sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Agora será possível declarar sua deficiência no seu RG - O QUE VOCÊ ACHA DISSO?

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, nesta quarta-feira (7), projeto de lei (PLS 346/2017) do senador Hélio José (Pros-DF) que permite às pessoas com deficiência o registro de sua condição na cédula e no documento nacional de identidade (DNI).


A inserção da expressão “pessoa com deficiência” na carteira de identidade só será feita a pedido do interessado. O projeto também abre a possibilidade de se especificar o tipo de deficiência, sempre a critério do cidadão. A especificação deverá seguir o parâmetro de avaliação biopsicossocial estabelecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência/Lei Brasileira de Inclusão — LBI (Lei nº 13.146/2015)


O projeto estabelece ainda que a menção à deficiência na cédula de identidade terá fé pública. Mas resguarda a possibilidade de avaliação do cidadão para fins de obtenção de benefícios. As medidas contidas no projeto levarão 90 dias para entrar em vigor após sua transformação em lei.


"NÃO CONCORDO!"

Dudé Vocalista afirma não concordar com esta medida, ele diz o seguinte:


"...Inclusão significa fazer parte de algo, ser parte de alguma coisa, nas mesmas condições através de direitos e deveres como cidadãos... É o que faz nos sentir unidos num único propósito, todos juntos, sem estereótipos, sem rótulos, em busca de um único caminho que nos leve ao mesmo objetivo harmônico... Mas aqui no Brasil, existem legisladores analfabetos que criam iniciativas populistas mascaradas de inclusão e ainda há aquela parcela estúpida e demagoga da sociedade, o autointitulado ''cidadão de bem'', que aplaude esse tipo de aberração... Não, não tenho vergonha de mim mesmo, como muitos pregam por aí, tenho muito orgulho do que sou e de quem me tornei durante todos esses anos. Porém, me recuso a ter a minha deficiência constando no meu RG. E por uma razão muito simples: minha deficiência não me define, ela é apenas uma fração da minha existência e, concordem ou não, é a parte da minha vida que menos importa!"


"EU CONCORDO!"

Já Luana Sanches concorda e diz que acredita que isso facilitará a sua vida.


"..Isso é apenas algo pra desburocratizar as coisas. Invés de ter que ir ao médico e solicitar um laudo pra buscar emprego, outro laudo pra estacionamento, outro laudo pra voar, outro pro bilhete único. Vc consegue tudo isso em um único documento... Realmente não vejo nenhum problema. Pelo contrário é uma facilidade, até pq não tenho nem tempo pra correr atrás de tanto laudo..."


E VOCÊ? QUAL SUA OPINIÃO?

FONTE-SENADO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução