sábado, 14 de agosto de 2010

Motivos a comemorar na nossa semana.

Semana da “pessoa com deficiência”,é comemorada nos dias 21 a 28 de agosto. Nós pessoas com deficiência, ou melhor, com “diferença funcional”, acredito que temos motivos para solenizar esse período!

Antigamente na antiga Roma éramos sacrificados, jogando-nos no abismo!
Achavam que éramos incapazes, tínhamos demônios, nossa condição causava nojo, náuseas e medo, o preconceito e a maldade eram grandes da sociedade.

Na época de “Jesus”, exceto “Jesus”, entendia que nossa “diferença funcional”, era pecado, castigo por erros de nossa prole, conforme relata o evangelho de João no capítulo 9, na Bíblia!

Vivemos em um tempo melhorzinho, decorrente as políticas públicas e ao “AMOR” que existe nos corações e nas atitudes das pessoas.
É bem verdade que ainda somos discriminados e excluídos socialmente, não só porque, ruas, construções, serviços e produtos são feitos sem levar considerações diferença entre usuários, porém mitos e preconceitos ainda existem dificultando os relacionamentos e impossibilitando a inclusão social das pessoas.

Mas, como eu disse na introdução do post que tenho motivos para celebrar, elaborei na integra alguns:

1- Auto- estima elevado das pessoas com diferença funcional- Apesar das limitações, acreditam em Deus e em suas capacidades! Cada um tem um espaço e uma missão aqui na terra, sempre podemos fazer alguma coisa.

Como é minha modesta opinião em relação a minha pessoa.
Às vezes fico triste, alegre, irado, sereno, sou normal igual a qualquer ser humano. Porém tenho uma família e um filho e muitos amigos , estudo, terminei o ensino médio em Junho e vou fazer o ENEM, para pleitear uma vaga na faculdade de direito! Vou disputar um concurso público, sou o atual presidente da ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU, na qual fundei com meus amigos, tenho meu blog que acabei de escrever, fui convidado para dar palestras na nossa semana, vou ser voluntario no Ministério público no Núcleo da diversidade para ajudar o promotor em ações que beneficiem o nosso segmento.

2- As leis e os benefícios que garantem nosso direito:
- BPC- Beneficio de prestação continuada- garante um salário mínimo ao deficiente que não tem meios para se manter.
-Passe Livre- Dar direito a viajar de graça de estado para estado no Brasil, nos ônibus.
-As isenções de impostos na compra de carros zero, IPI,ICMS,IOF e IPVZ.
-Lei 10.098- A de “Acessibilidade”
-Bolsa atleta e etc.

3- Entidade de apoio a pessoa com deficiência:
-ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU.

Parabéns a todas as pessoas com "diferença funcional"

2 comentários:

  1. Muito bom o texto Fernando.
    Estarei tb divulgando a semana e procurando "fazer a diferença".

    Abraços em todos da Associação.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso o assunto, você é competente de mais paa escrever.

    ResponderExcluir

Tradução