quinta-feira, 12 de maio de 2016

Inclusão Eficiente chega a Belo Horizonte

Com uma proposta inovadora no campo da reabilitação de crianças com deficiência, a empresa catarinense Inclusão Eficiente traz para Minas Gerais os serviços oferecidos pelo seu programa de estimulação domiciliar “Life“. O curso de capacitação “Reflexões e Práticas de Inclusão: da Reabilitação à Escola”, a ser realizado em Belo Horizonte nos dias 14 e 15 de maio, é a primeira iniciativa do programa no estado. As inscrições estão abertas e as aulas ocorrem de 9 às 18 horas no Espaço Treinar (Rua dos Goitacazes, 15 – Centro). Solicite sua inscrição pelo e-mail: minasgerais@inclusaoeficiente.com.br.
O curso será ministrado pelo renomado terapeuta ocupacional e fundador da Inclusão Eficiente, Régis Nepomuceno. Ele vai abordar nas aulas o histórico da inclusão escolar, a adaptação de material escolar e do currículo pedagógico, além da discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem e o debate sobre a necessidade da escola de apoio. Também está no conteúdo programático do curso questões como indicação e o uso das tecnologias para a educação, dispositivos que buscam garantir a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência.
Segundo a terapeuta ocupacional Elis Drezza, uma das representantes da Inclusão Eficiente em Minas Gerais, é importante entender de onde a inclusão veio e o que podemos fazer para que ela funcione. “Pensar em inclusão é pensar em função. Função da criança, da escola, da família, dos terapeutas e da sociedade. O curso nos ensina a pensar nesta proposta de forma objetiva e prática”, destaca.

Inclusão Eficiente lança serviços em Belo Horizonte

Inédito em Minas Gerais, os serviços oferecidos pelo Inclusão Eficiente através do projeto “LIFE- Programa de Estimulação Domiciliar” têm o objetivo de fazer com que crianças e adolescentes com transtornos ligados ao autismo, síndrome de down, deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e paralisia cerebral tenham uma participação social efetiva e realize tarefas do dia a dia em diferentes contextos. O trabalho é realizado para favorecer o desenvolvimento do potencial cognitivo das crianças e estimular sua independência no maior grau possível.
Apesar da Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/15) – que direciona as escolas a realizarem adaptações para garantir a inclusão efetiva de alunos com deficiência – a realidade da educação inclusiva brasileira apresenta uma grande disparidade entre a teoria e a prática. Não são raras as vezes em que os pais se deparam com escolas despreparadas em infraestrutura e grade curricular inadequada, além da falta de qualificação dos profissionais que atendem os alunos com deficiência.
Segundo Régis Nepomuceno, a maior motivação da Inclusão Eficiente é a certeza de que é possível pensar nas necessidades individuais sem esquecer o direito de todos à educação e à máxima autonomia possível. Para marcar a chegada da iniciativa em Belo Horizonte, ele conduz a palestra “Reabilitação além da clínica, inclusão além da escola: ligando contextos”, no dia 13 de maio, às 19h30, no Hotel Via Contorno (avenida do Contorno, 9661 Prado). Participam do debate as terapeutas ocupacionais que representam a iniciativa em Minas, Alexandra Rangel, Elis Drezza e Paula Sales, pais, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, diretores e coordenadores de escolas, pedagogos e psicopedagogos e demais profissionais da saúde e da educação.

Serviço:
Curso “Reflexões e Práticas de Inclusão: da Reabilitação à Escola”
Local: Espaço Treinar (Rua dos Goitacazes, 15 – Centro)
Data: 14 e 15 de maio
Horário: 09 às 18 – 16 horas/aula
Inscrições: minasgerais@inclusaoeficiente.com.br.

Assessoria de Imprensa:
M!RA Comunicação.
Aline Ferreira 31 98778 1774 | 3789 9890
Pollyanna Alcântara 31 99752 4058 | 3789 9890
contato@miracomunicacao.com.

Fonte-Blg do BH legal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução