quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Falhas de acessibilidade no Aeroporto do Recife


Fotos: BlogImagem
Uma comissão integrada por representantes da Secretria de Acessibilidade do Ministério das Cidades, do Crea-PE e da Infraero realizaram na tarde desta quinta-feira (31) uma vistoria no Aeroporto Internacional do Recife para diagnosticar possíveis falhas de acessibilidade. A ação visa as Copas das Confederações e do Mundo - que terão a capital pernambucana como uma das cidades sede - e já foi realizada em outros municípios. Uma análise inicial já apontou pequenas falhas. Os trabalhos continuam nesta sexta (1ª).

Estão sendo analisadas questões da área interna e externa, como a altura dos balcões de atendimento das prestadoras de serviço e companhias instaladas dentro do Aeroporto, inclinação das rampas, adaptação dos sanitários e elevadores, além das escadas rolantes. "A ação não tem um caráter punitivo. Vamos apenas identificar os elementos em discordância para serem ajustados", explicou a analista de Infraestrutura da Secretaria de Acessibilidade do Ministério das Cidades. O diagnóstico baseia-se nas normas NBR 9050 e 15599 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Após a vistoria, um relatório será feito pelo Ministério e entregue à Presidência da República. O prazo não foi divulgado. O CREA-PE participa da ação após um convênio de cooperação técnica assinado com o governo federal em 2009.

Inicialmente, a varredura identificou problemas como espaço pequeno entre as vagas do estacionamento, rampa de acesso aos elevadores do estacionamento menor do que a ideal, altura dos botões dos elevadores maior do que a determinada e falta de corrimãos em alguns locais. As irregularidades ainda serão confirmadas pelo relatório final, já que há uma "margem de erro" para as medidas determinadas pela ABNT.

"Independente desta vistoria, a Infraero já havia feito um levantamento do que foi registrado hoje e estamos providenciando as obras", explicou o fiscal do Terminal de Passageiros da Infraero, Lenarte Moura.
Matéria,blog de jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução