domingo, 25 de abril de 2010

Por favor, mudem de vocabulário.

Ainda escuto as pessoas contar histórias e até se referir a nós que temos deficiência física, chamando-nos de “ALEIJADO”. Hoje eu não sinto nenhuma tristeza e nem angustia. Só fico meio constrangido com essa expressão: POBRE, OBSOLETA, CRUEL, E PRECONCEITUOSA. Porem compreendo que o nosso povo foi influenciado pela nossa cultura “ATIQUADRA” e muitas pessoas falam sem maldade, é vicio da educação!Eu confesso que até um tempo atrás essa palavra me machucava profundamente arrasando meu dia. Hoje graças ao senhor JESUS, minha família e o conhecimento que adquirir, tiro de letra. Mas ainda existem pessoas muito sensíveis e carentes, por que na própria família ou meio que viveu foi tratado como “ALEIJADOS” e acreditam que são incapacitados pra o resto de suas vidas. E quando escuta as pessoas falarem pobre assim, o dia desaba pra elas. Se excluindo da sociedade com magoas e a já ouvi até alguma cuparem DEUS, que foi eu quando era adolescente.

Aleijado é sinônimo de: EXCLUIDO, INEFICIENTE, INCAPAZ. Vamos mudar esse termo para: pessoa com deficiência, ou melhor, diferença funcional. E criando uma metáfora em relação à palavra “ALEIJADO” é antônimo de: INCLUSÃO, EFICIÊNCIA E CAPACIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução