sexta-feira, 15 de abril de 2016

Mutirão acelera diagnóstico de bebês com microcefalia no HMV, em Caruaru

 Do G1

O Hospital Mestre Vitalino (HMV) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, realiza nesta sexta-feira (15) e no dia 29 de abril dois mutirões para diagnosticar a microcefalia nos bebês. Na região Agreste, 390 crianças de 53 municípios deverão ser atendidas. O mutirão contará com dez neurologistas que irão investigar a rigidez muscular e a reação a estímulos nas crianças.
Será verificado também o perímetro encefálico a fim de diagnosticar a malformação. Sendo detectada a microcefalia, os bebês serão submetidos a exames de ultrassonografia e LCR que recolhe o líquido cefalorraquidiano.
O objetivo é agilizar a confirmação dos casos em todo estado e mapear as regiões com maior incidência além de traçar táticas de acompanhamento. A ação é composta por uma equipe de mais de 100 profissionais de diferentes áreas da saúde dando suporte técnico e operacional.
Haverá também, palestras com assistentes sociais e advogados que irão orientar os pais sobre os direitos previstos em lei caso seja dada a confirmação da doença.
No estado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, de 1º de agosto de 2015 até o dia 26 de março deste ano, 1.829 casos da microcefalia foram notificados. Desse total, 728 casos atendem aos parâmetros para microcefalia. Ao todo, foram confirmados 273 casos da doença e 349 descartados.

Serviço
Mutirão de diagnóstico da microcefalia
Local: Hospital Mestre Vitalino (HMV)
Endereço: Avenida Amazonas, Rod. BR-104, 175 - Luiz Gonzaga,
Datas: Dias 15 e 29 de abril
Acesso: gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução