sábado, 21 de abril de 2012

Bicicleta ergométrica para 'cadeirante', e o preço muito caro, como muitos dos equipamentos para as pessoas com deficiência.

Matéria do blog do cadeirante


Uma das coisas que mais recomendo a cadeirante é praticar esportes. Na verdade, é uma recomendação que faço a qualquer pessoa, pois pratiquei esportes minha vida toda e sempre colhi muitos benefícios por isso. O esporte deixa a gente mais disposto, mas animado, mantém a forma e a aparência, e o corpo funciona melhor para tudo. Um dos grandes problemas que os cadeirantes enfrentam é a obesidade, que traz junto uma série de problemas que podem levar até à morte.
Só que para um cadeirante praticar esportes é preciso contornar alguns empecilhos, como a locomoção até um lugar adaptado, utilizar equipamentos adaptados, além de precisar sempre de locais apropriados, como quadras, ciclovias, galpões, etc. Para contornar tudo isso e possibilitar a prática de exercícios a qualquer momento sem precisar ajuda de ninguém, tem surgido soluções como esta aí de cima, o Krankcycle. Resumindo, ele é uma handbike ergométrica, ou seja, uma handbike fixa que permite variar o peso dos pedais e a força que é realizada. Quem nos brinda com um relato completo e fotos do Krankcycle é o Gregori, de Lages/SC, que já deu outras contribuições aqui no blog.

Efetuei a compra pela empresa importadora Johnson Health Tech Brasil, a entrega foi feita dentro do prazo combinado, e o valor do equipamento é R$ 5.200,00, um valor bem salgado. O produto vem de forma fácil de montar e em meia hora meu cunhado montou para mim, o produto tem 67 quilos, e a tecnologia usada foi desenvolvida nos Estados Unidos para atletas que necessitam melhorar a capacidade cardio-respiratória, sem ter que usar as pernas.
Segundo estudos realizados é possivel perder de 9 até 14 calorias por minuto de exercicio, o que em 1 hora pode variar de 540 até 840 calorias, dependendo da intensidade e ritmo do exercício. Estou usando um relógio com monitor cardíaco para fazer os exercicios e em seis minutos já consigo entrar na faixa cardiaca ideal para mim. A conta é feita da seguinte forma: 220 menos a idade = faixa de batimento cardíaco. Como tenho 34 anos, meus batimentos cardíacos máximos são de 186 batidas por minuto.

Como eu estava há bastante tempo sem me exercitar, o preparador físico indicou usar na faixa de 60% até 80% dos batimentos, ou seja, de 112 até 150 batidas por minuto. Nessa faixa cardíaca, estou perdendo 11 calorias por minuto ou 660 calorias por hora, o que é bastante coisa.
O Krankcycle é muito gostoso de fazer, faz pouco barulho e pode ser usado por toda a familia pois ele vem com um banco removivel facil de tirar e colocar. Estou conseguindo perder um quilo por semana, fazendo 40 minutos de exercício por dia e cuidando da alimentação, minha meta é perder mais seis quilos, e quando chegar na meta mando uma foto atualizada rsrsrsr.


Uma curiosidade para quem precisa perder peso ou manter peso, um quilo de gordura tem 7.700 calorias. Cuidando da alimentação e fazendo 40 minutos de exercício aeróbico por dia, em um dia pode se perder 1.200 calorias, ou seja, 7.700 dividido por 1.200 = 6,4 dias para perder um quilo.

Muito bacana o equipamento, mas infelizmente é muito caro (como tudo para cadeirante). Mas se configura em uma ótima alternativa para se exercitar. Ah, e aguardamos a foto do Gregori quando atingir seu objetivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução