Que o desenvolvimento humano ocorre em etapas não é novidade e que o
grande segredo para o sucesso da aprendizagem é equiparar o que será
ensinado com aquilo que a criança está apta a aprender todo mundo já
discutiu. Então porque encontramos uma preocupação excessiva em
adiantar conteúdos sobrecarregando cada vez mais as crianças,
enchendo-as com conhecimentos desnecessários e, muitas vezes, deixando
de lado atividades que são base para os futuros conteúdos? Essa
necessidade de adiantar esses conteúdos vem da parte dos pais,
professores e escolas que levantam a bandeira que uma boa educação se dá
com a transmissão de muito conteúdo esquecendo-se que a verdadeira
educação prepara o aluno para a vida, seleciona os conteúdos que farão
diferença no cotidiano e formação desse aluno. Para isso mais do que
selecionar os conteúdos é necessário saber como ensiná-lo a criança
diante desse fase que se encontra.
Segundo, Jean Piaget, psicólogo suíço, o desenvolvimento humano
acontece em quatro estágios: sensório motor (0-2 anos), pré operacional (
2-6 anos), operacional concreto ( 7-11 anos) e operacional formal ( a
partir de 12 anos).
Hoje, especialmente vou falar sobre a Classificação e seriação de
objetos para as crianças que se encontram no estágio pré operacional (
faixa etária das crianças atendidas no Projeto Amplitude). Esse é o
estágio onde a criança começa a observar e descrever objetos a partir
de suas semelhanças e diferenças físicas (cor, forma, tamanho, peso,
espessura …) e é a partir da manipulação de objetos que ela começa a
estabelecer relações de comparação, correspondência, classificação e
seriação.
Para a construção do pensamento lógico-matemático a criança precisa
manipular objetos, a criança precisa contar tampinhas, pegar bolinhas,
apertar brinquedos, separar e agrupar antes de entender o que é
quantidade, números e ou sistema de medidas. Quanto mais estimulada a
criança for nesse período maiores e melhores serão formadas as relações
futuras entre essa experiência e os conteúdos apresentados.
Na classificação de objetos a criança observa e agrupa objetos a
partir das características observadas (exemplo: o carrinho azul, o
cachorro peludo, o pintinho tem duas patas…) enquanto na seriação ela
cria uma escala de tamanho construindo a cada objeto que acrescenta,
formando uma linha comparativa do maior para o menor, do mais grosso
ao mais fino e assim por diante.
A seriação antecede ( e prepara) a criança para o entendimento da
sequência numérica; antes de saber que o quatro é depois do três, ou
cinco antes do seis vai manipular objetos, trocar de lugar, comparar,
perceber maior e menor, fazer as correções e aprende. Abaixo segue uma
lista de atividades que podem ser feitas em casa que ajudaram no
desenvolvimento da classificação e seriação.
Separe brinquedos de várias categorias ( animais, lápis, bolas,
botões, ) e peça que a criança classifique de acordo com um critério
específicos (cor ou outra característica) que seja semelhante ou
distinta,
Jogo da memória com pares iguais;
Separar cartões com imagens semelhantes ou quantidades;
Organizar filas com bonecos ou pessoas;
Ordenar lápis e canudinhos de diversos tamanhos;
Separe caixas ou potes com um cartão colorido em cada, disponibilize
materiais coloridos e deixe que a criança coloque cada material no pote
correspondente a cor;
Use sua criatividade confeccione materiais e jogos. Invista, dedique
um tempo diário para essas atividades e transforme essa aprendizagem em
brincadeira preparando a criança para o aprendizado formal, dentro do
ambiente escolar.
Autora: Patrícia Alonso de Oliveira Fruchi – Coordenadora pedagógica
Fonte-Projeto Atitude
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