quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Após labutar para evitar entrada pelos fundos, aluno cadeirante da UFRGS chega para formatura pela frente do palco


Após mais de três meses tentando uma solução junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o estudante de Relações Públicas Alex Viana conseguiu entrar na cerimônia de formatura da mesma maneira que os colegas nesta sexta-feira (10). Uma rampa instalada pela universidade possibilitou que o aluno cadeirante entrasse pela frente do palco do Salão de Atos.


Desde abril, quando procurou a administração da UFRGS, o estudante considerou "constrangedoras" as alternativas oferecidas. Uma seria ser carregado no colo, e a outra seria entrar pela rampa de acesso localizada nos fundos do palco. Com a demora do retorno da instituição, Alex chegou a fazer uma denúncia por discriminação no Ministério Público.

Em nota, a UFRGS informou que uma rampa foi construída pelo setor de serralheria da universidade e que "será montada sempre que houver necessidade para atender de forma segura as solicitações que surgirem" (leia nota na íntegra abaixo).


Nota da UFRGS

A partir de uma demanda do aluno de Relações Públicas Alex Viana para que pudesse participar da cerimônia de sua colação de grau, que ocorre em 10 de agosto, a UFRGS passou a estudar formas de como tornar viável a solicitação de acessibilidade feita pelo estudante. Apesar de o Salão de Atos já cumprir a legislação quanto à acessibilidade, estabelecida pelo Decreto Federal nº 5.296/2004, a cerimônia de colação de grau é bastante específica: consiste no percurso dos formandos pelo corredor entre a primeira e a segunda plateias do Salão com descida por escadaria lateral e, na sequência, subida por escadas até o palco. Diante disso, e reiterando a singularidade da demanda do aluno, chegou-se ao consenso sobre a construção de uma rampa que lhe permitisse o acesso ao palco juntamente com seus colegas, conforme o trajeto requisitado, de forma segura e autônoma.

A rampa foi construída pelo setor de serralheria da Superintendência de Infraestrutura da Universidade e já foi colocada no local, testada pelos formandos e está pronta para ser utilizada na formatura desta sexta-feira. A construção da rampa de acesso ao palco é mais uma opção de acessibilidade que estará disponível no Salão e será montada sempre que houver necessidade para atender de forma segura as solicitações que surgirem.

A UFRGS reafirma seus esforços em adequar os espaços físicos desta quase centenária instituição para oferecer acessibilidade, processo que vem sendo aperfeiçoado para atender de modo mais adequado às pessoas com deficiência.

Via: G1 e Cantinho dos Cadeirantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução