sábado, 31 de julho de 2010

Estar chegando a nossa semana!


Reunimos na última quarta feira (28) com representantes da sociedade: educação, saúde, meio ambiente, políticas sociais, esporte e etc. No intuito de deliberarmos uma programação para os dias 21a 28 de agosto, quando comemoramos “a” semana da pessoa com deficiência (DIFERENÇA FUNCIONAL)”, surgiram varias propostas para exposições, atividades culturais, esportivas e palestras. Fui incumbido para algumas e também os meus sócios e amigos da A.D.C.C.-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU. Voltamos a se reunir na próxima quarta-feira(04) no Centro de atendimento a pessoa com deficiência (CRPD), quando sancionemos todas as sugestões postas, no derradeiro encontro.

Um abraço a todos e muita luz......

terça-feira, 27 de julho de 2010

Reunião com o promotor Edgar Couto.

À tarde eu e Mísia- vice-presidente da A.D.C.C.-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU, participamos da reunião no Ministério Público com o Promotor de justiça do Núcleo da diversidade- Dr. Edgar Couto, Ester-auxiliadora do promotor, Marta Mello – secretária de políticas sociais, Cicera-coordenadora do CRPD-Centro de referência da pessoa com deficiência, Alessandra-professora de educação física de Alto rendimento do município de Caruaru e demais representantes da sociedade civil.

Com o objetivo de darmos subsídios de planejamentos para ações /2010-2011 pelo núcleo da diversidade-orgão do ministério público, na qual inauguramos o ano passado, eu fui até um dos professores do curso que o núcleo promoveu. Sugerimos varias propostas para fazer valer o que estar na lei, é que muitas leis já expirou o prazo de regulamentação. E vou contribuir voluntariamente com o promotor para ajudá-lo nas ações em prol das pessoas com diferença funcional, um dia na semana estou a disposição do núcleo da diversidade.

O Núcleo é um espaço para o fortalecimento da cidadania, voltado ás pessoas com deficiência. Esses espaços fazem parte da rede de Núcleos regionais, onde funciona o sistema de informações da coordenadoria Nacional para a integração da pessoa com deficiência (SICORDE),da secretária Especial dos direitos Humanos(SEDH) da presidência da república. E também faz o papel exterior de suporte à cidadania da pessoa com deficiência, faz valer os acessos a: saúde, educação, lazer, esporte, habitação e etc. Então vou arregaçar as mangas para ajudá-lo com maior dedicação e prazer.

Haverá outra reunião na próxima quarta para ajustarmos as ações.

Até o próximo post, muita luz pra vocês...

E vejam as fotos da reunião na integra.



sábado, 24 de julho de 2010

Mais seis ônibus adaptados em Caruaru-PE.

Eu e meus “amigos, sócios e parceiros da A.D.C.C.-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU”, fomos convidados pelos empresários das empresas de ônibus de transportes hoje a tarde, para inaugurar os veículos adaptados(teste drive).

Fazemos cinco anos que nossa entidade labuta pela “ACESSIBILIDADE”, aqui em nossa terrinha e já era tempo de adaptarem os transportes, a lei 10.098 do ano de 2000 nos garante esse direito, o de ir e vir, e graças a ela a do nosso segmento e a sensibilidade dos empresários, que hoje pela tarde tivemos a alegria de desfrutar mais uma conquista das pessoas com diferenças funcionais, porque esses transportes não beneficiarão só os cadeirantes, porém o idoso, obesos, aquele que tenha alguma dificuldade de locomoção acentuada.

Já temos duas vans e um ônibus que faz o transporte dos cadeirantes, chegam agora mais seis ônibus e a oportunidade de aprimorar nossa qualidade de vida. Gostamos mais das vans ela chega a qualquer lugar. O ônibus não por decorrência da urbanização arquiteta (o piso da cidade), não oferece condições de acessibilidade, tem cadeirante que mora onde não passa ônibus, seus bairros não oferece infra-estrutura e ai?

Mas, estamos contentes com esses veículos, vai ajustar a qualidade de vida de algumas pessoas, garantindo o seu direito de cidadania, agora sugerimos que a prefeitura de Caruaru-PE, adapte os terminais de ônibus e tampem os buracos das calçadas, e construam mais rampas e que sejam rasas, por que tem muitas íngremes (aladeiradas). Essa vitória agradeço “a lei 10.098, a nosso segmento” A.D.C.C.-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU”, que foram meus baluartes nessa luta de reivindicações, a sociedade civil no geral, e a sensibilidade dos nossos amigos empresários de Caruaru e sem esquecer a DESTRA-DEFESA SOCIAL TRÂNSITO, E TRANPORTES DE CARUARU.



MARILEIDE DA SILVA-SECRETÁRIA DA A.D.C.C.
Eu, falando das nossas vitórias.


Eu e meus amigos e sócios: Natanel e Marileide-Secretária!
Eu Leide e Adolfo- amigo e empresário da empresa coletivos
Inauguramos seis ônibus das empresas: 2 da Tabosa, 3 da coletivos-já funciona 1 da mesma,e 1 da Bahia. Agora, as linhas que vão transitarem, vão ser definidos pela DESTRA, de acordo com a demanda de cadeirantes.
Eu e Wallison-cadeirantes e os empresários, sem esquecer os amigos da Destra.

domingo, 18 de julho de 2010

Igreja Betesda de Caruaru-PE, exemplo de inclusão social!

MSB- Ministério de Surdos Betesda, sem a voz as mãos vencem o silêncio e comunicam a vida! Esse ministério tem o objetivo de incluir as pessoas com limitação auditiva há participarem dos cultos aos domingos a noite. São interpretados através da LIBRA-LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS. Além dos integrantes do ministério MSB, proporcionar cursos de LIBRAS, para a comunidade interagirem com eles.

A igreja Betesda, na qual eu congrego, é apascentada pelo meu amigo pastor OZEIAS, homem de Deus e pessoa muito humana, Jesus já falou muito pra mim através de suas pregações! E parabenizo pela sua comunidade ter a preocupação de passar a mensagem do evangelho a todos, sem haver acepção de pessoas! Como seria bom se todos copiassem o exemplo da IGREJA BETESDA-CARUARU-PE.

Igreja Betesda estar situada a rua: Doutor José Mariano n°426, centro ao lado da ponte do Riachão. FONE:(81) 3722-2848

Estou feliz, isto é ACESSIBILIDADE!!!!!!

Eu, pastor Ozeias e Mísia

sábado, 17 de julho de 2010

Mais cinco vagas de emprego em Caruaru.

Ontem à tarde recebi uma visita agradável, de Ailton (rubro-negro apaixonado, SPORT) um amigo que já colaborou com os cadeirantes em transpor talos no serviço especial dos cadeirantes, dirigiu a van e nos ajudava a entrar no veiculo, pessoa muito humana! Hoje ele prestar serviço a CARDEAL DISTRIBUIDORA, e indicou a A.D.C.C. –ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU, para intermediar empregabilidade na empresa em que ele trabalha. Veio com ADJAILMA E ADRIANA, diretoras de recursos humanos da CARDEAL, para indicarmos pessoas com diferença funcional para trabalharem na empresa.

Vagas para auxiliar de logística, idade mínima 18 anos, ensino fundamental completo. Fone:(81) 3725-4005, RAMAL 205, ou 206, falar com Adriana ou Adjaima. E-MAIL: gestaodepessoas@cardealdistribuidora.com.br. Ou pelo meu E-MAIL: fernandonevess2008@hotmail.com

No momento estamos sem ninguém para enviarmos, se vocês souberem de alguma pessoa com deficiência que queira trabalhar e atendam os requesitos, liguem para Adriana ou Ajailma.

Obrigado e boa sorte.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Oportunidade de emprego, para o cidadão com diferença funcional.

Conforme a lei 8.213, também conhecida como a lei de cotas, estabelece a reserva de vagas de emprego para pessoas com deficiência. A obrigação vale para empresas com 100 ou mais funcionários e as cotas variam entre 2% e 5% dos postos de trabalho. Até 200 empregados 2%, de 201 a 500 3%, de 501 a 1000 4%, e de 1001 em diante 5%.

Há vagas no Bonanza Caruaru-PE.

Meu irmão Agustinho logo cedo me ligou e disse que leu um anuncio de vagas para as pessoas com deficiência. Liguei para o coordenador de recursos humanos do BONANZA Emanuel e ele confirmou varias vagas.

Exigência do ensino fundamental completo, idade mínima de 18 anos, maiores informações sobre as vagas liguem para Ana Cristina: (81) 9132-6134.

Boa Sorte e fiquem de olho na lei...

terça-feira, 6 de julho de 2010

Primeira batalha vencida, conclui o ensino médio!

Demorou mais chegou como eu já tinha falado aqui no blog, que estava estudando no colégio Dimensão à noite para pagar só três matérias, é que tinha parado de estudar em 1997 devido ter namorado demasiadamente engravidado minha namorado, atualmente minha esposa, casamos e não deu pra voltar a estudar devido vários fatores: cuidar da família, de casa, falta de acessibilidade, dinheiro pouco etc.

Já fazia cinco anos que tinha voltado a estudar só pesquisando pela internet, e fazendo o supletivo da GERE( Gerência regional de educação), daqui do estado de Pernambuco que é realizado anualmente, consegui eliminar oito matérias e ainda restavam três: Física, Química e matemática, essas são dificílimas para estudar pesquisando. Decide procurar a direção do colégio Dimensão para estudar essas disciplinas através do EJA( Educação de jovens e adultos), um supletivo e poder finalizar meu ensino médio, para pleitear concurso público e prestar vestibular.

Só que a direção do colégio informou que aumentava mais três disciplinas pra mim, devido a grade curricular de ensino! Ai tive que fazer seis: Física, Matemática, Química, Literatura, Redação e Inglês! Ufa....! Fui à luta para consegui meus objetivos e acabei assistindo as aulas de todas as disciplinas me dediquei bastante considerei as aulas como a de um cursinho, inclusive comentei até com alguns amigos que estava fazendo cursinho devido o apego as aulas!

Louvado seja o nome de Jesus, que conclui passei direto nem fui para a recuperação, também tinha queimado as pestanas de tanto estudar, porém estou gostando mais ainda, graças a Deus. Bom, já foi uma batalha, agora vau fazer o ENEM, para ajudar na nota do vestibular e depois disputar um concurso público, por que tem a cota das pessoas com diferença funcional e é uma boa oportunidade para o cidadão obter estabilidade na vida e ter uma terceira idade tranqüila com sombra e água fresca, esse é o meu desejo. Vou à luta........

Estou feliz.........

Tradução