sexta-feira, 13 de maio de 2016

Tratamento reduz problemas de visão em bebês com microcefalia

crescente número de bebês portadores de microcefalia associada ao zika vírus no País, aumenta a preocupação com as sequelas provocadas pela doença. Uma delas é relacionada a problemas oculares, que podem ser minimizados com tratamento adequado, de acordo com o neuropediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Rafael Guerra Cintra.

“A estimulação precoce da visão tem como objetivo minimizar os comprometimentos visuais”, esclarece o especialista.

Segundo o neuropediatra, até o momento não há exames que façam o prévio diagnóstico. Por isso, é fundamental que os pais acompanhem o desenvolvimento e reações dos filhos.

“A família deve observar se os bebês estão com o olhar fixo em objetos coloridos e luminosos ou mesmo no rosto da mãe enquanto amamentam, por exemplo,” orienta Rafael Guerra.

Nestes casos, o especialista recomenda que a criança seja levada a um oftalmologista para exames mais detalhados e detecção do grau da lesão. “Possivelmente sejam casos irreversíveis. De acordo com o local comprometido, pode ser constatada a cegueira permanente”, afirma.

Na análise do médico, esses episódios ocorrem quando a lesão no cérebro, provocada pela microcefalia, atinge a área responsável pela visão, atacando diretamente as vias ópticas, responsáveis por levar a mensagem visual. Também é possível que o comprometimento seja na estrutura dos olhos, causando, entre alguns prejuízos, a catarata.

Este mês, o Ministério da Saúde divulgou novo boletim informando que o País contabiliza 907 casos de microcefalia confirmados e mais de 4.200 em investigação. A OMS (Organização Mundial da Saúde) calcula que o número de casos confirmados deve chegar em 2.500 ainda este ano.
COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo quinto ano consecutivo em 2015.
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução