quinta-feira, 28 de junho de 2018

Prefeitura de São Paulo lança Selo de Acessibilidade Digital


Já imaginou se todos os sites e portais fossem acessíveis para qualquer pessoa, com ou sem deficiência? Pensando nisso, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), lançou nesta quinta, 17, o Selo de Acessibilidade Digital, iniciativa que incentivará a consciência e a prática da acessibilidade na web no país.


A avaliação seguirá os critérios estabelecidos no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) e as diretrizes de verificação previstas na Portaria nº 08/SMPED-GAB/2018, que regula o Selo de Acessibilidade Digital.


A solicitação do Selo poderá ser realizada pelo Portal 156 ou pelo site da SMPED, com encaminhamento de documentos pelo e-mail: acessibilidadedigital@prefeitura.sp.gov.br


Após o requerimento, a Divisão de Acessibilidade Digital e Comunicação Inclusiva (DADCI) emitirá Relatório Técnico de Avaliação da Acessibilidade e submeterá à apreciação, para concessão do Selo, da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à SMPED.


A acessibilidade digital traz grandes benefícios a todas as pessoas, sejam elas com deficiência, idosos e iniciantes em tecnologia. Além das vantagens tecnológicas, como códigos organizados e compatibilidade com todos os dispositivos e plataformas, oferece independência na navegação e atende a um direito do cidadão.


“A Lei Brasileira de Inclusão estabelece a obrigatoriedade de haver acessibilidade nos sites de empresas ou governos, garantindo que as informações cheguem para todas as pessoas. Como não havia um órgão que regulamentasse este direito, a Comissão Permanente de Acessibilidade, autoridade consultiva e deliberativa no assunto, está liderando esta iniciativa inédita no país”, afirma o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Dúvidas sobre o serviço podem ser encaminhadas ao e-mail: acessibilidadedigital@prefeitura.sp.gov.br


Confira algumas fotos do evento. O álbum completo pode ser acessado no link: http://bit.ly/2LeSVbM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução