domingo, 3 de abril de 2016

Recife recebe exibição de filmes e palestras sobre o autismo

Exibição de filmes, aulas de robótica para estudantes autistas e simpósio serão realizados no Recife de segunda (4) a sexta (8) para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado neste sábado (2). A programação da semana do Movimento Abril Azul conta ainda com a entrega de 500 tablets com o software Livox, que auxiliará o desenvolvimento da fala dos alunos autistas matriculados na rede municipal, além de outros estudantes da Educação Especial.

No Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), na Boa Vista, no Centro do Recife, acontece a exibição de filmes sobre o transtorno do espectro autista, seguida de debates sobre o tema. Na segunda, os alunos da rede municipal assistem a curtas-metragens das 9h às 14h. Já na terça (5), a sessão começa às 14h e é aberta ao público.

A entrega dos tablets com o software Livox a 260 alunos com autismo e paralisia cerebral que possuem dificuldade na fala acontece na quarta (6), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife. O aplicativo tem catálogos de palavras e imagens que são reproduzidas em áudio quando são selecionadas ou digitadas. Por meio dele, os usuários podem relatar emoções, indicar que querem comer, selecionar desenhos, filmes, jogos e músicas, o que facilita a comunicação dos alunos autistas com familiares, outros estudantes e professores.

 Outros 240 tablets com o programa serão distribuídos para as 98 escolas com salas de recursos multifuncionais, onde os professores especializados em Educação Especial atendem individualmente os alunos com deficiência. Também será realizada, na quarta, uma palestra do analista de sistemas e empresário Carlos Pereira, pernambucano que desenvolveu o software em 2011 para se comunicar melhor com a filha, Clara Costa Pereira, 8 anos, que tem paralisia cerebral.

 Já na quinta-feira (7), o foco da programação são as aulas de robótica específicas para os estudantes autistas, em duas escolas municipais a serem definidas pela Prefeitura do Recife, com o objetivo de estimular a socialização.

Para encerrar a programação, o 1º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista acontecerá na tarde da sexta-feira, na Efaer Paulo Freire. As palestras, abertas ao público, serão ministradas pelas professoras Elisângela Maria Gomes, especialista em Saúde Mental com ênfase em Transtorno do Desenvolvimento; Ana Cláudia Prazeres, assistente social e especialista em Desenvolvimento Humano, Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva; e Neuma Silva de Siqueira, psicóloga e especialista em Psicopedagogia e em Atendimento Educacional Especializado.

Do-G1-PE
 Veja vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução