sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Pernambucano com paralisia cerebral se forma em ciência da computação


Desafio e superação são as palavras que definem a trajetória do pernambucano Marcelino Oliveira, de 27 anos. Com paralisia cerebral, ele acaba de se formar em ciência da computação na Faculdade dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A realização é um sonho pessoal e um orgulho para a família. 


Marcelino nasceu com paralisia, não anda e tem pouca coordenação motora, mas não tem dificuldade para aprender coisas novas. Mexendo apenas os dedos da mão esquerda, ele estuda e também domina partidas de futebol no videogame, o que adora fazer no seu tempo livre.



Depois que terminou o ensino médio, Marcelino decidiu que queria ingressar na universidade. A nova fase foi bem recebida pelos pais, que morava em Olinda e se mudou para o Recife para ficar mais perto da faculdade do filho.


"Aquela caminhada todos os dias, de levar ele até a faculdade, de pedir ajuda onde fosse necessário lá foi muito importante para nós, foi um ponto de apoio muito grande", conta a mãe do jovem, a professora aposentada Maria Zilda de Oliveira.

Como ele não articula bem as palavras e não digita com rapidez, a faculdade disponibilizou um intérprete para ajudá-lo. As avaliações eram feitas em casa e ele nunca ficou em recuperação. Foram quatro anos de aulas e de estágio até, finalmente, chegar o grande dia da colação de grau.


"A vida de Marcelino é movida a desafios. Uma sequência de desafios. Fomos por etapas, ele topando e eu incentivando 'nós vamos vencer, vamos chegar lá'. E nós chegamos. É uma realização para nós também, que tínhamos como objetivo o sucesso dele. Ele está caminhando, está alcançando e é uma realização total para toda a família", afirma o pai do jovem, o advogado Marcos Tavares de Oliveira.

Mas engana-se quem pensa que Marcelino vai parar por aí. O próximo passo já está traçado: cursar a pós-graduação no Porto Digital, a maior empresa de tecnologia do estado.

FONTE-G1 PE





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução