quinta-feira, 5 de julho de 2012

PE ainda precisa imunizar cerca de 80 mil crianças contra pólio até sexta

Do G1 PE


Cerca de 80 mil crianças ainda precisam ser imunizadas na campanha contra a poliomielite em Pernambuco, que termina na sexta-feira (6). Até o momento, no estado, foram vacinados 607.299 meninos e meninas com menos de cinco anos, o que significa 87,25% do público-alvo, de 696.028 crianças. A meta do Ministério da Saúde (MS) para a campanha nacional é imunizar, no mínimo, 95% do total.


De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a campanha já atingiu a meta de vacinação de crianças menores de um ano em Pernambuco, com 98%. Entretanto, apenas 76% de meninos e meninas com mais de um ano foram imunizados. “Os pais costumam levar crianças menores de 1 ano com frequência aos postos de saúde, tem um acompanhamento de perto do pediatra. Quando crescem, diminui essa ida e acabam deixando para última hora”, contou Ana Catarina de Melo, coordenadora do Programa de Imunização.


A expectativa do estado é de que, nesses últimos dias de campanha, muita gente procure os postos para realizar a imunização, alcançando a meta de 95%. As vacinas estão disponíveis em mais de 10 mil pontos de Pernambuco, entre Unidades Básicas de Saúde, hospitais e postos volantes.


Apesar de um caso de poliomielite não ser registrado no Brasil há 23 anos, a imunização ainda é necessária. “Enquanto existir um país no mundo com casos, precisamos impedir a reintrodução do vírus. A circulação de pessoas ocorre o tempo todo, por isso tem que vacinar sempre. Temos que ter muito cuidado porque haverá Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olímpiadas, e muitas pessoas virão para cá”, concluiu Ana Catarina de Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução