Que o desenvolvimento humano ocorre em etapas não é novidade  e que o
 grande segredo para o sucesso da aprendizagem é equiparar o que será 
ensinado com aquilo que a criança está apta a aprender todo mundo já 
discutiu. Então porque  encontramos uma preocupação excessiva em 
adiantar conteúdos sobrecarregando cada vez mais as crianças, 
enchendo-as com conhecimentos desnecessários e, muitas vezes, deixando 
de lado atividades que são base para os futuros conteúdos? Essa 
necessidade de adiantar esses conteúdos vem da parte dos pais, 
professores e escolas que levantam a bandeira que uma boa educação se dá
 com a transmissão de muito conteúdo esquecendo-se que a verdadeira 
educação prepara o aluno para a vida, seleciona os conteúdos que farão 
diferença no cotidiano e formação desse aluno. Para isso mais do que 
selecionar os conteúdos é necessário saber como ensiná-lo  a criança 
diante desse fase que se encontra.
Segundo, Jean Piaget, psicólogo suíço, o desenvolvimento humano 
acontece em quatro estágios: sensório motor (0-2 anos), pré operacional (
 2-6 anos), operacional concreto ( 7-11 anos) e operacional formal ( a 
partir de 12 anos).
Hoje, especialmente  vou falar sobre a Classificação e seriação de 
objetos para as crianças  que se encontram no estágio pré operacional ( 
faixa etária das crianças atendidas no Projeto Amplitude). Esse é o 
estágio onde a criança começa  a observar e descrever objetos a partir 
de  suas semelhanças e diferenças físicas (cor, forma, tamanho, peso, 
espessura …) e é a partir da manipulação de objetos que ela começa a  
estabelecer relações de comparação, correspondência, classificação e 
seriação.
Para a construção do pensamento lógico-matemático a criança precisa 
manipular objetos,  a criança precisa contar tampinhas, pegar bolinhas, 
apertar brinquedos, separar e agrupar antes de entender o que é 
quantidade, números e ou sistema de medidas. Quanto mais estimulada a 
criança for nesse período maiores e melhores serão formadas as relações 
futuras entre essa experiência e os conteúdos apresentados.
Na classificação de objetos a criança observa e agrupa objetos a 
partir das características observadas (exemplo: o carrinho azul, o 
cachorro peludo, o pintinho tem duas patas…) enquanto na seriação ela 
cria uma escala de tamanho construindo a cada objeto que acrescenta, 
formando uma linha comparativa do maior para o menor,  do  mais grosso 
ao mais fino e assim por diante.
A seriação antecede ( e prepara) a criança para o entendimento da 
sequência numérica; antes de saber que o quatro é depois  do três, ou 
cinco antes do seis vai manipular objetos, trocar de lugar, comparar, 
perceber maior e menor, fazer as correções e aprende. Abaixo segue uma 
lista de atividades que podem ser feitas em casa que ajudaram no 
desenvolvimento  da classificação e seriação.
Separe brinquedos de várias categorias ( animais,  lápis, bolas, 
botões, ) e peça que a criança classifique de acordo com um critério 
específicos (cor ou outra característica) que seja semelhante ou 
distinta,
Jogo da memória com pares iguais;
Separar cartões com imagens semelhantes ou quantidades;
Organizar filas com bonecos ou pessoas;
Ordenar lápis e canudinhos de diversos tamanhos;
Separe caixas ou potes com um cartão colorido em cada, disponibilize 
materiais coloridos  e deixe que a criança coloque cada material no pote
 correspondente a cor;
Use sua criatividade confeccione materiais e jogos. Invista, dedique 
um tempo diário para essas atividades e transforme  essa aprendizagem em
 brincadeira preparando a criança para o aprendizado formal, dentro do  
ambiente escolar.
 Autora: Patrícia Alonso de Oliveira Fruchi – Coordenadora pedagógica
Fonte-Projeto Atitude

 
 
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