quarta-feira, 18 de maio de 2011

Recife recebe exposição de "artistas com deficiência"


Matéria do muito especial.

O Recife recebe uma mostra inédita, que reunirá obras de 23 artistas com deficiência de todo o País. A Exposição de Arte Muito Especial ficará em cartaz entre os dias 19 de maio e 22 de junho na Sala Cícero Dias, no Museu do Estado. A mostra artística é composta por videoarte, artes plásticas, escultura, xilogravura e fotografia sob a ótica ‘Multimeios’ de artistas únicos. A exposição é patrocinada pelo Grupo Neoenergia, por meio da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

A idéia de trazer a exposição ao Recife foi do diretor-presidente do Grupo Neoenergia, Marcelo Corrêa. O executivo ficou impressionado com a qualidade das obras durante a exposição realizada no Rio de Janeiro, no ano passado.

“São obras belíssimas, que primam pela qualidade, precisão e bom gosto, feitas por artistas que têm na superação o principal dom. É uma honra para o Grupo Neoenergia possibilitar aos pernambucanos conhecerem uma exposição tão rica e importante para a cultura brasileira como a Muito Especial”, afirma o presidente da Neoenergia, grupo reconhecido pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) como o terceiro maior investidor privado em cultura do País. Somente em 2010, a empresa investiu mais de R$ 37 milhões em produções culturais. O montante contempla todas as leis de incentivo federal e estadual, Funcultura e outros.

A iniciativa da exposição partiu do Instituto Muito Especial, entidade carioca que trabalha a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e ajuda a preparar as organizações para lidarem com a diversidade. A curadoria da mostra ficou a cargo do artista plástico, poeta e curador carioca Alexandre Sá. Doutorando e mestre em linguagens visuais, ele é coordenador do curso de artes visuais e da pós-graduação em História da Arte Moderna e Contemporânea da Unigranrio.

No total, foram selecionadas mais de 100 obras que passeiam por diversas técnicas e estilos, além de linguagens. O acervo que desembarca na capital pernambucana contempla esculturas moldadas em ferro, cerâmica, cimento, modelagem de argila em placa, cerâmica e móbile-pintura acrílica com colagem sobre corpo de papel e tecido. Na área dos quadros, a exposição reúne obras realizadas em óleo e acrílica sobre Eucatex ou tela. A fotografia será contemplada com os trabalhos de sete artistas, a xilogravura e vídeoarte também fazem parte do acervo que aporta no Recife.

A exposição estará aberta, de terça-feira a domingo, no Museu do Estado, que fica na Avenida Rui Barbosa, 960, Graças. O horário de funcionamento é de 9h às 17h, de terça-feira a sexta-feira, e, nos sábados e domingos, o público pode conferir as obras entre 14h e 17h. Outras informações sobre a mostra podem ser conferidas pelo site http://tinyurl.com/62welno

SERVIÇO

Quando: 19 de maio a 22 de junho
Onde: Sala Cícero Dias – Museu do Estado
Avenida Rui Barbosa, 960 – Graças.
Horário: Terça à sexta – 9h às 17h
Sábado e domingo - 14h às 17hrs
Preço: gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução