quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dia 4 de maio palestrei na Escola Lisboa, no” projeto mais educação”


Dia 4 de maio palestrei na Escola Lisboa, no” projeto mais educação” e fiquei devendo de postar mais algumas imagens e boa parte do texto da minha palestra.

O tema do texto, falei de poemas, um pouco da minha história, dos sonhos realizados, da luta para realizar outros, da lei de ACESSIBILIDADE  10.098/2000 e o Decreto 5.296/2004 e da dificuldade que enfrentei e enfrento por causa de Acessos.

Comecei  a palestra citando dois pequenos trechos de dois poetas que tanto gosto e é um antídoto (remédio) para a minha alma, o primeiro de Mário Quintana e outro de Álvaro de Campos.

1°- Mário Quintana
“Deficiente é toda a pessoa que não consegue modificar a sua vida aceitando as imposições da sociedade”!

2°-Álvaro de Campos
“Não Sou nada, nunca serei nada, não posso querer ser nada, a parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo”!

 Inspirado por esses “poemas”,dei continuidade falando um pouco da minha história...dos sonhos realizados...da luta para relizar outros...

-Dos Sonhos

*Quando era criança queria ser goleiro do Sport Club do Recife, depois ponteiro direito, era um sonho! Já pensou? Era impossivel!!! Porém, fazia meus campeonatos brincando sozinho e realizava na minha imaginação...ficava muito feliz, realizei meu 1° sonho!

*Adolescente queria passar jogo de bicho, achava lindo e as pessoas que jogava e passava eu admirava e também para ganhar um um dinheirinho e poder me divertir com recursos própios, ir ao jogo do Sport, pegar taxi passear, namorar e etc..realizei meu sonho.

*Um pouco Adulto me apaixonei por Mísia,(Também deficiente e hoje minha esposa),queria ter um filho casar e construir uma família, realizei meu sonho.

*Adulto , juntos com meus amigos queria criar a ADCC-Associação dos Cadeirantes de Caruaru, com objetivo de lutarmos pelos nossos direitos, realizamos mais um sonho.

*Gostaria de terminar meu ensino médio, por que namorei de mais em 1997,coloquei o carro na frente dos bois..rs rs rs..sou gente também posso errar... Mísia ficou grávida como ja relatei. Tudo ficou mais difícil, financeiramente e os acessos aquitetônicos da cidade não ajudava(piso e também transporte), parei de estudar, porém lutei e terminei em 2010. Estudando pela internet eliminei oito matéria nas provas da GERE, e restarem três matéria: Quimica, física e Matématica, conclui fazendo o EJA (Educação de jovens e adultos) em 2010, realizei mais um sonho!

*Aspirei ser locutor, fiz uma oficina de rádio na Caruaru Fm, e fui locutor do tele mensagem Shalom, realizei outro sonho.


*Sempre gostei de dançar, criei junto com apoios de amigos: Fátima,Cris,Marileide, josefa, Cicera e professor Janduir. Criamos o “Dança sem barreiras”, 1° companhia de dança de cadeirantes de Caruaru, realizamo o sonho..sou bailarino!
*Almejei ser “Conselheiro Municipal dos direitos das pessoas com deficiência”, com ajuda dos amigos e do segmento que acreditam no meu trabalho, venci as eleições de 4 de abril do mês passado, vencendo por 13 à 11 os candidatos da APODEC, realizei mais um sonho....


- Da luta de outros Sonhos

*Continuo na labuta para realizar outros...quero ser  “Advogado e Vereador de Caruaru”, estou na luta vou com ajuda de Deus para esses dois desafios, sempre com temor de Jesus e visando o bem.

-Da lei 10.098/2000 e Decreto 5.296/2004

*Falei da Lei de Acessibilidade,10.098/2000. Que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da Acessibilidade. Nosso direito de acesso ao piso das cidades, nas ruas avenidas, órgãos públicos, privados e....foi muita coisa....

*Decreto 5.296/2004, que regulamenta a 10.098/2000, obrigando os estabelecimentos públicos: secretarias, prefeituras, igrejas, escolas e... a se adequarem e garantir o o nossos direitos de cidadania, tem muitos sem Acessibildade, violando os nossos direitos...

E finalizei contando algumas experiência de falta de acesso e algumas reivindições que lutei para ser repeitado. Exemplo: uma  luta que travei na rua Sete de Setembro no centro de Caruaru por não poder atravessar, devido os motoqueiros estacionarem na passagem e rampa de cadeirandes.

Amei falar de tudo faço com prazer...é um “ANDÍTOTO”, pra mim e tenho certeza que colaborei para a Educação dos jovens de ensino fundamenta e médio,se eles quiserem colocarem em pratica, ecredito que sim...valeu apena...acho que eles aprenderam.

“Acho que a educação é a base de tudo...se uma nova CULTURA não nascer nas escolas, fica difícil viabilizar “ACESSIBILIDADE”.

Queria mais uma vez agradecer  a minha amiga, professora Wiliane Pereira! Uma das colaboradoras do “POJETO MAIS EDUCAÇÃO”, da Escola Lisboa de Caruaru.






Um comentário:

  1. Muita boa sua história, adorei a parte que fala que queria se r passador d ebicho kkkkkkkkkkkkkk minha mãe já trabalho e tenho um airmã que joga todo dia kkkkkkkkk parabéns por educar os adolescentes e jovens é serem mais orientados sobre os direitos e o respeito pelo outro

    ResponderExcluir

Tradução