quinta-feira, 30 de abril de 2009

Local acessível para cadeirantes frequentarem: Pólo comercial de Caruaru




Pólo de confecções do agreste Pernambucano. Rod BR 104, 62000 km 62Nova Caruaru - Caruaru - PETel: (81) 3727-5000 3727-5004.Um local acessível para cadeirantes passear, fazer compras, almoçar, curtir uma música ao vivo nos finais de semana na praça de alimentação. Banheiros adaptados para cadeirantes, rampas, e estacionamentos, um bom ambiente, agora para nossos companheiros deficientes visuais, não vi nenhum piso tátil e outro detalhe essa rampa é um pouco inclinada e ela deveria ser mais rasa, por que se um cadeirante tiver uma lesão mais acentuada de que a minha, não obterá subir sozinho só com uma ajudazinha de outra pessoa.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Guia turístico voltados para deficientes

Foi lançado recentemente o Guia Brasil Para Todos, escrito por Andrea Schwarz - cadeirante desde 1998 por uma malformação congênita na medula espinhal - Fonoaudióloga formada pela USP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), há dez anos atua na área de responsabilidade social, com foco na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. E seu marido Jaques Haber, formado em Publicidade e Marketing, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Nesta primeira edição do guia, com 320 páginas, é possível encontrar o que há de melhor para visitar em dez capitais brasileiras, sempre sob o ponto de vista de um viajante. O guia conta também com de dicas de viagem, além de trazer uma série de perguntas para servir de orientação ao deficiente sobre os serviços de acessibilidade oferecidos.
A versão on-line já está acessível, não deixe de acessar e por o pé na estrada (ou melhor, as rodas).
http://www.brasilparatodos.com.br/

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Adaptação em via pública

Proposição da A.D.C.C. (ASSOSIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU), adaptação na Avenida Rio branco, Centro Caruaru-Pe. Mísia (cadeirante) utilizando seu direito de transitar pelo menos nessa via! Depois de uma reunião da A.D.C.C. , foi enviado ao poder legislativo que fosse adaptado o referido local e outros pontos de nossa comunidade por que já era lei(“ lei 10.098 referente a Acessibilidade”), e o poder executivo tinha por obrigação de cumprir seu dever. Uma obra tão simples que foi tão rápida para ser concluída e barata que basta o poder público ter sensibilidade e responsabilidade com a comunidade que as coisas andam se não tiverem, nós cidadãos temos que cobrar desses órgãos do mesmo jeito que somos cobrados sobre nossos deveres (impostos) . E a obra foi tão simples e barata, mas de grande importância e utilidade que beneficiou não só o cadeirante como: idosos, gestantes, obesos e mães que empurram seu bebê no carrinho. Agora já presenciei carros atravessando esse espaço! Cadê a fiscalização? Não tinha nenhum guarda de transito, liguei para o batalhão da policia para denunciar, será que chegou algum guarda depois que sai?

quarta-feira, 22 de abril de 2009

EFICIDRILHA

A primeira drilha(quadrilha) formada por pessoas com deficiência, criada pela A.D.C.C.(ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU). É, tivemos que criarmos nossa quadrilha para sairmos também na avenida no maior e melhor São Jõao do mundo que é o de Caruaru! Agora o correto seria que nós saíssemos em uma regular todo mundo junto, com deficiência, e sem deficiência, isso sim podemos chamar de inclusão social. Saímos em 2007, mas 2008 não foi possível sair Por falta de apoio, e 2009 acabaram com as drilhas de Caruaru, mas vamos fazer nossos contatos para ver se podemos sair esse ano ou então a prefeitura nos possibilite a também dançar um forrozinho em Caruaru de qualquer jeito, as pessoas com deficiência também gosta de forró e tenhe direito.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Orientação para os deficientes


Estudar para um concurso é uma excelente alternativa. Empresas públicas são obrigadas por lei a destinar entre 5 e 20% das vagas para pessoas com eficiência. As empresas particulares com mais de 100 funcionários também têm esta obrigação legal. A obrigatoriedade foi estabelecida pela Lei nº 10.098 de 2000 e pelo Decreto nº 3.298 de 1999, que definiu as cotas de inclusão (2% para as empresas com 100 a 200 empregados, 3% no caso de 201 a 500, 4% para as que têm entre 501 e 1.000 e 5% para aquelas com mais de 1.000 trabalhadores).Mas a melhor alternativa, do meu ponto de vista, é a busca por um emprego público. Em alguns casos o deficiente consegue colocação com menos da metade dos pontos conseguidos pelo primeiro colocado da concorrência plena. Apesar de os concursos públicos terem minguado do ano passado pra cá, a carência nos diversos setores existe e este ano promete ser de bons concursos públicos. Então vamos estudar gente.

O protagonismo da pessoa com deficiência

Ministrei as disciplina denominada “O convívio das pessoas com deficiência física e acessibilidade” foi muito bom o curso foi organizado pela APEC com parceria com o ministério público os participantes eram: funcionários do ministério público, representantes de autarquias e representantes de entidades. É mais vocês acreditam que a porta do auditório aonde eu ministrei eu não conseguia abri La só, Tavares meu aluno que mim ajudou! Ufa que porta pesada e tinha terminado de falar sobre Acessibilidade e mais no “Ministério público” será que a ABNT fiscalizou essa obra a porta era para correr no canto da parede! Eu acho que essas obras tem que nós sociedade civil organizada fiscalizar mesmo, por que é nos que sabemos nossas necessidades por mais que esses engenheiros estudem são limitados e a lei nos da respaldo a lei “10.098” a de acessibilidade no artigo 26 "As organizações representativas de pessoas portadoras de deficiência terão legitimidade para acompanhar o cumprimento dos requisitos de acessibilidade estabelecidos nesta Lei." Enfim o curso foi legal! Em outras disciplinas foi delineadas a luta das pessoas com deficiência buscando a quebra de paradigmas ao longo da história pense numa cultura arcaica! E foi ensinado exemplos de todas as áreas de deficiência.

Britain's Missing Top Model

Acho que já deu pra perceber que está na moda falar sobre inclusão. Nada melhor do que pegar um assunto da moda e transformá-lo em programa de TV. Mais esperto ainda seria associar o assunto da moda à indústria da moda e encaixá-lo no formato de reality show. Pronto! Eis aí um programa de TV que poderia interessar a muitos. Ao que parece, a rede de TV britânica BBC percebeu isso e tratou de colocar no ar o concurso “Britain's Missing Top Model”. Com formato parecido ao do já consagrado “Next Top Model” o programa da BBC colocou à prova oito meninas com deficiências e problemas diversos: uma paraplégica, duas garotas sem parte dos braços, uma com esclerose múltipla, duas deficientes auditivas, uma com paralisia parcial e uma com a perna amputada. Através de ensaios fotográficos, desfiles e outros desafios, uma candidata era eliminada por semana. O prêmio? Uma sessão de fotos para a revista Marie Claire com o fotógrafo Rankin.
Como não poderia deixar de ser, e isso foi o que mais me despertou a curiosidade, o programa foi carregado de dilemas morais e éticos e levantou questões sobre a deficiência física e a reação das pessoas a ela. Rolaram, por exemplo, acusações de que as deficientes auditivas não mudariam a percepção da indústria da moda pelo fato de a surdez não ser "visível", e críticas a uma das fotógrafas, que escondeu as deficiências das candidatas em suas fotos.
O programa foi ao ar no ano passado, mas você ainda pode ver o perfil das participantes, resumo dos episódios, entrevistas e outras informações no site do programa da BBC. Achei tudo muito interessante. Tentei assistir aos vídeos, mas parece que não podem ser acessados aqui no Brasil. Se alguém conseguir, nos avise!

sábado, 11 de abril de 2009

Série Assim Vivemos - TV Brasil

Papei mosca e esqueci de divulgar por aqui a série Assim Vivemos, que estreiou , na TV Brasil. Mas a série se estende por mais alguns meses e, ao longo de 26 episódios, mostra o dia a dia de pessoas com deficiência. Com participação da Lília Pinto, do CVI-RIO. Vou conferir! Alguém por aí já a assistiu?

Assim VivemosDomingos - 18:30hTV Brasil (Canal 2 VHF e Canal 18 da Net)

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Objetivo

Neste trabalho quero incutir nas pessoas "Sem Deficiência", que as pessoas "Com Deficiência"(Diferença funcional é termo que gosto de citar), são capazes e são eficientes...Agora precisamos de 'Liberdade-Acessibilidade'.

Compartilho relatos de outras fontes...Falo também da minha labuta, luto pela Acessibilidade

Tradução