Uma plataforma que visa tornar mais eficiente o tratamento do autismo
está sendo desenvolvida no Recife. Por meio dela, será possível os
profissionais mensurarem de forma mais ágil a evolução de crianças e de
jovens com o transtorno. Este é o principal objetivo do bHave, que tem a
sua campanha de financiamento iniciada no sábado (2), Dia Mundial da
Conscientização do Autismo.
A ideia da campanha na internet
é arrecadar recursos para viabilizar a execução dessa plataforma, que
permite o compartilhamento em tempo real dos resultados obtidos durante
as sessões terapêuticas para todos que estão envolvidos no caso clínico.
Com isso, é possível aprimorar o processo de registro de informações,
incluindo gráficos e planilhas, que atualmente são coletadas de forma
manual e depois transcritas.
O bHave também funciona como uma rede social entre os profissionais que
atuam no tratamento. “Eles vão poder acessar seu perfil e ter acesso a
todas as informações dos casos em que estão envolvidos bem como poderão
planejar todo o tratamento e definir quais as atividades serão
aplicadas. No dia da sessão, é só acessar o aplicativo pelo celular e,
em vez de usar o papel, inserir suas anotações no aplicativo”, explica
Cauê Nascimento, um dos idealizadores do projeto.
A otimização desse processo beneficia não apenas os profissionais, mas
também as crianças e os jovens em atendimento. “Com essa ferramenta, o
tempo que o profissional gastaria fazendo relatórios pode ser utilizado
para ser dedicado ao atendimento daqueles que têm o autismo. E estes
serão beneficiados com uma maior eficiência do tratamento, pois, se as
informações circularem de maneira mais rápida, a evolução do quadro será
maior”, ressalta Ângela Lira, presidente da Associação de Famílias para
o Bem-estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto).
Terapeuta de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), uma das formas
mais eficientes de intervenção com indivíduos que estão no espectro
autista, a psicóloga Maria Tereza Pedrosa destaca que o aplicativo vai
influenciar diretamente a rotina de tratamento. “Não tínhamos uma
plataforma para colher e compartilhar os dados em tempo real com todos
os integrantes da equipe de tratamento, alguns dos quais residem em
cidades diferentes. Ela também nos permitirá dar um um feedback mais
ágil aos pais, mostrando a evolução dos filhos deles”, comemora.
A campanha de financiamento do bHave, que recebe doações de valores a
partir de R$ 20, tem duração de dois meses. Caso a meta seja atingida, a
expectativa dos idealizadores é que a plataforma esteja disponível para
download em um prazo de seis meses.
Do G1-PE
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