domingo, 5 de novembro de 2017

Enem 2017: Tema da redação surpreende, mas é considerado fácil por estudantes

Estudantes ouvidos pelo G1 consideraram fácil o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em São Carlos (SP), neste domingo (5). O tema da redação, "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", surpreendeu, mas foi visto como tranquilo para o desenvolvimento. Veja abaixo a opinião de três estudantes sobre a prova, que teve 45 questões de ciências humanas e 45 de linguagens e códigos, além da redação.


Tema fora do 'padrão'

O estudante Allan Ferrari, de 19 anos, tenta vaga em engenharia civil e viu o tema como fora do ‘padrão Enem’. “Mas abordou um tema que é fácil de falar. Falei para o governo acordar, para investir mais nessa área”, explicou.


Ferrari, que fez cursinho no IFSP e fez a prova pela segunda vez, disse que entre as questões as de português estavam mais difíceis. Para ele, a separação da prova em dois domingos é benéfica. “Achei melhor, como gosto de exatas consigo focar mais no próximo domingo”.

VÁRIOS ARGUMENTOS

O tema da redação também surpreendeu o estudante Caio Fais, de 19 anos, que faz direto em uma faculdade particular e agora busca vaga em uma pública.


“É um tema que não era muito esperado, mas é um tema fácil, que tem vários argumentos que você pode usar”, disse.


Sobre as outras provas, ele colocou todas no mesmo nível das do ano passado. “Acho que de ciências humanas foi a mais difícil, estava razoável”, afirmou.


A separação da prova incomodou pelo fato de ter que viajar em dois fins de semana, mas a forma ainda é mais vantajosa. “Eu acho mais difícil ter que fazer em dois domingos, porque mudei para Campinas, então tenho que viajar para fazer, mas em geral tem um tempo maior para descansar entre uma prova e outra, não é tão corrida”, disse.

Testando conhecimentos


O Enem também teve estudantes testando os conhecimentos neste domingo. A estudante de ciências exatas da USP Daiana Mara Santos Cruz, de 20 anos, foi um deles. “Achei bem tranquilo o tema da redação, já tive essa matéria na faculdade, já tive libras”, destacou.


Ela prestou a prova pela terceira vez e considerou o nível de dificuldade parecido com os outros anos. “Continuei fazendo para não perder o ritmo”.


FONTE-G1







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução