quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Empresa brasileira lança Van Acessível com sistema revolucionário! - IVECO Bus

Nesta última terça feira, dia 08/08, a empresa Iveco Bus lançou a nova van Daily Elevittá com um inovador conceito de acessibilidade para transportar passageiros com mobilidade reduzida de forma simples e segura.

Com 18 lugares, a Daily Elevittá projetou 3 lugares que podem ser utilizadas tanto por cadeirantes, obesos, idosos e outros, quanto por pessoas sem nenhum tipo de necessidade de acessibilidade.


 Sabemos que para entrar em vans, muitas pessoas possuem dificuldades para embarcar e desembarcar subindo degraus, o que acaba muitas vezes fazendo que elas evitem utilizar esse tipo de veículo. E isso realmente é um problema, pois geralmente é através destas vans que são feitas as locomoções do dia a dia, como por exemplo: até a escola, universidade, passeios e até ao trabalho.


Pensando justamente nisso, foi criado um sistema que é utilizado para permitir que essas pessoas com mobilidade reduzida possam usar o transporte coletivo, de forma que a própria poltrona da van sai de dentro do automóvel e desce até a altura necessária para a pessoa sentar e poder ser recolhida para dentro da van. Um processo simples, seguro e discreto!

O Coordenador da Comissão de Estudo de Transporte com Acessibilidade e Fabricação de Veículos Acessíveis da ABNT, Eduardo Cazoto Belopede, afirmou que as opções que são usadas hoje em dia para transportar especialmente o cadeirante onde ele permanece na cadeira de rodas, não garante segurança e ainda acaba tirando lugares de dois passageiros, o que gera desvantagem para o investidor. Segundo Belopede, o sistema utilizado na Daily Elevittá é o mais recomendado e seguro para fazer o transporte de qualquer pessoa com, ou sem, deficiência.

Eu e meus amigos (que também são cadeirantes), podemos ver de perto o produto e até testar. Paulo Oliveira do blog Amigos Cadeirantes, estava presente e gostou muito da ideia:
"...Gostei muito do conceito de versatilidade, da agilidade e principalmente da inclusão. Pois, não ficamos excluídos no porta malas onde geralmente ficamos e nem andamos de lado. Podemos utilizar a van junto com nossos amigos e nos sentirmos iguais..." afirma, Paulo.

                           Paulo Oliveira testando o sistema de embarque e desembarque

 Uma adaptação nos dias de hoje está custando em média 35% do valor do veículo, mesmo que o valor da Daily Elevittá ainda não está definido, a Iveco garante que não passará mais do que 20% do valor do veículo sem adaptação.

De acordo com as normas da ABNT, partir de Agosto de 2017 todas as vans deste porte terão que se equipar com mecanismo de acessibilidade. E a Iveco já correu na frente, além de ser a primeira empresa no mundo a criar uma van com este sistema, também foi a primeira a lançar esse produto aqui no Brasil que já sai de fábrica, completamente pronta para ser usada.



Fonte-Cantinho dos Cadeirantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução