sexta-feira, 15 de julho de 2016

Acessibilidade na academia do Ibura

As pessoas com necessidades especiais do Ibura, na Zona Sul do Recife, terão um incentivo para fazer exercício e cuidar da saúde. A Academia Recife do bairro ganhará uma nova estrutura, adaptada para atendê-las. Com o objetivo de estimular a inclusão social e levar qualidade de vida de forma igualitária, a medida foi divulgada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife nesta quarta-feira (13), às 10h, na sede da Prefeitura. As obras têm prazo de dois meses para conclusão. A expansão do projeto não foi confirmada. Mas todas 13 academias terão novas modalidades esportivas e maior expediente.

A estrutura contará com rampas, piso tátil e distância regulamentar entre as máquinas. A unidade foi escolhida devido a um grande registro de deficientes visuais no local. Um deles é Romildo José Siqueira, 41, que perdeu 95% da visão aos 21 anos por conta de uma condição genética. Ele frequenta a academia todos os dias. Com os exercícios, se sente mais leve.

Mas o ganho de qualidade de vida poderia ter sido facilitado se o aparelho fosse acessível. Hoje, após dois anos de uso, não precisa mais de auxílio para encontrar as máquinas. “Já conheço o ambiente todo. Sou tão frequente que os professores me ligam quando eu não venho”, comentou.

As mudanças nas outras academias beneficiarão toda a população. Antes, nos espaços havia apenas musculação e alongamento. Agora capoeira, vôlei, futebol, entre outras atividades, serão oferecidas. O novo horário vai das 5h30 às 11h30 e das 14h às 21h, de segunda a sexta, e das 5h30 às 12h30, aos sábados. Um aplicativo para acompanhar os alunos e substituir o cartão de acesso também foi lançado.
 
Fonte-Folha  de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução