sábado, 15 de dezembro de 2012

União sem limites


Fernanda Honorato conhece casal que tem síndrome de Down
Raquel e MarceloRaquel e Marcelo
Em Florianópolis, Fernanda Honoratoconhece o casal Raquel e Marcelo. Eles têm síndrome de Down e estão casados há dois anos. E as lembranças do matrimônio permanecem vivas na memória do casal. 
– Eu me lembro até hoje que gritei “Tô casado!” Uma sensação de que eu encontrei uma amiga, uma companheira – lembra Marcelo.
Fernanda também conversa com a mãe de Marcelo:
– O casamento dos dois foi um passo no crescimento de nós como um todo, em família. A gente espera que os filhos cresçam, casem e vão fazer a vida deles. Assim também foi com o Marcelo – conta.
Ainda em Floripa, o Programa Especial visita a Fundação Hassis, que montou um acervo do pintor Hassis Corrêa acessível a todos os tipos deficiência.
Em Macapá, um reportagem mostra a trajetória do jornalista Alieneu Pinheiro, que tem deficiência física.
– Apresento um programa de rádio na Rádio Difusora, chamado Saúde é Vida, em que a gente leva informações referentes a prevenção, às ações que são desenvolvidas dentro do estado, interagindo com os ouvintes e tirando dúvidas sobre saúde – explica Pinheiro.
No Rio de Janeiro, o Programa entrevista o psicólogo Wilcler Vieira, que trabalha na área de Educação Corporativa do SESC Rio. Especificamente, com treinamento e capacitação para pessoas com deficiência e profissionais que recebem deficientes em suas equipes. Wilcler é cego. 
Wilcler VieiraWilcler Vieira
– Apesar do preconceito, a mensagem que deixo é que as pessoas lutem, como eu fiz. Eu tinha o objetivo de ser psicólogo e passei por muitas dificuldades na faculdade, por falta de adaptação. Que a pessoa lute, que não se deixe levar pelas dificuldades e que foque nos seus objetivos.
O repórter Zé Luiz Pacheco dá uma pausa nas aventuras radicais e visita um Pesque e Pagueem Foz do Iguaçu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução