quinta-feira, 31 de julho de 2014

Deficientes visuais aprendem a se maquiar com queridinho das estrelas

Maquiagem é um assunto que as mulheres amam, mas fazer um belo make nem sempre é uma tarefa fácil. Imagina para aquelas que têm algum tipo de deficiência? Fica ainda mais complicado! Mas não impossível, ainda mais com uma mãozinha de um dos maquiadores mais renomados do Brasil.

Marcos Costa, conhecido por maquiar grandes estrelas como Gisele Bündchen e Camila Pitanga, desenvolveu um trabalho especial com deficientes visuais que querem aprender a fazer seu próprio make. No palco do Encontro, o maquiador contou o motivo que o levou a desenvolver este trabalho: “Eu estava me sentindo muito acomodado. Estava escutando uma rádio e tinha uma matéria sobre as dificuldades dos cegos nas cidades. Aquilo me chamou a atenção e eu decidi fazer esse curso. Tinha uma vizinha cega e fizemos uma aula informal, depois com mais um grupo de amigas e foi tudo muito intuitivamente”.


A Lúcia Helena é uma das alunas do Marcos. Ela tem menos de 10% da visão e sofre de uma doença degenerativa da retina. Lúcia decidiu procurar as aulas do Marcos para apender a ficar ainda mais bonita por conta própria. “Independentemente de enxergar ou não, as mulheres têm sua vaidade. Antes, eu tinha medo de errar, usava uma máscara de cílios e outras poucas coisas. Muitas vezes tive que voltar para o banheiro, lavar o rosto e começar tudo de novo, como acontece com muitas mulheres. Hoje, com as técnicas que aprendi e com a prática, acerto muito mais do que erro", disse ela, que ainda acha a sombra um dos momentos mais difíceis da maquiagem.

 
E também teve demonstração no palco! Quem topou o desafio de aprender a se maquiar foi Nathalia Rodrigues, estudante de jornalismo que faz parte do elenco do Esquenta. Ela é cega e recebeu algumas dicas preciosas do Marcos. “Eu sou muito vaidosa e muito independente, mas sempre preciso de alguém para me maquiar. Sozinha eu só passo lápis e batom. Quero aprender porque agora pretendo ser repórter, e repórter nem sempre tem maquiador”, contou ela.

Fique ligado em algumas dicas importantes:
- Troque os pincéis pelos dedos, assim fica mais fácil de aplicar a base e o corretivo.
- Na hora de passar o pó, o maquiador aconselha substituir o pincel pelo algodão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução