quinta-feira, 28 de julho de 2016

'Sensação maravilhosa', diz cadeirante ao entrar no mar após 10 anos no PI

Isabel Nogueira foi uma das cadeirantes a participar do projeto (Foto: Thays Pessoa/DivulgaçãoSeid)

Desde que uma trombose fez com que a servidora pública Isabel Nogueira, 63 anos, perdesse uma das pernas e ficasse em uma cadeira de rodas, ela nunca mais tinha ido à praia. Neste domingo (24), após 10 anos, Isabel voltou a entrar no mar. “Sensação maravilhosa”, disse a senhora ao participar do Projeto Piauí Praia Acessível, inaugurado na Praia de Atalaia, em Luís Correia, Litoral do Piauí.

Além dela, outras 30 pessoas participaram da inauguração. O projeto consiste no banho de mar assistido no qual há quatro monitores por cadeirante auxiliando o lazer com segurança e autonomia. No total, são oito cadeiras anfíbias, que possuem rodas infláveis e maiores, possibilitando ao cadeirante se locomover na praia e ainda flutuar na água.

                                  Cadeiras anfíbias são usadas e cadeirantes
                                         acompanhados por monitores
                                     (Foto: Thays Pessoa/DivulgaçãoSeid)



“Estava há 10 anos sem entrar no mar. Foi uma sensação super agradável. Me senti segura e agora pretendo voltar mais vezes”, disse Isabel.

Toda a estrutura foi montada na Praia de Atalaia aproveitando um quiosque que o governo do estado mantinha no local. Foram adaptados dois banheiros, um masculino e um feminino, espaço administrativo e outro para guardar os pertences tanto para as pessoas com deficiência como para acompanhantes. Uma passarela foi feita para o acesso ao mar.

Giovani Farias, 21 anos, é um dos monitores. Estudante do 8º período de fisioterapia, ele já teve outras experiências com deficientes quando trabalhou no projeto de equitação no quartel da Polícia Militar em Parnaíba.
"Foi muito gratificante ver a felicidade deles, cada sorriso. Não tem como definir esse momento. É bom para o lado profissional, mas principalmente para o pessoal. Foi o primeiro contato destas pessoas com os instrutores, mas eles confiaram na gente e não sabiam como agradecer", falou.

Outros 33 alunos de diferentes áreas da saúde também foram selecionados para atuar como monitores no Piauí Praia Acessível.  O trabalho é voluntário e os universitários recebem apenas uma ajuda de custo para alimentação.

 Projeto foi instalado na Praia de Atalaia, Litoral do Piauí (Foto: Thays Pessoa/DivulgaçãoSeid)
O Projeto Piauí Praia Acessível é uma parceria da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) e ainda uma faculdade particular.

As pessoas que precisarem do serviço devem procurar a sede do projeto, localizado na orla da Praia de Atalaia, portando documento de identificação com foto e CPF e solicitar as cadeiras. O horário de funcionamento será de 9h às 12h, nos feriados, em período de alta temporada e por agendamento através do telefone (86) 3222- 3405 ou por email: seid@seid.pi.gov.br.

Fonte-G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução