogados da Ingazeira) estão aptos a realizar o atendimento, o que já deve ocorrer nos próximos dias", informou o departamento de Comunicação da SES.

Encaminhamento
Após a suspeita da malformação, as unidades de saúde municipais encaminham, por meio da central de regulação, os bebês para as unidades estaduais. O diagnóstico é feito por um neurologista, que encaminha para o tratamento. "O pré-natal continua sendo realizado nos serviços municipais, já que a gravidez não é considerada de alto risco", lembrou a assessoria da SES.


Unidade de saúde Localzaçào Público Atendimento
Hospital Jesus Nazareno Caruaru Gestantes O ambulatório de acompanhamento à gestante conta com psicóloga e assistente social. Funciona dois dias por semana.
Hospital Mestre Vitalino Caruaru Crianças O ambulatório de microcefalia funciona um dia na semana, realizando uma média de 25 atendimentos por dia. Conta com coleta de exames laboratoriais e equipe com neuropediatra.
UPAE de Caruaru Caruaru Crianças O ambulatório de microcefalia conta com as especialidades de fonoaudiologia, fisioterapia, otorrinolaringologia, psicologia (para pais) e nutrição. A partir de março, eles também disponibilizarão a especialidade de oftalmologia.
Hospital Dom Moura Garanhuns Crianças e gestantes O ambulatório de microcefalia funciona dois dias por semana e conta com coleta de exames laboratoriais e equipe com neuropediatra, pediatra; psicólogo e reabilitação com fisioterapeutas. O ambulatório de acompanhamento à gestante conta com psicóloga e assistente social.
Mens Sana (CER V) Arcoverde Crianças Reabilitação motora.
Hospital Professor Agamenon Magalhães Serra Talhada Crianças O ambulatório de microcefalia funciona um dia na semana e atende uma média de 15 pacientes por dia. Conta com coleta de exames laboratoriais e equipe com neuroclínico, pediatra; fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social.
Hospital Dom Malan Petrolina Crianças e gestantes O ambulatório de microcefalia funciona dois dias na semana e atende uma média de 10 pacientes por dia. Conta com coleta de exames laboratoriais e equipe com neuropediatra e pediatra.
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário